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TikTok: como a estratégia de marketing pode se adaptar à ascensão da rede?

O TikTok é a rede social do momento e, inclusive, já bateu recordes de downloads em todo o mundo, até mesmo no Brasil. No primeiro trimestre de 2020 a Apple Store e o Google play contabilizaram mais de dois bilhões de downloads. Mas uma pergunta que tem estado em pauta em diferentes pontos da gestão é: vale a pena usar o TikTok na estratégia de marketing da minha empresa?

Até mesmo para quem não é usuário ativo das redes sociais, foi capaz de perceber que, no último ano, a ascensão de uma nova rede gerou algumas mudanças na forma de produzir conteúdo para a internet, e fez com que outras redes sociais já perpetuadas, buscassem atualizações rápidas para se manterem competitivas.

O TikTok ganhou força em 2019, e no Brasil, em 2020. Ele surgiu, na verdade, na China em 2014, com o nome de Musical.ly – um antigo app em que as pessoas postavam vídeos dublando músicas -, mas só em 2017, o TikTok surgiu oficialmente com esse nome, quando foi comprado por uma empresa conterrânea que havia desenvolvido um aplicativo parecido, o Douyin.

Em 2019 e 2020, decorrente do distanciamento social, a rede se tornou um passatempo – muito divertido, por sinal – que ganhou bastante espaço no dia a dia de produtores de conteúdo, influencers e usuários ativos de redes sociais, e dificilmente vai cair em desuso.

O princípio do TikTok é a produção de conteúdo em audiovisual. Vídeos que podem durar de poucos segundos até 3 minutos, com altíssima capacidade de viralização – de conteúdo e músicas – pelo algoritmo favorável, ao contrário de outras redes.

Assim, vídeos e músicas que ficaram famosas na plataforma, viraram Trend e ganharam o mundo através do app, e pessoas que gravavam e regravavam inúmeras vezes um conteúdo cresceram junto com eles.

Com o hype do TikTok e o boom de downloads que o aplicativo teve em tão pouco tempo, algumas empresas também embarcaram nas trends e começaram a produzir conteúdo por lá. Mas é preciso ter cuidado para que a presença digital não se torne algo apelativo.

Entendendo o público da rede

De acordo com algumas pesquisas, os usuários mais ativos no Tik Tok tem características bem específicas. Como boa parte dos vídeos postados são voltados para o humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente. No entanto, isso é algo que já tem mudado justamente pelo crescimento e destaque que a plataforma tem ganhado. As gerações mais antigas também já estão presentes, e não só como views, mas produzindo conteúdo ativamente.

Para ser mais específico, segundo um levantamento realizado pela GlobalWebIndex, no Brasil, já são cerca de 7 milhões de usuários – sim, é muita gente – e 40% desse público possui entre 16 e 24 anos.

Isso impede que você cadastre a sua empresa na plataforma? Nem um pouco! Se o público alvo do seu produto ou serviço for compatível com os usuários do TikTok ele pode, inclusive, ser uma ótima oportunidade para melhorar o seu posicionamento de marca, ganhar visibilidade e, com o tempo, vender mais.

Mas, e se o público da minha empresa for diferente? Também não é impeditivo. Como mencionamos, com o sucesso que o app tem feito, outras gerações já são usuários ativos da rede.

Estratégias de marketing com TikTok

É normal que uma nova rede social comece a ganhar espaço nas discussões sobre estratégias de marketing nas empresas, ainda mais quando possuem números tão significativos como o TikTok.

A proposta do TikTok é pensar os conteúdos de carrossel do instagram, por exemplo, como vídeos curtos, interativos e que tenham conteúdo interessante para  o público da sua marca.

Sejam tutoriais com fotos, cortes rápidos e uma locução sobreposta, muitas empresas já colocam como parte da estratégia, algum vídeo que ganhe destaque no aplicativo.. 

Outra forma de estar no TikTok, são vídeos que transmitam o DNA da empresa, valorizem a cultura organizacional e os colaboradores. Isso melhora o posicionamento da marca e atrai profissionais que se identifiquem verdadeiramente com a sua empresa e estejam dispostos, motivados e felizes em fazer parte da equipe.

Como dissemos, o TikTok é ótimo para viralizar conteúdos, e pegar a onda das trends é uma opção para ganhar destaque. Para isso você deve estar atento ao para você (feed de descoberta do TikTok) e observar os tipos de vídeos e quais áudios estão fazendo sucesso.

E assim, ao utilizar áudios e formatos de vídeo que já estejam virais, o próprio algoritmo da rede impulsiona gratuitamente o conteúdo que você produziu, somente por estar relacionado ao assunto do momento.

Uma dica importante: ao gravar qualquer vídeo no tiktok, seja alguma trend ou não, não tenha medo de usar a sua criatividade! A originalidade e espontaneidade é o principal fator para que um conteúdo se torne viral.

Mas não é fácil viralizar logo de cara no TikTok. Por isso, é importante fazer testes, observar o que o seu público gosta de fato, e não desanimar ou perder o foco, se manter firme no propósito de seguir produzindo conteúdo para a rede.

Dessa forma é possível ter certeza do que funciona e o que não funciona dentro da plataforma e para o seu perfil. Pode ser que o humor ou a trend da semana não sejam o principal foco da estratégia de marketing da sua empresa, mas é possível explorar de inúmeras formas as ferramentas que a plataforma fornece: filtros, músicas, facilidades de edição, duetos, e muito mais.

O TikTok é bem amplo, e por isso é preciso testar alguns formatos antes de focar somente em um tipo de vídeo. Assim como em qualquer outra rede social que seja utilizada nas estratégias de marketing que a sua empresa constrói, você também precisará ter paciência antes que o resultado seja perceptível.

Portanto, a melhor maneira de crescer a sua empresa nesta rede social é publicar conteúdo de forma constante. Adicione conteúdos para o TikTok no planejamento e cronograma de postagens das redes da sua empresa, produza materiais didáticos e interativos e invista tempo. Produzir conteúdos próprios e estar presente no TikTok cria uma maior conexão com os seguidores da sua empresa.

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