Se você acredita que manter profissionais e/ou equipes altamente capacitados, motivados e produtivos é consequência de uma boa remuneração e programas de bonificação, então você está preso à realidade de um passado que já não existe mais.
Já faz algum tempo que as organizações vêm se dando conta do que realmente é a melhor prática para atingir esse objetivo: a gestão comportamental.
Essa é uma prática cada vez mais adotada pelo setor de pessoas das empresas que já compreenderam que o comportamento é a chave para potencializar resultados individuais e coletivos. Vamos então, entender a importância e os benefícios de uma gestão comportamental assertiva?
Vamos começar pelo básico e fundamental, entendendo a definição de comportamento:
“Procedimento de alguém face a estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos ou uma combinação de ambos.”
Em outras palavras, é a resposta ou capacidade/potencial de um indivíduo de lidar com ações e emoções, sejam elas de natureza externa ou interna.
Como indivíduos, nós funcionamos, pensamos e agimos de formas divergentes, portanto podemos caracterizar comportamento como algo, definitivamente, individual. Por exemplo, há aqueles que preferem trabalhar em equipe, e os que trabalham melhor sozinhos e sem interrupções, quem se sente confortável com rotinas e quem almeja por realizar atividades diferentes todos os dias. Gerir e formar times de sucesso dentro de uma atmosfera comportamental tão diversa é saber como “montar o quebra-cabeças” dos bons resultados e da satisfação profissional.
A gestão comportamental é uma abordagem estratégica, cada dia mais adotada pelos setores de RH das organizações. Estamos falando de uma eficiente ferramenta de apoio ao desenvolvimento de times de trabalho, no que diz respeito a melhora da sua produtividade e da resolução de problemas comuns nas organizações como a dificuldade na atração de talentos e alta rotatividade.
A gestão comportamental transita por todos os níveis no que diz respeito à gestão de pessoas das empresas, desde as etapas de seleção, contratação, desenvolvimento e até mesmo de desligamento.
Quando aplicada de forma assertiva é um catalisador de performance e resultados que beneficia a todos, tanto o colaborador como a empresa, bem como, quando ignorada a ausência da gestão comportamental é motivo de frustração e desmotivação para pessoas e equipes.
Resumindo, gestão comportamental é colocar a pessoa certa no lugar certo.
Entender a gestão comportamental é muito mais que conhecer e aplicar ferramentas como o mapeamento de perfil, é análise e interpretação também. É dessa forma que os líderes identificam pontos fortes, pontos de melhoria, avaliando competências, desenvolvimento, desempenho e o grau de adequação entre profissionais e funções. O resultado disso, uma série de benefícios:
Não tem como falar de gestão comportamental sem falar em análise de perfil. A ferramenta, é fundamental para a prática de tudo que já falamos, é a forma de mapear o perfil de comportamento de cada colaborador, identificando suas competências sociais e socioemocionais.
Esse mapeamento, baseado na metodologia DISC, nos direciona para 4 perfis comportamentais. Vamos conhecer brevemente características de cada um deles?
Analista
Caracterizado pela qualidade e exatidão no que realizam, os analistas são pessoas que prezam pela excelência e são atentas a detalhes e que, por isso, são muito rigorosas consigo mesmas. Além disso:
Comunicador
O perfil comportamental comunicador é expansivo e tem grande facilidade em estabelecer conexões com o grupo. Além disso:
Planejador
O planejador é calmo e centrado, profissionais com esse perfil preferem ambientes controlados e uma rotina sem grandes surpresas. Além disso:
Executor
As características mais fortes do perfil comportamental executor são força e competitividade. Além disso:
Quando reunimos os comportamentos de uma pessoa e compreendemos os diferentes estímulos que a impactam, é possível entender o seu estilo comportamental através de traços como tendências e preferências para agir, pensar e sentir.
E então? Deu para perceber quão importante e rica pode ser os efeitos de uma gestão comportamental e do mapeamento de perfil para gestores, líderes, colaboradores e para as organizações?