O TikTok é a rede social do momento e, inclusive, já bateu recordes de downloads em todo o mundo, até mesmo no Brasil. No primeiro trimestre de 2020 a Apple Store e o Google play contabilizaram mais de dois bilhões de downloads. Mas uma pergunta que tem estado em pauta em diferentes pontos da gestão é: vale a pena usar o TikTok na estratégia de marketing da minha empresa?
Até mesmo para quem não é usuário ativo das redes sociais, foi capaz de perceber que, no último ano, a ascensão de uma nova rede gerou algumas mudanças na forma de produzir conteúdo para a internet, e fez com que outras redes sociais já perpetuadas, buscassem atualizações rápidas para se manterem competitivas.
O TikTok ganhou força em 2019, e no Brasil, em 2020. Ele surgiu, na verdade, na China em 2014, com o nome de Musical.ly – um antigo app em que as pessoas postavam vídeos dublando músicas -, mas só em 2017, o TikTok surgiu oficialmente com esse nome, quando foi comprado por uma empresa conterrânea que havia desenvolvido um aplicativo parecido, o Douyin.
Em 2019 e 2020, decorrente do distanciamento social, a rede se tornou um passatempo – muito divertido, por sinal – que ganhou bastante espaço no dia a dia de produtores de conteúdo, influencers e usuários ativos de redes sociais, e dificilmente vai cair em desuso.
O princípio do TikTok é a produção de conteúdo em audiovisual. Vídeos que podem durar de poucos segundos até 3 minutos, com altíssima capacidade de viralização – de conteúdo e músicas – pelo algoritmo favorável, ao contrário de outras redes.
Assim, vídeos e músicas que ficaram famosas na plataforma, viraram Trend e ganharam o mundo através do app, e pessoas que gravavam e regravavam inúmeras vezes um conteúdo cresceram junto com eles.
Com o hype do TikTok e o boom de downloads que o aplicativo teve em tão pouco tempo, algumas empresas também embarcaram nas trends e começaram a produzir conteúdo por lá. Mas é preciso ter cuidado para que a presença digital não se torne algo apelativo.
De acordo com algumas pesquisas, os usuários mais ativos no Tik Tok tem características bem específicas. Como boa parte dos vídeos postados são voltados para o humor, o público é bastante jovem, ou melhor, adolescente. No entanto, isso é algo que já tem mudado justamente pelo crescimento e destaque que a plataforma tem ganhado. As gerações mais antigas também já estão presentes, e não só como views, mas produzindo conteúdo ativamente.
Para ser mais específico, segundo um levantamento realizado pela GlobalWebIndex, no Brasil, já são cerca de 7 milhões de usuários – sim, é muita gente – e 40% desse público possui entre 16 e 24 anos.
Isso impede que você cadastre a sua empresa na plataforma? Nem um pouco! Se o público alvo do seu produto ou serviço for compatível com os usuários do TikTok ele pode, inclusive, ser uma ótima oportunidade para melhorar o seu posicionamento de marca, ganhar visibilidade e, com o tempo, vender mais.
Mas, e se o público da minha empresa for diferente? Também não é impeditivo. Como mencionamos, com o sucesso que o app tem feito, outras gerações já são usuários ativos da rede.
É normal que uma nova rede social comece a ganhar espaço nas discussões sobre estratégias de marketing nas empresas, ainda mais quando possuem números tão significativos como o TikTok.
A proposta do TikTok é pensar os conteúdos de carrossel do instagram, por exemplo, como vídeos curtos, interativos e que tenham conteúdo interessante para o público da sua marca.
Sejam tutoriais com fotos, cortes rápidos e uma locução sobreposta, muitas empresas já colocam como parte da estratégia, algum vídeo que ganhe destaque no aplicativo..
Outra forma de estar no TikTok, são vídeos que transmitam o DNA da empresa, valorizem a cultura organizacional e os colaboradores. Isso melhora o posicionamento da marca e atrai profissionais que se identifiquem verdadeiramente com a sua empresa e estejam dispostos, motivados e felizes em fazer parte da equipe.
Como dissemos, o TikTok é ótimo para viralizar conteúdos, e pegar a onda das trends é uma opção para ganhar destaque. Para isso você deve estar atento ao para você (feed de descoberta do TikTok) e observar os tipos de vídeos e quais áudios estão fazendo sucesso.
E assim, ao utilizar áudios e formatos de vídeo que já estejam virais, o próprio algoritmo da rede impulsiona gratuitamente o conteúdo que você produziu, somente por estar relacionado ao assunto do momento.
Uma dica importante: ao gravar qualquer vídeo no tiktok, seja alguma trend ou não, não tenha medo de usar a sua criatividade! A originalidade e espontaneidade é o principal fator para que um conteúdo se torne viral.
Mas não é fácil viralizar logo de cara no TikTok. Por isso, é importante fazer testes, observar o que o seu público gosta de fato, e não desanimar ou perder o foco, se manter firme no propósito de seguir produzindo conteúdo para a rede.
Dessa forma é possível ter certeza do que funciona e o que não funciona dentro da plataforma e para o seu perfil. Pode ser que o humor ou a trend da semana não sejam o principal foco da estratégia de marketing da sua empresa, mas é possível explorar de inúmeras formas as ferramentas que a plataforma fornece: filtros, músicas, facilidades de edição, duetos, e muito mais.
O TikTok é bem amplo, e por isso é preciso testar alguns formatos antes de focar somente em um tipo de vídeo. Assim como em qualquer outra rede social que seja utilizada nas estratégias de marketing que a sua empresa constrói, você também precisará ter paciência antes que o resultado seja perceptível.
Portanto, a melhor maneira de crescer a sua empresa nesta rede social é publicar conteúdo de forma constante. Adicione conteúdos para o TikTok no planejamento e cronograma de postagens das redes da sua empresa, produza materiais didáticos e interativos e invista tempo. Produzir conteúdos próprios e estar presente no TikTok cria uma maior conexão com os seguidores da sua empresa.