É difícil conviver com a incerteza quanto ao futuro, no entanto, é certo que as mudanças virão. Você se sente tranquilo(a) diante dessa afirmação?
A cada dia que passa nós já não somos os mesmo de ontem, cada momentos que vivemos, assim como absolutamente tudo o que fazemos está nos moldando e transformando a todo o momento. Essa mudança constante em nossas vidas se intensifica ainda mais diante do cenário de mundo e sociedade que estamos inseridos, um mundo de avanços tecnológicos significativos, do surgimento de novas formas de pensar e agir, de transformações intensas e em um ritmo acelerado.
Tudo isso mencionado aponta diretamente para a necessidade de aperfeiçoarmos a nossa capacidade de adaptação, por isso, hoje vamos compreender a importância da adaptabilidade, uma soft skill fundamental para a nossa construção pessoal e profissional.
Se você tem dificuldade em conviver com mudanças, experimentar o novo de modo a se sentir limitado em suas atividades por causa disso, a leitura de hoje vai te ajudar e muito!
A adaptabilidade pode ser definida como a capacidade do indivíduo em adaptar-se a novas situações, circunstâncias e necessidades. Desenvolver essa habilidade é a maneira de conseguir viver sob condições distintas aquelas que se está acostumado, enxergando oportunidades e minimizando prejuízos emocionais.
É uma das habilidades mais necessárias e importantes para o mercado de trabalho atual e futuro, visto que favorece o entendimento e o proceder mediante a constantes transformações.
Em outras palavras, uma pessoa adaptável compreende a importância em se manter atualizada e aprender a lidar com novos métodos de trabalho ou exigências profissionais, sem ficar desconfortável com tais situações. Desse modo, ela se torna mais flexível, resiliente e proativa e, em vez de reagir negativamente às mudanças, consegue antecipar situações e encontrar soluções rápidas e criativas, pois compreende que as adaptações podem trazer também benefícios.
Desde o seu início, o século XXI foi marcado pela globalização e todas as suas novidades tecnológicas que até hoje refletem em novas perspectivas sociais e culturais.
No mercado de trabalho, nós vivenciamos de tudo. Um exemplo claro de mudança, percebemos ao vermos que lógica em seguir normas rígidas, partindo de empregos com carteira assinada, necessidade de bater ponto, horário fixo e ambiente formal ficou para trás, abrindo um leque de possibilidades.
Hoje vivemos uma flexibilização dessas regras, mudanças em termos de contratos, legislação e na própria forma de trabalhar, com ascensão dos serviços sob demanda, home office e profissionais autônomos.
No entanto, toda mudança tem seu custo, e essas novidades se traduziram em barreiras para quem já estava no mercado, acostumado, na zona de conforto de como as coisas costumavam funcionar. De repente, essas pessoas perderam o emprego ou precisaram se reinventar para manter a posição no mercado, ou seja, precisaram desaprender muitos dos conceitos que norteavam sua carreira.
Agora, você deve estar se perguntando o porquê da necessidade em falarmos dessas transformações e entender os cenários. É simples! Nesse contexto, saiu na frente quem investiu na adaptabilidade, vislumbrando novas chances para aprender e fazer diferente.
Seja para quem está entrando no mercado de trabalho agora, para quem deseja se destacar onde está ou alçar novos voos, a adaptabilidade será sempre um passo em direção a estes objetivos, isso porque ela está entre as competências que são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores.
Diante de tudo o que já mencionamos ao falarmos sobre as transformações no mundo e sua influência no mercado de trabalho, torna-se claro como as mudanças advindas com a era digital afetaram não apenas as comunicações, mas também a forma como os trabalhos são executados. Isso nos faz compreender de forma simples a necessidade de profissionais capazes de enfrentar qualquer tipo de problema em um ambiente de rápidas e frequentes mudanças.
Mas em que consiste uma boa capacidade de adaptação? Dentre atributos dão base a um perfil profissional com adaptabilidade, vale citar:
Flexibilidade: aquele “jogo de cintura” para conseguir lidar com diferentes situações.
Curiosidade: a busca e o interesse genuíno por novidades.
Coragem: capacidade que permite a superação do medo e enfrentamento das mudanças.
Resiliência: habilidade para superar crises e dificuldades, sem perder o foco no objetivo, valores e a essência.
Agora que já entendemos o que é a adaptabilidade e qual a sua importância, vamos então falar sobre algumas dicas práticas sobre como desenvolvê-la:
1- Invista em autoconhecimento
Se tem algo que dificulta as mudanças é o medo do desconhecido, assim como insegurança e ansiedade. O autoconhecimento facilitará esse processo e dará mais confiança para você se adaptar a cada situação.
2- Busque aprimorar sua inteligência emocional
Ao passar por mudanças e transformações, é importante conseguir controlar as emoções e não deixar se influenciar por pensamentos negativos.
3- Abra a sua mente para o diferente
Ter a mente aberta e experimentar o novo é fundamental para desenvolver essa característica. Quanto maior for sua disposição em tentar e se aventurar, mais será desenvolvida a capacidade de se adaptar.
4- Esteja sempre pronto para aprender
Ao aprender coisas novas, você as incorpora em seu cotidiano sem nem perceber. Além disso, mostra para si mesmo que consegue muito mais coisas do que pensava.
Novos aprendizados podem ser adquiridos por meio de cursos, especializações, pós-graduações, workshops, eventos e também de formas bem simples, como assistir filmes, ler livros, viajar, conversar com pessoas diferentes, etc.
5- Foque nos pontos positivos de cada experiência
Quando se tem uma visão mais otimista sobre o mundo, as transformações não parecem mais tão ameaçadoras. Pelo contrário, você até se torna mais resiliente, entendendo a melhor hora e forma de agir e sabendo aproveitar todas as situações.
E então, ficou fácil entender os motivos que fazem a adaptabilidade e uma carreira de sucesso caminharem lado a lado? Ao longo dessa leitura, você se identificou como uma pessoa adaptável? Já sabe por onde começar a desenvolver essas habilidades? Aproveite para refletir essas questões!