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Principais insights e as 10 habilidades mais importantes segundo Fórum Econômico Mundial  2023

Confident middle-aged businesswoman writing on sticker with pencil and brainstorming. Colorful memo notes stuck on glass wall in conference room. Business, planning and management concept

A diversidade etária no local de trabalho tem se tornado cada vez mais relevante nos dias atuais, à medida que diferentes gerações compartilham o ambiente profissional. 

De um lado temos veteranos com uma vasta experiência e conhecimentos acumulados ao longo dos anos e do outro, jovens talentos entusiasmados em fazer diferente, que trazem consigo uma visão inovadora e criativa, impulsionada pela adaptação ágil às mudanças tecnológicas. 

Um mix capaz de gerar um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo, capaz de impulsionar o sucesso organizacional, mas que também pode trazer desafios complexos.

Benefícios: como as diferentes gerações se complementam para trazer resultados

Geração X: experiência e conhecimento acumulados

Os profissionais veteranos trazem consigo uma bagagem profissional vasta, repleta de aprendizados ao longo dos anos, o que na prática consiste em expertise em lidar com desafios específicos do setor, conhecimento aprofundado sobre processos e práticas, e insights valiosos sobre o desenvolvimento de carreira.

Através de programas de mentorias e colaboração intergeracional, eles podem compartilhar suas experiências, orientar o desenvolvimento de habilidades e contribuir para o crescimento profissional dos membros mais jovens da equipe.

Gerações Y e Z: inovação e criatividade

As gerações mais jovens trazem consigo uma perspectiva atualizada, aliada a uma mentalidade voltada para a experimentação e novos caminhos. Eles são nativos digitais, familiarizados com as últimas tendências tecnológicas e capazes de encontrar soluções inovadoras para os desafios do ambiente de trabalho.

A combinação disso com a experiência das gerações mais maduras pode gerar insights únicos e soluções criativas para problemas complexos. É justamente a diversidade de perspectivas que estimula o pensamento divergente e a colaboração, permitindo que equipes explorem diferentes abordagens.

Gerações complementares: flexibilidade e adaptação

No contexto organizacional em constante mudança, a flexibilidade e a capacidade de adaptação são essenciais. Nesse sentido, as diferentes gerações desempenham papéis complementares. 

Como vimos, jovens talentos chegam trazendo maior agilidade na adoção do novo, de tecnologias e com facilidade de adaptação às mudanças. Agregando uma das principais habilidades atuais: a de aprendizado contínuo.

Por outro lado, a experiência de quem já conhece o mercado a mais tempo é uma vantagem no gerenciamento de crises e ao lidar com situações desafiadoras. Contribuindo significativamente para a estabilidade e a resiliência da equipe.

Desafios da integração entre gerações

Como vimos, a diversidade etária traz diversos benefícios, mas também apresenta desafios que devem ser abordados para promover uma integração eficaz. Neste aspecto, podemos destacar três pontos essenciais:

Comunicação e barreiras de linguagem

As diferentes gerações frequentemente possuem estilos de comunicação distintos, o que pode levar a mal-entendidos e dificuldades de comunicação. 

No mundo de hoje, formas de comunicação mais tradicionais, como reuniões presenciais ou telefonemas, deram espaço a meios digitais, e-mails e mensagens instantâneas. Ou seja, o que é natural para um pode causar estranhamento para outro e não existe certo ou errado. 

Para superar essas barreiras, é essencial promover uma cultura de comunicação aberta e transparente. Isso pode incluir a adoção de canais diversos, incentivando o compartilhamento de informações sem ruídos e o respeito pelas preferências individuais. 

A realização de treinamentos e workshops também pode ser benéfica para melhorar a compreensão mútua.

Conflitos e estereótipos

Os estereótipos associados a diferentes faixas etárias podem gerar conflitos e mal-entendidos no ambiente de trabalho. Por exemplo, gerações mais jovens podem ser vistas como inexperientes ou arrogantes, enquanto veteranos são comumente considerados resistentes a mudanças ou ultrapassados.

Para minimizar esse tipo de situação, é importante promover uma cultura de respeito e valorização do aspecto complementar entre as gerações. Vale ainda ressaltar que líderes e gestores desempenham um papel crucial na criação de um ambiente inclusivo, incentivando o diálogo aberto, a troca de conhecimentos e o reconhecimento do valor de cada indivíduo, independentemente da idade.

Gerenciamento de expectativas e aspirações

Há uma grande diferença quanto às expectativas e aspirações específicas em relação à carreira e ao trabalho. Os millennials e a geração Z tendem a valorizar oportunidades de aprendizado, crescimento rápido e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, enquanto a geração X, sempre  buscou por estabilidade, reconhecimento e oportunidades de promoção.

A fim de gerenciar essas diferentes expectativas, é importante compreender esse contexto e adotar políticas de desenvolvimento profissional que atendam não apenas as necessidades dos indivíduos, mas também os objetivos da empresa e o cenário de mercado como um todo. 

Vimos que os desafios da integração entre diferentes gerações requer um esforço conjunto e um compromisso com a construção de uma cultura inclusiva no local de trabalho. Você enxerga isso no seu dia a dia? 

Ao reconhecer e valorizar as habilidades e perspectivas únicas de cada geração, as empresas podem criar um ambiente colaborativo, enriquecedor e produtivo, impulsionando o suc

O World Economic Forum é uma organização internacional sediada em Genebra, Suíça, que reúne líderes de diferentes setores da sociedade para discutir e colaborar em questões globais.

Uma das áreas abordadas é o futuro do trabalho, afinal, o avanço da tecnologia, a automação e as mudanças econômicas têm impactado significativamente o mercado ao longo dos anos.

O relatório “The Future of Jobs 2023″, é hoje uma das principais referências para entender as mudanças que estão ocorrendo, desse modo, confira os principais insights e atualizações quanto às competências necessárias para ter sucesso nesse novo contexto. 

O que reserva o futuro: insights do relatório 2023

  • Estima-se que cerca de 23% dos empregos mudem até 2027, com 69 milhões de novas oportunidades geradas e 83 milhões eliminadas.
  • Macrotendências como a transição verde, padrões ESG e a localização das cadeias de suprimentos vão impulsionar o crescimento dos empregos.
  • O avanço da adoção de tecnologia e o aumento da digitalização causarão uma significativa rotatividade no mercado de trabalho, mas com um saldo positivo geral na criação de empregos. 
  • O crescimento econômico mais lento, a escassez de oferta e a inflação representam os maiores riscos.
  • Os empregos de crescimento mais rápido são os de especialistas em IA e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação. 
  • Também é esperado  um crescimento absoluto nos setores de educação, agricultura e comércio digital.

Softs Skills dominam a lista das 10 habilidades mais importantes

O novo relatório do World Economic Forum nos traz uma atualização das habilidades mais importantes para que profissionais, em qualquer área de atuação, se desenvolvam diante do atual cenário. E sabe o que elas têm em comum? Todas são Soft Skills.

Não é novidade que as soft skills, estão ganhando cada vez mais importância, elas  referem-se às habilidades não técnicas que envolvem competências comportamentais, emocionais e sociais. 

Uma das razões para sua crescente relevância é a rápida evolução da tecnologia, visto que muitas tarefas rotineiras e repetitivas estão sendo automatizadas, são as  habilidades humanas que nos fazem únicos.

Confira a lista completa:

  1. Pensamento analítico: é a capacidade de decompor problemas complexos em partes menores, analisar informações relevantes, identificar padrões e tendências, e formular soluções lógicas e baseadas em evidências. Ou seja, envolve a habilidade de usar a lógica, a razão e o pensamento crítico para compreender questões complexas e tomar decisões informadas.
  1. Pensamento criativo: habilidade de gerar ideias originais, soluções inovadoras e abordagens não convencionais para resolver problemas. Envolve pensar de forma não linear, explorar diferentes perspectivas, ser flexível e imaginativo, e buscar alternativas além do óbvio.
  1. Resiliência, flexibilidade, agilidade: referem-se à capacidade de se adaptar rapidamente a mudanças, lidar com adversidades, superar obstáculos e se recuperar de falhas. Na prática, significa ser flexível, resiliente e ágil diante de situações desafiadoras, buscando oportunidades de crescimento e aprendizado.
  1. Motivação e autoconhecimento: é a capacidade de entender as próprias motivações, valores e objetivos, utilizando esse conhecimento para impulsionar a própria motivação e desempenho. Diz respeito a definir metas claras, ser proativo, ter automotivação e buscar o autodesenvolvimento constante.
  1. Curiosidade e aprendizagem contínua: ter interesse ativo em aprender, explorar novos conceitos, questionar, experimentar e buscar conhecimento de forma constante. Compreende a disposição em estar aberto a novas ideias, desafiar suposições e estar disposto a aprender com experiências e feedbacks.
  1. Repertório tecnológico: é a habilidade de compreender, usar e se adaptar a tecnologias e ferramentas digitais relevantes em um determinado campo. Implica a capacidade de aprender e dominar novas tecnologias, aplicá-las de forma eficaz e adaptar-se a mudanças tecnológicas em andamento.
  1. Confiabilidade e atenção aos detalhes: precisão, consistência e cuidado na execução de tarefas. Envolve aptidão para realizar um trabalho de qualidade, atentando para os detalhes, cumprindo prazos e consequentemente gerando  ao entregar resultados consistentes.
  1. Empatia e escuta ativa: compreende a capacidade de se colocar no lugar dos outros, atentando-se às suas perspectivas, sentimentos e necessidades, para assim responder de forma sensível. No dia a dia isso é possível comunicando-se de forma clara e respeitosa, e colaborando efetivamente com os outros.
  1. Liderança e influência social: refere-se a habilidade de tomar decisões, comunicar visões claras, motivar e capacitar os membros da equipe, e construir relacionamentos de confiança.
  1. Controle de qualidade: consiste na capacidade de realizar verificações, identificar problemas ou erros, implementar medidas corretivas e garantir que os produtos ou serviços estejam de acordo com os os padrões e critérios de qualidade estabelecidos.

E então, o que achou dessas novidades e atualizações? Certamente tudo o que foi citado aqui será de extrema importância para a sua construção profissional e busca pela carreira que deseja. 

Clique aqui para conferir na íntegra o relatório “The Future of Jobs 2023”.

esso coletivo.

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