Partindo da compreensão que o comportamento é a chave para potencializar resultados individuais e coletivos, empresas de todos os segmentos e tamanhos tem se beneficiado através da gestão comportamental.
A identificação dos perfis de comportamento e a análise desses dados em relação aos objetivos do negócio, permite melhorias no desempenho e o máximo aproveitamento do capital humano.
Isso engloba desde a contratação de funcionários até a promoção e retenção de talentos. Neste texto, vamos explorar os benefícios da gestão comportamental, mostrando como sua implementação pode gerar processos e resultados mais eficazes.
A gestão comportamental contempla vantagens a todos os envolvidos e assegura um ambiente de trabalho cada vez melhor, onde todos entendem seu papel na organização.
A análise dos perfis Analista, Planejador, Comunicador e Executor (saiba mais aqui), ajuda no entendimento sobre quais atividades de um cargo tendem a ser melhor executadas por cada comportamento predominante.
Isso associado à ideia de que cada colaborador é único e reage aos estímulos de formas diferentes, conforme suas vivências e individualidade possibilita que líderes sejam mais efetivos, minimizando erros, formando equipes de alto nível e fortalecendo o clima e a cultura da empresa . Vamos entender melhor os principais benefícios.
A gestão comportamental é uma abordagem que se concentra na conduta dos profissionais, como pensam, agem, reagem e o impacto de tudo isso em sua performance. Ao entender necessidades e motivações é possível criar ações, políticas e práticas que ajudem no aumento do comprometimento e satisfação, o que por sua vez pode favorecer na diminuição da rotatividade e retenção de talentos.
Isso implica a construção de um ambiente de trabalho positivo em que as pessoas desejem estar e permanecer, na prática, pode incluir a implementação de programas de reconhecimento e recompensa que valorizem o bom desempenho dos colaboradores, bem como, a promoção de uma comunicação aberta e eficaz entre liderança e liderados.
A gestão comportamental pode tornar o processo de contratação das empresas mais eficiente de algumas maneiras.
Em primeiro lugar, podemos destacar os benefícios para a etapa de recrutamento e seleção, através da aplicação de entrevistas mais estruturadas, com objetivos bem definidos acerca da relação entre a necessidade da empresa e o que ela busca no profissional de cada vaga. A própria avaliação de perfil comportamental fornece informações mais objetivas, aumentando a precisão das avaliações.
Dessa maneira é possível compreender as necessidades e comportamentos dos candidatos, o que pode ser útil na avaliação do potencial de desempenho e adaptação ao ambiente de trabalho. Além de garantir que a contratação seja baseada também nas habilidades sociocomportamentais, em vez de apenas considerar currículos e o momento da entrevista.
O resultado disso para as empresas é extremamente importante, pois permite uma avaliação assertiva do fit cultural, determinando se um candidato será uma boa adesão para a equipe e a organização. Reduzindo assim, o risco de erros de contratação.
A partir de análises do potencial de desempenho individual de cada profissional, pode-se desenvolver toda a estrutura de planos de carreira. Vantagem para o colaborador que tem a oportunidade de evoluir e para empresa reconhecer talentos e aproveitá-los de forma eficaz.
Identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria, alinhadas à condução de feedbacks regulares ajudam a direcionar trilhas de aprendizado e oportunidades de promoção.
A oferta de treinamentos e desenvolvimento profissional impulsiona habilidades, aumenta a confiança e a energia do indivíduo no trabalho.
Lembre-se sempre que quando os colaboradores se sentem valorizados e têm a oportunidade de crescer e evoluir em suas carreiras, eles tendem a se sentir mais motivados e comprometidos, ou seja, estarão mais propensos a ficar com a empresa a longo prazo e gerar resultados cada vez melhores. Como vimos, isso tem tudo a ver com gestão comportamental.