O termo People Analytics ou “análise de pessoas”, em tradução livre, é uma ferramenta que se refere aos processos de análise de dados para estudar o comportamento dos colaboradores de uma empresa.
Ela consiste na coleta de dados sobre os colaboradores, desde o nome até o perfil comportamental ou o período de preferência para férias, com objetivo de antecipar alguns cenários e necessidades, e planejando ações para evitar possíveis situações de risco.
Com eles, a equipe pode organizar esses dados e diagnosticar algumas características da equipe, por meio de softwares que cruzam as informações para otimizar o gerenciamento de Recursos Humanos.
Os princípios do People Analytics
Apesar de considerarmos os dados para uma tomada de decisão, o processo de people analytics contempla dois princípios que se complementam:
Outro conceito que ganhou capilaridade nos últimos anos é o Big Data, e está intimamente ligado ao people analytics. Ele pode ser compreendido como o processo de recolher e armazenar grandes volumes de dados, com o objetivo de analisá-los em busca de informações de qualidade e que influenciam diretamente na tomada de decisões mais pertinentes à situação.
Quanto mais qualificados forem os dados, mais fácil será a análise e mais confiáveis serão os resultados. Após essa identificação de informações, o People Analytics irá analisá-los e transformá-los de forma organizada e útil para a área de gestão de pessoas.
Como funciona a metodologia do people analytics
O People Analytics não é uma ferramenta ou um software específico, ele é uma metodologia onde o princípio é a coleta, organização e análise de dados para serem aplicados à gestão de pessoas, possibilitando um uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro de uma empresa.
Dessa forma, é possível tanto reconhecer um colaborador que se destaca pelos seus resultados, quanto identificar problemas que estejam ocorrendo, como baixa produtividade, insatisfação e alto índice de rotatividade.
Por utilizarem da base de dados para um processo seletivo analítico, a utilização de sistemas de RH Inteligente ou específicos de people Analytics possibilitam a escolha de pessoas que estejam realmente alinhadas ao perfil da empresa e da equipe de trabalho, através de perguntas padronizadas e análise do perfil comportamental de cada novo candidato.
Através dessas práticas conseguimos realizar uma análise preditiva dos dados, conseguindo antecipar efeitos de algumas ações antes mesmo de executá-las. inclusive, o próprio sistema pode informar os resultados de determinada ação no passado, para comparar com novos processos.
People Analytics + RH Eficiente
O setor de Recursos Humanos nas empresas comumente é visto como arcaico, e é composto por vários subsistemas, exigindo dos profissionais dessa área uma gama de controles para gerenciar todas as suas funções e resultados. Um sistema de people analytics colabora no controle mais simples e eficiente de pesquisas de clima organizacional, plano de cargos e salários, processos seletivos, treinamentos e desenvolvimentos de colaboradores.
Com processos mais organizados, os profissionais têm mais tranquilidade para trabalhar e buscar novas soluções para o desenvolvimento da equipe, podendo atuar de forma mais estratégica para potencializar a produtividade.
Um sistema de people analytics não é privilégio apenas de multinacionais, independente do tamanho da empresa é possível implementar essa metodologia. Uma das mais acessíveis e conhecidas melhorias do People Analytics é no processo seletivo, onde ele pode prevenir falhas na seleção de novos colaboradores, ajudando a criar uma equipe consistente e reduzindo muito a rotatividade.
O sistema também pode ajudar a planejar treinamentos de forma mais eficiente, já que identifica com segurança o perfil da equipe, reduzindo as falhas e o tempo gasto com processos de treinamento. Consequentemente, a empresa gasta menos com contratações, demissões, treinamentos e falhas na produtividade.
Empresas que já adotaram a ferramenta de people analytics notam claramente a diferença no desenvolvimento da equipe. No entanto, muitos gestores sentem insegurança ao adotar tendências, ou por ser uma novidade, ou por limitações técnicas necessárias.
Com isso, muitos buscam outras empresas capazes de implantar essas ferramentas e otimizar processos, seja durante um processo seletivo ou inteiramente no setor de pessoas. No Grupo Larch, com o Recrutamento e Seleção e a Terceirização de pessoas, essas ferramentas já são utilizadas para mapear informações, organizar dados e extraí-los a fim de tornar diversos processos mais eficientes, completos e assertivos.