Falo de uma perspectiva pessoal e profissional. Da minha trajetória enquanto líder e RH de empresas. E ainda, mais recentemente, na perspectiva de consultora do Grupo Larch, já que em pouco tempo vivenciei mais empresas do que em mais de 20 anos no mercado de trabalho.
Gostaria de trazer como foco para esse texto, o que foi uma grande questão para mim, e vejo que é para a maioria de líderes, empresários e gestores. É uma grande questão também para as empresas tradicionais e para aquelas que se dizem mais abertas e empáticas: o feedback.
Muitos buscam na questão técnica, uma barreira para realizar o feedback, dizendo que ele precisa ser sanduiche, ou wrap, que precisa ser informal ou dentro de uma sala. Isso acaba ficando um pouco complicado para colocar em prática aquilo que, em essência, é muito mais simples: o alinhamento de expectativas entre duas ou mais pessoas.
Na verdade, me parece que a grande barreira para que o feedback ocorra como prática sistemática nas organizações é o receio da reação do outro.
A autora Kim Scott detalha em seu livro Empatia Assertiva, que esse receio da reação do outro pode ter uma raiz na preocupação consigo mesmo, o que ela chama de insinceridade manipuladora. A preocupação nesse caso, é manter um relacionamento político, sem que haja implicações negativas para quem poderia estar dando o feedback.
Uma outra raiz, segunda a autora, é a empatia nociva. Aquela em que uma pessoa não consegue dar um feedback por receio de como a pessoa irá receber a informação e por preocupação com ela. Esses dois motivos têm algo em comum: negar a possibilidade de melhoria a alguém que pode querer fazê-lo.
Quantas vezes você viu pessoas sendo demitidas sem saber o motivo? E quantas vezes você viu pessoas sem a possibilidade de progressão na carreira sem saber o por quê? Pode ter sido com você, ou com um colega de trabalho, ou alguma outra pessoa que você conheça. O fato é, isso acontece MUITO.
Além de negar a possibilidade de melhoria ao outro, a falta de feedback também representa grande parte dos problemas entre líderes e liderados, o que pode ser a solução para grande parte dos problemas de desempenho das pessoas de uma empresa.
Por mais que vários aspectos no mundo do trabalho já estejam avançados, como o trabalho híbrido ou o home office, esse ainda me parece um grande ponto de evolução nos relacionamentos profissionais.
Quando era acadêmica do curso de psicologia, descobri que a comunicação é, de fato, uma grande ferramenta para nos aproximarmos das pessoas. E agora, fica mais claro o quanto esse raciocínio para as relações conjugais e familiares, por exemplo, é também a chave para o sucesso dos profissionais dentro de uma organização.
A mesma autora do livro citado anteriormente, também propõe que a melhor forma de dizer para o outro que seu trabalho não está bom, ou que um comportamento foi inadequado, entre outras tantas outras situações é dizendo diretamente a essa pessoa e se importando pessoalmente.
Quando o feedback é dado com a intenção de querer que o outro vença, com interesse genuíno no seu bem estar e no seu desenvolvimento, a mensagem tem muito mais possibilidade de ser absorvida, entendida e, consequentemente, o comportamento repensado.
Em um outro espectro, muito se fala em como se dar feedbacks, mas pouco se fala sobre como receber feedbacks. Em meus cursos e treinamentos sobre o assunto e ainda na vivência enquanto líder, sempre me deparo com pessoas que possuem muita dificuldade em escutar, processar e considerar um feedback empático e assertivo.
Alguns deles, ainda com pouca dose de autorresponsabilidade e autoconhecimento, acabam sendo reativos e agressivos quando recebem algum feedback, gerando ainda mais dificuldade nesse processo. No entanto, a maioria das pessoas conseguem refletir sobre o que lhes foi dito e buscar o desenvolvimento após uma conversa clara sobre o seu desempenho.
Nesse caso, o que está envolvido é a comunicação sobre as atitudes que estão ou não de acordo com o que é esperado pela equipe, líderes ou pela própria empresa. Então, por exemplo, se um colaborador está chegando atrasado com frequência nas reuniões agendadas com os clientes, o feedback envolve: entender o que está acontecendo com essa pessoa, mostrar a consequência de sua atitude e ajudá-la a construir o caminho para a mudança de comportamento.
Ao mesmo tempo, se uma pessoa atingiu uma meta super desafiadora, é importante que o esforço realizado seja ressaltado e elogiado, para que o COMPORTAMENTO adequado seja visto como referência por todos. No entanto, ressalto, não é a pessoa que deve ser elogiada, mas sim, o comportamento dela.
Dessa forma, estamos entendendo que não é a pessoa ou profissional que será considerado bom ou ruim, mas que existem comportamentos mais adequados e menos adequados para o contexto que estão inseridos, e são esses que devem ser criticados ou elogiados.
Pode parecer simples agir dessa forma, e na verdade, de fato, é. Mas se conseguimos deixar de lado o receio que temos de dizer para o outro o que pensamos e sentimos, com o devido respeito que devemos a todos que trabalham conosco.
Se quiser evoluir nessa linha de trabalho na sua empresa ou na sua equipe, minha recomendação é: comece pedindo feedback aos seus liderados. Escute o que as pessoas têm a dizer sobre você e com você, assuma suas vulnerabilidades, comece a falar sobre atitudes, comportamentos, e não sobre pessoas.
Depois que conseguir fazer isso, você com certeza estará pronto e com credibilidade para dar feedbacks diretos e com interesse genuíno pelo bem estar e desenvolvimento de outras pessoas. Bora testar?