Apenas as empresas devem entender de análise comportamental?
23 de fevereiro de 2024
Você é autorresponsável?
1 de março de 2024
Exibir tudo

Motivação: Dicas Para Elevar O Engajamento Da Equipe

Hoje estamos imersos em um cenário totalmente competitivo devido a presença de diversos fatores como a facilidade de acesso a internet e a presença constante da evolução tecnológica em diversos âmbitos da sociedade. Através dessa movimentação no mercado de trabalho, as empresas sentem necessidade de readequação, por sua vez, os colaboradores que anseiam por engajamento se sentem desmotivados quando este falta, o que impacta no índice de busca por recolocação e no aumento do turnover. 

Saber lidar com essa nova demanda de profissionais ativos é um dos princípios para a retenção de talentos nas empresas. Investir na capacitação dos colaboradores, reconhecer seus esforços, valorizar os membros da empresa, proporcionar clima organizacional agradável e desenvolver líderes para uma gestão engajadora  são algumas das ações que o RH estratégico precisa saber para se posicionar.

Mas como fazer? Aqui vão alguns pontos para começar:

  1. Estabeleça metas realistas;
  2. Dê feedbacks sempre que possível;
  3. Lifelong Learning;
  4. Comunicação Efetiva;
  5. Pratique a Valorização;
  6. Integre as equipes;

Estabeleça Metas Realistas: Este é um fator que compromete a motivação de qualquer colaborador. Imagine trabalhar em uma empresa com metas intangíveis? Infelizmente esse não é um cenário incomum, pelo contrário, muitos departamentos de vendas ou gestão com dificuldade de compreender o próprio cenário estabelecem metas além da capacidade produtiva. Assim, mesmo que um colaborador tenha um resultado satisfatório ainda terá um sentimento de incapacidade ou haverá cobranças, o que impacta diretamente nos pedidos de desligamentos de bons profissionais. As metas precisam ser desenvolvidas com base na capacidade operativa, poder aquisitivo dos consumidores, contexto econômico e o próprio estudo sobre o negócio. 

Dê Feedbacks Sempre que Possível: A cultura do feedback ainda é um fantasma em muitas empresas. Pedir feedback é, muitas vezes, atrelado automaticamente a algo negativo ou punitivo, mas não precisa ser assim. Apesar de haver espaço para as pautas que são construtivas, também há espaço para o reconhecimento. A troca de feedbacks no ambiente de trabalho é uma excelente oportunidade para orientar os colaboradores em relação às expectativas de longo prazo da organização. Isso proporciona à equipe o conhecimento necessário para tomar as medidas adequadas e acompanhar a evolução do negócio, resultando em um ambiente organizacional mais agradável e uma maior motivação no trabalho.

Invista em Treinamento e Qualificação: Lifelong Learning é o termo usado para “desenvolvimento contínuo” e se refere a jornada de aprendizagem ao longo da vida, não sendo apenas restrita aos treinamentos empresariais. Investir em desenvolvimento e capacitação é investir na própria empresa. Desenvolver LNT (Lista de Necessidade de Treinamento) será um diferencial, especialmente se for com base na Matriz de Competência Técnica. Invista em congressos, workshops, palestras, busque por parceiros que realizam esses eventos e motive os colaboradores a participar.

Comunicação Efetiva: Comunicar não é uma tarefa fácil. É preciso compreender qual mensagem a empresa quer transmitir. Ser transparente é sempre uma boa abordagem, pois assim, todos da equipe sentem segurança para expor seus sentimentos e opiniões, transformando o ambiente em uma construção coletiva. Reforçar missões, valores e políticas internas para os colaboradores por meio de reuniões, newsletters e ferramentas de comunicação mantém as metas e caminhos explícitos para toda a equipe.

Pratique a Valorização: Falta de reconhecimento, mesmo após atingir metas, é desmotivadora. A ausência de valorização da equipe é uma das principais causas do alto índice de turnover. Mas como posso reconhecer uma equipe ou colaborador? Claro que pode seguir o viés do reconhecimento através de bonificação, mas existem outras valorizações como, por exemplo, através de ações simples como: café da manhã entre equipes ou cesta individual, agradecimentos nas reuniões, brindes, mensagens e outras formas que reforce ao time que vale a pena trocar sua força de trabalho por bons resultados.

Promova integração: Ter um momento entre a equipe faz toda diferença. Promover rodas de conversa, happy hours, dinâmicas, ações como café da manhã, almoço; essas ações fortalecem não apenas a comunicação mas, também, mantém a equipe engajada, elevando a produtividade e criando um clima organizacional mais saudável e amistoso.

Não há como gerar motivação no trabalho sem o uso de ferramentas e estratégias adequadas. Em um cenário altamente competitivo, com potencial de crescimento, é preciso manter o engajamento da equipe com alinhamento dos propósitos pessoais e profissionais. Capacitar os funcionários, dar feedbacks, estabelecer uma comunicação acertada e engajá-los são medidas fundamentais para que a organização fortaleça os seus ativos humanos.

O Grupo Larch conta com uma equipe especializada na área de Gestão de Pessoas que auxilia empresas e capacita líderes na implementação e aplicação de processos de Recursos Humanos Quer saber mais como podemos ajudar no desenvolvimento da sua equipe? Acesse nosso site e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *