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O Marketing de Recrutamento ou Recruitment Marketing é uma técnica utilizada para atrair os talentos adequados à necessidade e aos valores da empresa contratante.

O nome em inglês foi inspirado no termo Inbound Marketing que é o método utilizado para atrair consumidores para uma marca. O conceito segue o mesmo propósito quando pensado na realidade do recrutamento, fazer com que os candidatos se sintam atraídos e engajados com os objetivos da marca empregadora.

É importante deixar claro que marca empregadora ou employer branding e o marketing de recrutamento são estratégias que se complementam, mas que não tem o mesmo objetivo. O primeiro define como a empresa é o que ela faz diferente, ou seja, ela é a reputação e imagem do negócio, já o marketing de recrutamento faz com que um candidato sinta-se atraído por essa imagem e queira se associar a ela.

Atualmente, vivemos um grande desafio no processo de recrutamento, pois os candidatos querem sentir identificação com tudo que a marca de uma empresa representa, o marketing de recrutamento serve para que o candidato conheça de forma clara como a empresa realmente é, através da mensagem e o tipo de mídia utilizado por ela, além da experiência vivenciada durante o processo seletivo.

Quando bem utilizada, as técnicas do marketing para o recrutamento criam uma percepção positiva e que fará com que candidatos que se identifiquem com a cultura da empresa participem dos processos.

O mais importante é saber se a sua empresa está preparada para atrair os melhores talentos que se identificam com sua reputação. No processo tradicional de recrutamento uma vaga é divulgada e os candidatos enviam os currículos se apresentando e mostrando de forma resumida quais são suas habilidades e experiências para provar que são capazes que realizar as atividades da função pretendida. Através da análise dos currículos e entrevistas estes são avaliados.

Quando o marketing entra nesse processo temos uma otimização para atrair candidatos que se adequam melhor ao que se está buscando, fazendo com que a marca se torne um desejo para o candidato.

Para isso, é importante enxergar o candidato como um cliente e pensar em como ele gostaria de ser atraído para se candidatar um cargo, A utilização do funil do marketing nesse processo cria as seguintes etapas: atração, nutrição, engajamento e conversão.

Um dos primeiros passos é pensar em como a empresa pode chamar a atenção de profissionais mais alinhados com o seu propósito, essa técnica vai desde a linguagem que mais se conecta com a empresa e irá atrair os talentos adequados, até a qualidade da informação que será transmitida e quais canais serão utilizados para atrair maior número de talentos.

Outro ponto importante, é nutrir um relacionamento com esse candidato, criar canais de comunicação com a empresa que faça com que o candidato queira sempre saber de novidades, acompanhar o progresso da empresa através de conteúdos que chamem a sua atenção, esse trabalho pode ser feito através das redes sociais e ações realizadas pela empresa. Para isso, o marketing utiliza de diversos recursos para que a empresa esteja presente no dia a dia do candidato, esse processo permite que esse candidato tenha contato com a cultura organizacional e define se há identificação para que ele queira trabalhar nesse ambiente.

O engajamento do candidato com os valores que a empresa apresenta faz com que os processos seletivos se tornem mais assertivos, fazendo com que profissionais mais alinhados concorram as vagas ofertadas, construindo um time de profissionais altamente produtivos.

Candidatos que vivenciam experiências agradáveis desde plataforma de inscrição em uma vaga até sua contratação se encantam com a empresa desde o início. Outro objetivo é fazer com que candidatos que não foram selecionados tenham experiências igualmente agradáveis que os tornarão promotores da marca.

Algumas maneiras de transformar essa experiência favorável está desde a divulgação da vaga, processo de recrutamento com a equipe de RH até a receptividade observada com colaboradores do setor e pelo gestor que receberá o colaborador.

Outras estratégias utilizadas podem ser a criação d a persona do candidato, assim o modo como a empresa irá se comunicar irá atrair candidatos similares àquele perfil criado. O uso de redes sociais é muito importante para essa atração e retenção do candidato, interagir com os candidatos através de e-mail marketing e uso de criatividade na descrição das vagas anunciadas são algumas estratégias utilizadas nesse processo, o uso de plataformas facilita a experiência do candidato no processo de seleção e seu engajamento.

O objetivo principal da utilização dessa estratégia é conquistar o candidato, de modo que, ele se sinta atraído pela empresa e se torne o melhor promotor dessa marca. A criação de laços mais próximos com esses profissionais faz com que a empresa deixa de ser algo distante da realidade vivenciada por ele e com isso é criada uma familiaridade com a marca empregadora. O mais importante é utilizar ferramentas e linguagem que realmente estejam alinhadas com a cultura da empresa, tornando o processo de conversão cada vez mais efetivo. Todo esse processo deve ser baseado em transparência, empatia e respeito aos interessados pela vaga anunciada criando êxito nos processos de recrutamento e seleção da empresa!

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