O marketing de performance é uma abordagem com objetivo de impulsionar o crescimento e os resultados de uma campanha por meio de ações mensuráveis e orientadas a resultados. Ao contrário do marketing mais tradicional, que é comum se concentrar em métricas de vaidade, como de alcance e exposição da marca, o marketing de performance prioriza métricas que podem ser diretamente vinculadas aos objetivos de negócio, como vendas, geração de leads e ROI (retorno sobre investimento).
A essência do marketing de performance é a capacidade de rastrear, mensurar e analisar cada aspecto das ações de marketing, para que sejam tomadas decisões baseadas em dados concretos. Para que isso seja possível é necessário adotar algumas ferramentas de análise como rastreamento de conversões e tags de acompanhamento, para acompanhar o desempenho das ações em tempo real.
É possível analisar os dados e realizar as alterações necessárias ao identificar os gargalos das suas campanhas para agir rapidamente a fim de corrigi-los. Dessa forma, garantimos que o investimento aplicado terá o retorno esperado.
Uma das principais vantagens do marketing de performance é a sua abordagem específica e direcionada. Pois podemos segmentar de forma precisa e personalizada o público-alvo, direcionando mensagens e ofertas relevantes para cada tipo de usuário. Ao rastrear e analisar o desempenho de cada campanha, pode-se ajustar estratégias, testar diferentes abordagens e aprimorar constantemente as ações. Maximizando a eficiência dos investimentos e direcionando para as áreas de maior potencial de retorno.
A análise de dados utilizada no marketing de performance garante tomadas de decisões mais precisas, permitindo criar estratégias mais assertivas e com menor margem de erro.
Por exemplo, se temos uma campanha ativa, a equipe deve fazer o acompanhamento para compreender se há algo que deve ser melhorado, pausado ou alterado para que os resultados fiquem de acordo com o esperado.
A realidade do mercado atual é a adoção do marketing de performance em sua estratégia de negócios para otimizar seus investimentos em ações de marketing mais assertivas, potencializando resultados sem, necessariamente, aumentar o orçamento.
O marketing de performance está diretamente ligado a dados e ao tráfego pago, e existem diversos canais de mídia, ferramentas de anúncio e análises. Ferramentas de anúncio que geram relatórios com dados são o Google Ads e o Meta Business Suite. Outra característica importante nesse meio é a automatização dos processos que economiza tempo e otimiza a eficiência, o Mailchimp, HubSpot e Marketo permitem automatizar processos de marketing, como envio de e-mails, criação de fluxos de nutrição de leads, segmentação de público-alvo e rastreamento de campanhas.