No cenário atual, a forma de ensino sofreu mudanças consideradas “emergenciais”. No entanto, esta é uma oportunidade para inovar e, de fato, criar uma educação livre, ágil e adaptável para preparar e inserir jovens no mercado de trabalho.
Com o distanciamento social, a convivência se tornou mais limitada, o que impactou diretamente o ambiente escolar tradicional.
No entanto, medidas que foram adotadas como paliativas para um momento delicado, se tornaram ferramentas úteis mesmo depois do “novo normal”.
Nesse sentido, muitos alunos e profissionais que se encontram em momentos decisivos da carreira podem se sentir frustrados e desmotivados por não enxergarem uma perspectiva tão clara e objetiva de futuro.
Diante das possibilidades e dúvidas quanto à carreira profissional, um dos métodos desenvolvidos para auxiliar os jovens neste momento são as mentorias de carreira, um incentivo para que eles possam enxergar possibilidades com mais clareza e sejam adaptáveis em diferentes situações.
Os programas de mentoria visam desenvolver, além de habilidades técnicas, habilidades comportamentais indispensáveis aos profissionais inseridos no mercado de trabalho atualmente.
Por mais que muitos jovens tenham graduações e outros cursos, ainda não desenvolveram todas as habilidades necessárias para alcançarem a posição que almejam no mercado – que vão muito além de habilidades técnicas.
No cenário atual, notamos que os currículos e as metodologias de ensino precisam incorporar constantemente inovações que estimulem a formação de jovens como líderes.
Ainda mais considerando a constante mudança das forças de trabalho e as transformações que ainda estão por vir, além da necessidade das empresas de colaboradores que possam acompanhar e se adaptar às novas tendências.
Toda nova geração que se insere no mercado influencia a dinâmica e os hábitos do ambiente de trabalho.
Os mais jovens podem ser mais adaptados às novidades e mudanças do que outros profissionais, por exemplo e, ainda que tenham prioridades e desenvolvam atividades diferentes.
As gerações não necessariamente vivem em conflito no ambiente profissional, mas utilizam este espaço para a troca de vivências e experiências, considerando que em uma empresa existem funcionários com estilo de liderança, histórias e experiências, tanto profissionais quanto pessoais, diferentes.
Atualmente, o mercado tem cobrado dos profissionais o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e, o indivíduo que aprende a desenvolvê-las, se destaca em meio à outros.
Assim, a mentoria de carreira busca desenvolver competências que vão além dos conteúdos das áreas tradicionais de conhecimento.
A empatia, para criar um ambiente em que todos possam expor ideias e saibam conviver com as diferenças; a flexibilidade para desenvolver tarefas de maneiras diferentes; a agilidade e a tomada de decisão baseada em dados.
O senso crítico e a avaliação de cenários também são habilidades importantes no cenário atual, e são desenvolvidas através de análises práticas, trocas de vivências e ampliação do repertório de técnicas de solução e enfrentamento.
É cada vez mais necessário que as famílias e escolas incentivem os jovens a serem protagonistas da transformação de si mesmos, de sua educação e realidades.
Trabalhando em projetos que proporcionem a imersão em problemas reais, para que possam se mobilizar e articular melhorias diante deles.
As didáticas de ensino atuais precisam se modernizar, assim como as escolas, para que o processo de aprendizagem seja mais atrativo e prazeroso, e que proporcione mais oportunidades aos estudantes.
Notando essas características no âmbito educacional e na necessidade de desenvolver habilidades comportamentais em jovens para o mercado de trabalho, nós desenvolvemos o Geração Larch.
Um programa voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências e orientação profissional de jovens a partir de 14 anos. Para mais informações clique aqui.