Somos humanos, ou seja, seres que vivem em um constante processo de evolução. Nada do que nos permeia é estático e sempre buscamos novas maneiras de nos reinventarmos como pessoas, sociedade e, claro, como profissionais também.
A tecnologia é uma das grandes protagonistas da nossa transformação, ao longo dos anos a internet evoluiu, ficamos cada vez mais conectados e digitais. O mundo mudou, muita coisa já não se aplica a como era antes, assim como outras perderão sentido e relevância no futuro.
Diante desse cenário, precisamos falar sobre a inteligência artificial e como tendência que já movimenta opiniões há algum tempo, se torna cada vez mais relevante diante do seu potencial em realizar determinadas atividades com eficácia e de forma automatizada. O grande questionamento em torno desse assunto é: as IA ‘s vão substituir todos os esforços humanos?
A realidade é que ao invés de brigar com essa tecnologia, devemos nos aliar a ela em busca de novas perspectivas. Sim, muitos trabalhos vão deixar de existir, mas em paralelo, outros surgirão. Concorda comigo que essa é a pura essência do mercado de trabalho?
Continue a leitura e reflita sobre o fato de que nós ainda temos uma vantagem sob a tecnologia e ela é tudo aquilo que nos faz HUMANOS.
A Inteligência Artificial é toda tecnologia capaz de simular competências do intelecto humanas. Para te dar um parâmetro, algumas são tão avançadas que podem imitar o nosso raciocínio lógico e a habilidade de tomar decisões.
Isso é possível por meio de algoritmos, redes neurais artificiais e aprendizado de máquina que analisam um grande volume de dados, processam informações e ampliam o nível de conhecimento do sistema, gerando ações inteligentes.
A AI é uma tendência que ainda promete revolucionar muito e em um futuro próximo, mas isso não significa que ela já não esteja presente em nosso dia a dia. Veja alguns exemplos:
Chatbots: ferramenta muito utilizada por empresas para automatizar o contato com clientes, entendendo problemas através de uma análise de dados, fornecendo respostas rápidas e eficientes.
Assistentes inteligentes: interagem devido a capacidade de interpretar informações de uma grande base de dados.
Algoritmos: realiza recomendações com base em hábitos e visualizações do usuário.
Chat GPT: a ferramenta do momento, que usa inteligência artificial para construir conteúdos em formas de texto.
Viu como muitos recursos existentes hoje, já possuem um toque da Inteligência artificial? O Chat GPT é a mais nova sensação e vem chamando atenção pelo seu desempenho. E as empresas de tecnologia afirmam, esse é apenas o início de tudo o que ainda vem pela frente.
Mas afinal, toda evolução desses sistemas é uma ameaça para a força de trabalho humana? Se engana quem pensa que a AI pretende nos substituir.
É muito importante enxergarmos a inteligência artificial como uma aliada e não como uma concorrência.
Com isso, eu não quero dizer que essa tecnologia não vai otimizar e substituir algumas funções, pois isso já ocorre e vai continuar acontecendo. O que ainda assim, não anula o fator humano.
Novas atividades vão surgir, profissionais e o próprio mercado de trabalho vão precisar se reinventar, aprender novas competências e reaprender a realizar outras de uma maneira diferente.
Você está confortável com esse cenário? Se não está é porque ainda não conseguiu ver por uma perspectiva de oportunidade. E se eu te dissesse que através da inteligência artificial é possível alcançar um novo potencial intelectual?
Quando uma AI ocupa um posto operacional, uma atividade mecânica e repetitiva, ocupando postos de trabalho, ela abre portas e aflora a capacidade do ser humano de criar e inovar.
O que tem tudo a ver com a necessidade dos negócios em se destacar diante de um mercado tão competitivo. A inteligência artificial, hoje, tem potencial para ser uma das principais aliadas da transformação digital nas empresas.
E então, você concorda que a combinação entre a AI e o fator humano é capaz de impulsionar pessoas e criar coisas incríveis?