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“Diga-me com quem andas e eu direi quem tu és”. Ou melhor dizendo, “diga às marcas por onde você anda, e elas saberão quem você é”. Essa é uma boa adaptação ao ditado popular para podermos contextualizar no nosso dia-a-dia o que é o geomarketing.

Conhecida também como inteligência geográfica de mercado, o geomarketing é uma estratégia de redução de custos, incremento de vendas e melhoria de resultados, através do uso de informações georreferenciadas. Ele pode ser definido como a área que estuda as relações entre as estratégias e políticas de negócios e o território ou espaço onde a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e pontos de distribuição se localizam.

Usada nas mais diversas áreas, essa ferramenta existe desde a metade do século XX, onde inicialmente era feita de forma offline, progredindo com a evolução tecnológica até a vasta gama de possibilidades que encontramos hoje.

Inicialmente, eram estudados mapas para que as empresas pudessem tomar decisões melhores sobre o mix ideal de produtos, estrutura, preços e estratégias de marketing e vendas para cada território, de acordo com o padrão de consumo da região.

Já no mundo digital, o geomarketing passou a contar com uma infinidade de dados disponíveis e constantemente atualizados. A geolocalização dos celulares (quando consentida pelos usuários) é divulgada para as empresas e permite que estas acompanhem cada passo de seus clientes.

Com isso, as empresas têm as coordenadas geográficas de seu sucesso, já que podem conhecer melhor os interesses e hábitos de seus consumidores e então traçar estratégias condizentes com essa realidade.

Atualmente o geomarketing tem lidado, principalmente, com questões como:

  • entender as informações sociodemográficas de um local para potencializar ações locais de marketing e comunicação;
  • gerar leads qualificados;
  • definir e otimizar os territórios de cada vendedor, empresa ou distribuidor com base no seu alcance estimado;
  • orientar o fechamento ou o reposicionamento de unidades;
  • estabelecer estratégias de expansão;
  • selecionar canais de distribuição para produtos;
  • orientar estratégias de precificação.

Os benefícios de uma estratégia geomarketing:

A utilização desta estratégia pode trazer muitos benefícios à empresa, como:

  • Possibilidade de criar personas mais assertivas devido ao alto poder de segmentação do público alvo;
  • Aumento do ROI no marketing ao direcionar suas estratégias, campanhas e anúncios com base na localização;
  • Melhoria na geração de leads devido ao direcionamento dos conteúdos com base na localização do usuário;
  • Aumento das taxas de conversão devido a uma comunicação melhor direcionada e ultra segmentada, melhorando o engajamento ao mostrar que está atento às necessidades das pessoas;
  • Melhoria na gestão do relacionamento com os clientes ao entender melhor como ele se comporta em cada local e suas intenções, mostrando para seus potenciais compradores que não está apenas interessado em vender custe o que custar, mas sim em facilitar a vida deles;
  • Apoio à gestão comercial na inteligência comercial da empresa, permitindo calcular as melhores rotas, definir metas coerentes e detectar novas oportunidades de negócio por território;
  • Maior integração omnichannel pois a metodologia ajuda a mapear todos os canais de venda da empresa.

Como criar uma estratégia de geomarketing?

Alinhar o geomarketing à sua estratégia pode ser realizado de diversas formas, dentre as quais é possível destacar:

  • O Geomarketing permite a segmentação detalhada do público e a criação de conteúdos direcionados para uma região específica e relevantes para cada realidade, favorecendo o uso do marketing de conteúdo e do Inbound Marketing;
  • O outbound marketing se baseia na prospecção de clientes com base em anúncios em mídias externas como rádio, TV, outdoors e veículos impressos. Com as informações fornecidas pelo geomarketing, é possível estudar o fluxo de pessoas em um local específico e criar estratégias de comunicação mais assertivas;
  • O Geomarketing também desempenha papel fundamental na segmentação de anúncios e para a realização de promoções e ofertas para determinadas regiões.

Dessa forma, podemos elencar 3 passos chaves para garantir o sucesso destas ações:

  1. Planejamento: estruturar quais os objetivos com essa estratégia, orçamento, equipe responsável e quais ferramentas serão utilizadas;
  2. Escolher a(s) ferramenta(s) adequada(s), considerando:
    1. Se as informações disponibilizadas pela solução atende ao segmento em que a empresa atua e se os dados do setor estão atualizados;
    2. A facilidade de uso da ferramenta;
    3. Possibilidade de customização que permita o cruzamento de informações geográficas do mercado com dados da própria empresa e do mercado;
    4. Atualização constante para manter em dia as inovações e tendências.
  3. Acompanhar os resultados através de pesquisas de satisfação e ter canais de comunicação com o usuário são ações que facilitam a análise dos resultados do geomarketing.

As principais ferramentas de geomarketing

Há no mercado atualmente diversas ferramentas capazes de auxiliar no processo de geomarketing, dentre as quais há opções pagas e gratuitas. As ferramentas grátis ajudam a ter insights básicos em questões como concentração populacional, renda, mapeamento de unidades em operação e concorrência. Entretanto, essas ferramentas possuem uma baixa precisão, análises lentas e superficiais e podem trazer riscos às decisões estratégicas de negócio, caso não sejam bem utilizadas. Se as informações encontradas ressaltarem a necessidade de tomada de decisões importantes, a contratação de ferramentas profissionais é indicada para a otimização dos resultados.

Algumas ferramentas gratuitas:

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): disponibiliza informações sobre a população brasileira;
  • Google Earth: permite a observação da Terra, com a possibilidade de delimitações territoriais básicas por extensão;
  • Google Maps: ferramenta colaborativa de visualização de locais, com assertividade a partir do volume de apontamentos;
  • Fusion Tables: outra ferramenta do Google, é uma aplicação web para geocodificar endereços a partir de uma planilha do Excel;
  • BatchGeo: localiza endereços, interseções, cidades, estados e códigos postais nos mapas do Google Maps.

Tipos de geomarketing

Existem diferentes tipos de Geomarketing, dentre os quais podemos destacar:

  • Geotargeting: é a estratégia de segmentar públicos de acordo com sua localização. Para tal, podem ser usadas ferramentas como Google Adwords e Facebook Ads;
  • Site personalizado: com o consentimento do usuário, capta a localização deste para oferecer conteúdos personalizados de acordo com a sua localização atual. Para isso, faz-se necessário o uso de  uma API de Geolocalização no código do site;
  • Geofencing: consiste em oferecer, em tempo real, conteúdo de acordo com a movimentação do usuário, captada pelo GPS do smartphone. Quando o dispositivo entra em uma área determinada pela empresa, recebe um conteúdo por meio de uma notificação no celular. É necessário o uso de um aplicativo da sua marca para este tipo de ação; 
  • Geotagging: é a marcação da localização do usuário em uma publicação. É comum que as pessoas usem esse recurso no Facebook e no Instagram, sendo esta uma ação que parte do usuário. Para os negócios, o principal benefício é a divulgação espontânea da sua marca, portanto pode ser interessante incentivar tais marcações, criando ofertas e promoções para quem realizar a ação;
  • Geofiltros: são disponibilizados ao identificar a localização do usuário pelo GPS. São comumente usados para cidades e bairros, mas também podem ser criados por empresas e eventos para divulgação da sua marca;
  • SEO local: é a união do SEO com o geomarketing para impulsionar o marketing de busca. Com essa ferramenta, é possível otimizar os conteúdos de acordo com a localização dos usuários, ganhando destaque nas buscas de palavras-chave próximas ao seu negócio;
  • Check-ins em redes sociais: quando um usuário realiza check-in dentro do seu estabelecimento, você pode oferecer uma promoção, um desconto ou um brinde para ele, por exemplo. O check-in é uma ação do usuário e não da marca, portanto é possível apenas que as empresas incentivem este tipo de ações.

Dessa forma, é possível perceber a enorme gama de oportunidades que o geomarketing abre para aquelas empresas que apostam nesta estratégia inovadora. Então porque não dar mais um passo em direção ao sucesso da sua empresa?

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