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Traduzido do inglês, a palavra feedforward significa “olhar para frente” ou “olhar adiante”. Esse conceito pode ser aplicado em diversas ferramentas de Gestão de Pessoas com o objetivo de ajudar o colaborador e sua gestão direta na identificação das competências e comportamentos que devem ser estimulados e desenvolvidos no profissional em questão.

Esse olhar vem atender diversas necessidades do mundo corporativo atual. De um lado temos as organizações cada vez mais focadas na melhoria contínua e no desenvolvimento de processos e pessoas para o aumento de performance e resultados. Do outro, profissionais mais atentos e críticos buscando organizações onde possam, além de exercer seu trabalho sendo bem remunerados por isso, se desenvolver e alcançar patamares diferenciados em sua carreira. Para os dois lados desse cenário o feedforward será apoio e direção para o alcance dos objetivos.

Esse conceito pode ser considerado um complemento ao já conhecido feedback. Isso porque o feedback é um olhar para o passado, visando refletir as ações e comportamentos que já ocorreram. Já com o feedforward o olhar é para o futuro – como não errar novamente, como fazer diferente, como ser melhor. Dessa forma a reflexão do passado e o foco no futuro se unem para estruturação de um melhor plano de desenvolvimento para o colaborador.

4 dicas de como aplicar o feedforward na gestão de pessoas:

  1. Utilize ferramentas de diagnóstico comportamental

Perfil comportamental, âncoras de carreira, SWOT pessoal, são algumas das diversas ferramentas disponíveis para diagnosticar as tendências de comportamento, forças e pontos de desenvolvimento do colaborador. Esse conhecimento irá lhe auxiliar na hora de montar as estratégias de desenvolvimento.

  • Utilize como complemento do feedback

O feedback nunca deve ser feito isoladamente. É importante que o colaborador além de refletir sobre o passado, consiga olhar e tomar decisões para o futuro.

  • Elabore um PDI (plano de desenvolvimento individual)

O PDI é uma excelente ferramenta para colocar em prática todas as reflexões realizadas até aqui. Ação, prazo, metodologias…

  • Apoie o processo de desenvolvimento

Dificilmente o desenvolvimento ocorrerá sem apoio e acompanhamento. O colaborador precisa se sentir apoiado desde as reflexões até a implantação de ações concretas

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