Desenvolver uma comunicação interna assertiva, sem sombra de dúvidas, é um grande desafio para muitas empresas! Quando transmitimos uma mensagem, algumas pessoas podem interpretá-la de uma forma, enquanto outras acabam tendo uma interpretação completamente diferente. Acabar com esses ruídos existentes na comunicação parece ser um processo complexo!
Uma pergunta muito comum entre os colaboradores de diferentes empresas é: Qual é a melhor forma de me comunicar com os meus colegas de equipe? E a resposta para essa pergunta é: depende!
Cada organização é composta por pessoas completamente diferentes umas das outras e reverbera valores e crenças particulares. Até mesmo o setor da empresa em questão pode interferir na resposta dessa pergunta, então ter uma resposta universal é muito difícil. Porém, existe uma estratégia muito eficaz para melhorar a comunicação interna de qualquer organização: desenvolver o Endomarketing!
O Endomarketing é o conjunto de ações responsável por fazer com que os estímulos internos da organização sejam passados da melhor forma possível, garantindo a assertividade da comunicação interna e a transparência da empresa. De uma forma simples e objetiva, podemos dizer que o Endomarketing é o “Marketing feito para os próprios colaboradores”. Portanto, assim como no Marketing feito para o ambiente externo, quanto mais assertiva a estratégia traçada, melhores são os resultados possíveis de se atingir.
Traçar uma estratégia de Endomarketing assertiva e clara é estar no controle do que você quer estimular dentro da sua empresa! Quando definimos os caminhos que a organização irá seguir, a estruturação do Endomarketing é uma grande aliada para alcançar os resultados que buscamos.
Com uma estratégia bem estruturada de Endomarketing, podemos:
– Reforçar o valor da marca da empresa para os colaboradores;
– Fazer com que os colaboradores entendam o seu papel na organização;
– Reforçar a cultura da empresa;
– Estimular o desempenho dos colaboradores, com gameficações e dinâmicas internas;
– Fazer com que os colaboradores fiquem por dentro dos principais acontecimentos da organização;
– Estimular mais a comunicação entre os setores;
– Fazer com que os colaboradores sejam promotores da empresa e vários outros benefícios.
Entenda os estímulos internos que precisam ser passados (converse com os setores e busque entender o que precisa ser reforçado) e mapeie os feriados e datas importantes para a sua empresa. Por exemplo, se você trabalha em uma Clínica Médica, o dia do médico pode ser uma data estratégica para você desenvolver alguma ação interna para valorizar os médicos da clínica. Depois de entender todos esses estímulos, monte um calendário de Endomarketing com as ações que serão feitas, quando, como, por quem serão feitas e quanto custarão para a empresa.
Uma ótima forma de estimular os colaboradores de uma empresa é através do reconhecimento e isso pode ser feito por meio de estratégias de Endomarketing. Por que não fazer uma arte bacana e um texto personalizado no aniversário do colaborador e divulgar no grupo de comunicação interna da empresa? Além disso, uma ótima dica é criar um canal de comunicação para reconhecer alguma ação específica de algum colaborador, como um quadro de elogios na empresa ou um grupo exclusivo no Whatsapp para elogiar os colaboradores. Existem muitas possibilidades (não se esqueça de colocar as ações no calendário que você vai desenvolver!).
Por onde os colaboradores da empresa costumam se comunicar? Qual local da empresa eles mais frequentam? É fundamental você mapear quais são os principais canais de comunicação interna da sua empresa para traçar uma estratégia assertiva. Por exemplo, se a maioria dos colaboradores apresentam dificuldade com tecnologia, talvez seja interessante usar o quadro de avisos da sede para realizar as ações de endomarketing, usando materiais como banners. Por um outro lado, se a maioria dos colaboradores da sua empresa estão de home office, seria melhor você desenvolver estratégias em canais online e usar outras ferramentas, como vídeos, apresentações, artes, etc. O ponto principal é: adapte as ações que você planejou de acordo com a realidade da sua empresa!
Use o endomarketing também como ferramenta de conscientização e desenvolvimento de disciplina em relação a normas e processos internos da empresa. Exemplo: se você identificou que muitas pessoas não estão seguindo as normas de segurança do trabalho, que tal desenvolver uma campanha sobre o tema e reforçar com artes e vídeos a importância desse tópico? Exemplo 2: se você identificou que muitos colaboradores estão atrasando a entrega de um relatório importante em um determinado setor, que tal desenvolver uma apresentação bem visual com o cronograma de entrega dos relatórios e possíveis consequências do fato de atrasarem a entrega deles? Mais uma vez, as possibilidades são inúmeras!
Todas as dicas anteriores devem apresentar algo em comum: jamais se esqueça de construir o seu Endomarketing com a identidade visual da sua marca! Da mesma forma que essa preocupação acontece quando realizamos Marketing para conseguirmos mais clientes e mais parceiros, essa prática deve acontecer também quando fazemos “Marketing para os colaboradores”. Se o objetivo é reforçar a marca da empresa internamente, a identidade visual deve estar sempre presente!
Antes de encerrarmos, reflita sobre essas perguntas: Será que estamos reforçando a nossa marca apenas com clientes e parceiros? Será que estamos buscando ativamente pela transparência e comunicação assertiva dentro da empresa? Será que estou valorizando os colaboradores da melhor forma? Será que estamos no controle dos estímulos internos da organização? Se você não estiver completamente seguro sobre a resposta dessas perguntas, talvez esteja na hora de considerar o desenvolvimento de uma estratégia de Endomarketing para a sua empresa!