Nos últimos anos, a preocupação com os colaboradores de uma empresa ganhou destaque no meio corporativo, principalmente em organizações que estão em crescimento. Nesse sentido, o conceito de Employee Experience, ou Experiência do Colaborador, foi amplamente aplicado para implementar mudanças eficazes que pudessem gerar resultados.
O Employee Experience é o conjunto de percepções, sensações e sentimentos que o profissional vivencia na empresa, que se estende do seu primeiro contato – um processo seletivo, por exemplo – até o seu desligamento. Este conceito ganhou destaque na Gestão de Pessoas por estar intimamente ligado à cultura da empresa e aos valores internos, além de influenciar diretamente no clima organizacional e na reputação da instituição.
Quando começamos a falar sobre a experiência do colaborador comumente pensamos nas políticas adequadas de remuneração. Obviamente é um fator importante, mas quem atua com gestão de pessoas sabe que isso não é suficiente.
Na prática, a Experiência do Colaborador se relaciona muito com discursos apresentados e reforçados por práticas internas. Por exemplo, se a instituição prega uma Gestão de Pessoas mais humanizada e, de fato, implementa essa prática no dia a dia, este será um valor reforçado constantemente na cultura organizacional e reconhecido pelos colaboradores.
Investir na experiência do colaborador traz vantagens competitivas para as empresas. Faz com que a empresa se diferencie dos competidores e mostra ao mercado que a sua empresa é um ótimo lugar para se trabalhar. Auxilia na retenção dos colaboradores, engaja melhor os funcionários, motivados e comprometidos com a organização.
1. Relações interpessoais: A experiência do colaborador melhora a percepção do profissional em relação a empresa e melhora as relações interpessoais entre os próprios colaboradores. Alinhar os seus valores com os colaboradores e monitorar para que todos sejam exemplos do que a empresa acredita, colabora em transmitir a cultura para todos e os colaboradores tendem a replicar essas práticas.
2. Maior engajamento e produtividade: Quando os colaboradores percebem que são valorizados e que possuem possibilidade de crescimento e desenvolvimento na empresa, eles aumentam seu engajamento e produtividade, se sentindo mais estimulados a realizar suas atividades com maior qualidade.
3. Aumento na atração e retenção de talentos: O employee experience começa no início da jornada do colaborador, durante as etapas de recrutamento e seleção. Os candidatos participantes irão se sentir respeitados e satisfeitos com o processo, e aumentam as chances de tentarem novamente outras oportunidades na sua empresa e vão informar a outros profissionais sobre a excelente experiência que tiveram.
4. Melhoria na qualidade de vida do colaborador: Quando se está inserido em um ambiente no qual o espaço físico, cultural e as condições psicológicas são favoráveis, a qualidade de vida do colaborador é melhorada. As boas condições de desenvolvimento e crescimento, líderes compreensivos e que se importam genuinamente com sua equipe e um ambiente físico acessível e acolhedor, é mais simples se empenhar para cumprir suas atividades.
5. Aumento na satisfação do cliente: Claro que todo cliente deseja ser atendido por um profissional atencioso, preparado tecnicamente, confiável e engajado. O trabalho que seu colaborador realizar terá maior qualidade e os consumidores também terão sua experiência otimizada.
A experiência do colaborador não se trata exclusivamente sobre engajamento, políticas de trabalho flexíveis, pacote de benefícios atraente e escritório cheio de atrativos. Ela abrange todos eles e para compreender quais são os principais elementos que a cercam é necessário rastrear como os colaboradores pensam e se sentem em cada ponto de interação durante a jornada pela empresa.
A experiência do colaborador é focada na conexão dos colaboradores e no impacto que as políticas e cultura da empresa inferem no coletivo.Para construir um Employee Experience é necessário investir em boas interações e relações no ambiente de trabalho. Assim, existem alguns pontos na cultura organizacional que podem ser facilmente identificados e desenvolvidos: uma relação entre colaborador e empresa pautada em confiança deve orientar atitudes internas, reconhecendo e respeitando diferenças, e estabelecendo um tratamento humano com os colaboradores.
Uma comunicação transparente também é necessária para desenvolver o Employee Experience. Ao prezar por informações verdadeiras e transparentes, reforçamos que os planos individuais importam e respeitamos decisões individuais.
Antes de realizar ações, ou implementar mudanças na Experiência do Colaborador, é preciso mapear a jornada que os colaboradores apresentam dentro da empresa. Deve-se considerar todas as etapas, desde o recrutamento e seleção até a contratação, desenvolvimento e desligamento, além de marcos importantes como onboarding, promoções e capacitações necessárias.
Trabalhar em um ambiente que permita o crescimento do colaborador cria uma boa experiência e, para isso, é importante oferecer treinamentos, processos de mentoria e outras ações ligadas ao desenvolvimento profissional dele e de toda a equipe.
As empresas não começam a entregar boas experiências aos colaboradores do zero, provavelmente já existem pontos positivos nesta relação que devem ser mantidos e reforçados. Mas também existem oportunidades de melhoria.
Para identificar estes pontos, é possível realizar uma pesquisa de clima organizacional, ferramenta que possibilita identificar pontos de melhoria na empresa por meio de um questionário com perguntas, por exemplo, relacionadas ao bem-estar do colaborador, à perspectiva de crescimento, lideranças e benefícios.
A partir da identificação dessas lacunas, a empresa pode adotar medidas que melhorem a relação com o colaborador de maneira segura e sem perder os pontos positivos já existentes.
Também é importante acompanhar este processo com pesquisas periódicas, monitorar a evolução da empresa e aperfeiçoar as práticas internas. Assim, com um forte Employee Experience é possível reforçar pontos da cultura organizacional, ganhando destaque e mantendo uma boa reputação no mercado, além de atrair e reter novos talentos.
O importante é sempre manter um canal de comunicação transparente e direto com os colaboradores, permitindo que eles forneçam com frequência os feedbacks necessários. Devemos estar abertos às percepções que as pessoas que compõem nossas empresas e compartilham nosso dia a dia sentem em relação à organização, sem esquecer das manter as práticas, valores e objetivos organizacionais.