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Para conseguirmos melhorar a comunicação tanto externa como interna na empresa, primeiro é necessário entender o que significa cada uma delas e sua importância.

A comunicação interna consiste em um grupo de processos ou ferramentas que são responsáveis pelo fluxo eficaz de informações e colaboração entre os participantes dentro da empresa.

O fluxo eficaz de informações é o resultado gerado entre a conversa das pessoas envolvidas, sendo assim não pode causar desentendimentos e nem ser transmitida pela metade ou de maneira errada. Essa teoria sendo feita de maneira correta contribui diretamente para a dinâmica da organização.  Dessa forma, é importante praticar a escuta ativa, fazer uma boa comunicação verbal e não-verbal e demostrar suas ideias.

O maior objetivo dessa boa comunicação é engajar os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho. A falta dessa prática gera improdutividade, conflitos constantes e aumenta a taxa de turnover nas empresas.

Uma comunicação aberta e transparente é importante para que seus funcionários entendam os objetivos, a missão e para que todos estejam alinhados com os valores da organização além de envolver tantos líderes, gestores e demais funcionários

Além disso, a comunicação interna contribui para as operações do dia-dia, colaboração entre departamentos, alinhamento estratégico dentro das empresas, liderança, motivação e produtividade dos funcionários, inovação, cultura da empresa, retenção de funcionários e atendimento ao cliente que é um dos principais focos da comunicação externa.

Ao contrário da comunicação interna, a comunicação externa é toda informação (seja da própria organização ou sobre produtos e serviços) que a empresa passa para o público , incluindo clientes, concorrentes, fornecedores, parceiros e sociedade em geral, sendo importante ela apresentar o seu posicionamento e o valores de sua marca, promovendo a empresa de forma correta e assim possivelmente realizar ações que aumentam o negócio e definindo como a empresa quer ser vista no meio externo.

Com isso, percebe-se que o principal objetivo dessa comunicação é se conectar de maneira assertiva com o meio externo e principalmente com o público alvo definido.

Para garantir a assertividade dessa comunicação é necessário analisar as características do público-alvo, descobrir formas de interagir com esse público, criar conteúdos consistentes e frequentes, desenvolver uma identidade visual que mostre seu tom de voz.
 
Falando de clientes, é fundamental ter sempre uma comunicação sincera e clara, se preocupando sempre em atualizá-lo sobre a demanda, estando disponível para sanar suas dúvidas e ajudando-o a chegar no seu objetivo final. Tal comunicação deve ser de acordo com a facilidade e necessidade de cada cliente, ou seja, de forma presencial, telefone, WhatsApp entre outros.

Diante de todas essas informações, percebe-se que a principal diferente entre a comunicação externa e interna é o público que se quer atingir. Enquanto a interna almeja alcançar os colaboradores da empresa, a externa busca atingir de maneira eficaz e positiva os públicos interessantes para ela.

E para tornar esses dois tipos de comunicação possíveis e eficazes para empresa, existe algumas maneiras que facilitam esse processo como ter os objetivos definidos e claros, escolher o meio de comunicação (one on one, vídeo chamada, ligação, WhatsApp, entre outros), criação de um plano de comunicação, ou seja, de que forma posso me comunicar com aquele público interno ou externo que permita atingi-lo positivamente, se comunicar de forma transparente e por último, deve-se monitorar o resultado para identificar se realmente está sendo eficaz.

Por fim, percebe-se que apesar da diferença entre os dois tipos de comunicação, ambas são de extrema importância para o sucesso da empresa, tanto para retenção e desenvolvimento dos colaboradores, quanto para crescimento e atingimento de metas da empresa através do público-alvo estabelecido.

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