Habilidades que o jovem deve desenvolver para se tornar protagonista da sua vida profissional
15 de junho de 2021
O Jovem de hoje é o profissional do amanhã, mas como prepará-los para esse futuro próximo?
21 de junho de 2021
Exibir tudo

Para progredir na carreira é preciso dedicação, planejamento e ação. É preciso construir um plano de desenvolvimento profissional assertivo e objetivo, alinhado com seus desejos futuros para sua carreira.

É pensar em caminhos que partam do ponto atual até onde você deseja chegar, com orientações e guias para cumprir esse trajeto da melhor forma e, para isso, é necessário estabelecer alguns passos:

Estabeleça um objetivo

O que você deseja desenvolver em sua carreira? Pode ser o crescimento profissional, a recolocação no mercado ou o desenvolvimento de uma nova habilidade. Assim, com o objetivo em mente, é preciso estabelecer um prazo para cumprí-lo.

Divida o objetivo em metas menores

Definir metas menores para alcançar seu objetivo permite que você estruture melhor todas as etapas necessárias para obter êxito. O mesmo se aplica ao prazo, estabeleça um prazo máximo para alcançar seu objetivo, mas crie prazos menores para cumprir metas menores.

Invista em autoconhecimento

O mercado atual não se baseia apenas em competências técnicas no momento de valorizar um profissional.

As competências comportamentais ou soft skills são cada vez mais exigidas na busca de profissionais que se adequem à cultura da empresa e tenham sinergia com os objetivos do negócio.

Para desenvolver esse tipo de competência o autoconhecimento é essencial. Ele é a base para identificação de sabotadores, autoaceitação, equilíbrio emocional e autodesenvolvimento, que podem ser alcançados através do estudo de metodologias de perfil comportamental, feedbacks de profissionais de nossa confiança e até mesmo processos de coaching e acompanhamento psicológico.

Otimize seu desenvolvimento

Para obter êxito e cumprir os objetivos estabelecidos, uma forma de garantir resultados rápidos e de qualidade é desenvolver essas habilidades através de pesquisas e cursos.

Durante o isolamento social que vivemos neste dois últimos anos, o ensino à distância se tornou uma realidade atrativa na educação corporativa, por colocar à disposição do aluno uma série de conteúdos complementares a fim de aumentar o nível de aprendizado.

Dessa forma, quem “corre” atrás do conhecimento é o aluno, colocando o professor em uma posição de orientador/instrutor a fim de desenvolver a liderança de cada um em busca de conhecimento.

Com o crescimento das transformações digitais, relacionadas principalmente à pandemia do novo coronavírus, muitas tecnologias surgiram, foram adaptadas ou implementadas, para garantir o funcionamento das empresas da melhor forma e manter a competitividade no mercado.

Para se destacar em meio a outros profissionais e chegar mais longe, é preciso investir no seu próprio desenvolvimento. Dessa forma, estamos aprimorando nossos talentos e habilidades, e isso impacta diretamente no crescimento pessoal e profissional.

Muitas vezes durante a carreira nos inspiramos em outros profissionais e admiramos o trabalho desenvolvido por eles, independente da área ou da trajetória profissional.

Assim, quem busca desenvolvimento pessoal e profissional, pode utilizar dessas inspirações como forma de mentoria para alcançar objetivos e um caminho mais promissor na carreira.

Os mentores devem estar dispostos a compartilhar informações e fatos que podem enriquecer a carreira de quem procura a mentoria, a fim de garantir a sua ascensão, de alguma forma, no meio em que trabalha.

O profissional que se encontra em sintonia com o mercado oferece diferenciais em seu currículo e conquista oportunidades de trabalho de acordo com seu objetivo de carreira.

Por isso, investir na educação continuada é uma saída para os profissionais que desejam um direcionamento na carreira ou uma recolocação no mercado, pois pode traçar novas metas e receber propostas de acordo com seu objetivo profissional, além da criação de uma rede de contatos e a influência nos resultados da instituição.

Definir um plano de carreira e buscar o desenvolvimento profissional torna-se cada vez mais essencial, principalmente em áreas concorridas.

Ele também deixou de ser uma iniciativa da empresa de investir no colaborador e passou a ser uma iniciativa individual, onde cada profissional, independente da área de atuação, traça objetivos próprios para se capacitar e se manter atualizado sobre tendências, novas tecnologias e as melhores práticas de trabalho.

Está em busca de desenvolvimento? Nós do Grupo Larch te apoiamos nesse processo com diversos programas. Mentorias de Carreira, Consultoria e Treinamentos específicos, além dos programas Larch Acelera, voltado para o desenvolvimento de micro e pequenos empresários, e o Geração Larch, voltado para jovens de 14 a 21 anos que buscam desenvolver habilidades comportamentais para serem protagonistas da própria história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *