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Como o feedback e o feedforward se complementam no processo de avaliação

Hoje, vamos falar sobre feedback e feedforward. Você já ouviu falar sobre esses termos? É muito provável que sim, mas e a diferença entre eles, você já conhece? 

Ambos são ferramentas importantes para a gestão de pessoas, ajudam na evolução de profissionais e consequentemente também promovem resultados positivos para as organizações.

O feedback e o feedforward são essenciais para mapear, acompanhar e desenvolver pontos de atenção, potencialidades e demais características  de um profissional. 

Neste artigo, vamos explorar o que são esses conceitos, suas diferenças e entender como eles se complementam em um bom processo de avaliação. 

Entendendo o feedback

O feedback é um tema que já abordamos aqui na coluna e você pode conferir aqui. Vamos então relembrar esse conceito?

Como mencionei, esta é uma ferramenta de comunicação muito importante para a gestão de pessoas, e seu mecanismo funciona como uma espécie de devolutiva. O feedback diz respeito à avaliação de um profissional/equipe por suas ações e comportamentos em determinado período e/ou situação.

Sua contribuição é voltada para a melhora do desempenho profissional, em determinado ambiente de trabalho e atividade, através de uma análise do histórico, ou seja de ações passadas. Simplificando, é um processo retrospectivo para a identificação de áreas de melhorias. 

Entendendo o feedforward

Nós não podemos modificar o passado, mas é possível alterarmos a rota para um futuro melhor. Isso resume bem o conceito de feedforward.

Assim como no feedback o objetivo é o desenvolvimento, só que neste caso estamos falando do outro lado da moeda, trocamos o retrospectivo pelo prospectivo e focamos apenas no futuro. 

O feedforward diz respeito ao direcionamento em prol de melhorias em termos de ações, e comportamentos, bem como, também traz um alinhamento de expectativas para os próximos passos. 

Vale ressaltar que além de sugerir, ouvir também enriquece esse processo, pois agrega a perspectiva do profissional ou da equipe do que poderia ter sido melhor na sua performance e quais são suas propostas de melhorias. 

Veja alguns benefícios do feedforward:

  • Visão de futuro, considerando erros e acertos do passado para gerar mudanças através disso.
  • Foco nos pontos fortes do profissional para refinar o que aquela pessoa faz de melhor.
  • Alinhar e direcionar novas ações, metas, objetivos e desenvolvimento de novas competências profissionais.
  • Colaboradores que, ao longo do tempo, se tornam mais competentes produtivos e realizados.

Feedback e feedforward: diferentes e complementares

O feedback e o feedforward são recursos que de uma maneira muito interessante se complementam. 

Juntos, eles passam uma mensagem simples, porém eficaz: é importante reconhecer os erros, e mais importante ainda é buscar soluções para eles e não repeti-los. 

Então, de um lado, temos o feedback que traz uma análise do passado, aponta falhas de forma construtiva e dá uma perspectiva de pontos fortes que podem ser melhor aproveitados. Do outro lado temos o feedforward, que foca no futuro, traçando planos para um melhor desempenho. 

O resultado disso, vem para todos, a empresa colabora para a evolução dos seus profissionais, que ganham com autoconhecimento e o desenvolvimento contínuo e tem como retorno colaboradores mais engajados, produtivos e que geram melhores resultados.  

Ainda vale destacar, que ambas as ferramentas também trabalham o que é hoje uma das principais habilidades exigidas pelo mercado de trabalho em todas as áreas profissionais que é a adaptação. Olhar para trás e aprender com o que passou e ao mesmo tempo focar no futuro e planejá-lo.

Tanto o feedback quanto o feedforward têm seu lugar no mundo dos negócios, mas é importante entender a diferença entre eles para que você possa usá-los corretamente. O feedback é uma ótima maneira de aprender e melhorar seu negócio, enquanto o feedforward é uma ótima maneira de planejar o futuro e garantir que seu negócio esteja no caminho certo.

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