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O Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) é uma base de dados com informações sobre organizações da saúde cadastradas no Brasil. Foi criado em 2002 pelo Ministério da Saúde, com a última atualização pela Portaria nº 1.646, de 2 de outubro de 2015. O CNES possui como missão “Cadastrar todos os Estabelecimentos de Saúde: Públicos, Conveniados e Privados, seja pessoa física ou jurídica, que realizam qualquer tipo de serviço de atenção à Saúde no âmbito do território Nacional”. Entende-se estabelecimentos como hospitais, clínicas médicas, consultórios odontológicos, laboratórios de análises clínicas até estabelecimentos de apoio diagnóstico por imagem e terapêutico.

Pode-se pensar como uma ficha do estabelecimento, é possível ter acesso a dados mais simples como endereço, número de colaboradores, especialidades médicas atendidas, serviços oferecidos (clínica médica, internações, cirurgias, consultas, etc.), dados mais complexos sobre equipamentos, quantidade de leitos, número de consultórios, relação com órgãos de gestão (municipal, estadual ou federal). Ou seja, é um cadastro que permite gerenciar os serviços de saúde disponíveis para população, assim como, entender como está cada localização e quais investimentos precisam.

Os dados que são fornecidos pelo cadastro podem ser úteis para a gestão interna do negócio. Por exemplo, é possível ter uma visão mais ampla sobre as especialidades médicas atendidas na região ou serviços prestados, o que pode ajudar na definição de estratégias de marketing e na identificação de oportunidades para ampliar a oferta de serviços. Também possui informações sobre as especialidades ofertadas ou quais serviços são complementares ao estabelecimento atual, se for relevante, haverá espaço para debates sobre parcerias ou encaminhar pacientes de forma mais eficiente.

Apesar do CNES não ter vinculo direto com convênios, é uma ferramenta que pode ser utilizada como referência e fonte de informações para as operadoras de planos de saúde. Por isso, é importante sempre manter atualizado a plataforma. Essa atualização variará de acordo com o estabelecimento, se há modificações constantes o ideal é que seja mensalmente, e se não há, a atualização poderá seguir de acordo com o que for realizado, admissões e desligamentos de profissionais, entrada de novas especialidades, equipamentos.

Para conhecer o CNES e obter informações sobre estabelecimentos de saúde, existem diferentes formas de acesso. O Ministério da Saúde disponibiliza um portal online, em exemplo este é  portal de Juiz de Fora onde é possível fazer consultas públicas e obter informações básicas sobre os estabelecimentos. Como também, é possível utilizar o sistema de busca do CNES para localizar estabelecimentos por nome, localização ou especialidade. Àqueles que gostam de lidar pessoalmente sobre assuntos governamentais, as Secretárias de Saúde possuem profissionais específicos que auxiliam nas dúvidas e instruções de cadastro, inclusão e exclusão de informações. O CNES também conta com aplicativos que podem ser baixados através do próprio site para atualização dos dados.

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