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Accountability: por que as empresas procuram profissionais assim?

Profissionais com Accountability

Accountability é a palavra do momento. Os CEOs, gestores e líderes de RH da maiorias das empresas não param de usá-la para justificar seu crescimento. Mas o que significa Accountability?

Se alguém te der uma tradução de Accountability, desconfie! Da mesma forma que no nosso português temos palavras como “saudade”, que precisaríamos de muitas outras para explicar em outros idiomas, o mesmo acontece com essa expressão.

Accountability não pode ser resumida apenas em responsabilidade ou comprometimento. Accountability é um conceito cultural, que pode estar presente ou não em diversos contextos sociais. Vou te dar um exemplo:

Se você chega num assento de um shopping e encontra uma sombrinha, você procura saber de quem é aquele objeto assim que o encontra, mesmo sem ser o dono do objeto (sombrinha) ou o dono do lugar (shopping), você tem Accountability.

A pessoa com Accountability tem a característica humana de pensar no próximo e no contexto ao mesmo tempo e se inserir nele, no todo, e não se consolar dizendo “já estava aqui quando eu cheguei”.

Ok. Mas esse exemplo não explica como Accountability está presente no ambiente de trabalho. Vou explicar melhor. Você, por acaso, já viu algum projeto na sua empresa ter algum resultado diferente do esperado e se deparou com algumas dessas respostas:

“Não fiz porque não recebi a resposta ao email”; “Não era de interesse do meu cliente”; “Isso não está no meu escopo de trabalho”; “Se eu soubesse que era para hoje, teria feito;” “Sempre foi feito dessa forma”; “A gente pode fazer essa gambiarra aqui por enquanto que ela vai resolver o problema…”

Spoiler: Não. Não vai resolver não.

Accountability é justamente reconhecer a sua parte em uma equipe e saber que o que é esperado de você reflete não só no que diz respeito às suas funções, mas em todas as muitas outras atividades acontecendo na empresa em que você trabalha, seja você o presidente, o gerente, o funcionário, o moço do cafezinho ou o das cópias. Como o autor do livro Accountability: The Key to Driving a High-Performance Culture e consultor de empresas globais, Greg Bustin, coloca, Accountability é uma questão de cultura, e não uma técnica a ser aplicada à gestão do negócio. As empresas cada vez mais buscam profissionais que já vêm com esse perfil.

Perfil do Profissional com Accountability

  • Autoconsciência

Entende a importância que a sua atividade tem dentro de um projeto para sua equipe e para toda a empresa e está disposto a resolver ou reverter os efeitos de erros ou resultados que fujam do esperado.

  • Clareza de propósito e objetivo

Entende o que é esperado dele dentro da empresa e das suas funções sem ter que esperar coordenadas diretas a todo o momento. É algo que vai além da proatividade, esse profissional já sabe quais passos ele vai tomar para realizar uma meta pois ele sabe os objetivos da empresa.

  • Engajamento

O profissional com Accountability em seu DNA instintivamente se preocupa com o contexto, lembra? O engajamento com a equipe é importante e aumenta a produtividade de trabalhos em time e a confiança entre os colegas. Quando isso acontece, todos trabalham por um objetivo comum.

  • Resiliência

Havia uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho havia uma pedra… Os problemas vão acontecer e tudo bem. É importante que eles aconteçam, mas eles não impedem nenhum projeto de se realizar.

  • Autodesenvolvimento

Sabendo muito bem porquê está ali e porquê está fazendo aquilo, o profissional com Accountability sabe onde que chegar e como vai fazer para chegar lá.

  • Humildade

Entende que, sem as críticas não tem como a gente aprender a fazer melhor, não é mesmo?

  • Comunicação assertiva

Conseguir falar de um jeito claro, sem muita enrolação e sem ofender sobre as dificuldades, as falhas e as responsabilidades é um talento que as empresas valorizam muito.

  • Empatia

O profissional com Accountability se conecta com as pessoas e com as suas questões, não as considera menos importantes e nunca toma nenhuma medida ou decisão, por menor que seja, sem perguntar a opinião de todos os envolvidos.

  • Planejamento e organização

Sem organização não se chega a lugar nenhum, não é mesmo? E não estou falando de ter tudo anotado no papel. É você saber tudo o que você precisa fazer para chegar no seu objetivo. A história de fazer as pequenas metas para atingir uma ainda maior. Nada de usar desculpas como excesso de tarefas simultâneas para se consolar, por exemplo. Se elas são simultâneas, já identificamos o problema na organização, não é mesmo?

  • Foco na solução

Existem dois tipos de profissionais: o “ok, mas por quê?” que quer identificar o motivo de alguma coisa; e o “ok, mas como vamos melhorar isso?” quer sempre otimizar um resultado. Os dois são extremamente importantes dentro de qualquer negócio e você já deve ter visto que o segundo tem Accountability.

O colaborador com Accountability se preocupa em resolver um problema antes que ele vire um problema ainda maior, e acaba aliviando as crises na hora que elas acontecem.

Fonte: Julia Gianzanti, Professora na Fundação Instituto de Administração (FIA) na Revista Você RH – Edição Ago/Set 2019

Aposto que, se você chegou até aqui, já percebeu que você mesmo, já é um profissional com Accountability, não é? Me conta como você planeja seu autodesenvolvimento.

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