Por quanto tempo você se perguntou o que seria quando crescesse? As decisões que dão rumo ao nosso futuro não são nada fáceis de serem tomadas, principalmente se temos a ideia de que só podemos escolher uma alternativa e que ela deve ser definitiva.
De fato, se pegarmos o histórico de gerações anteriores no mercado de trabalho, enxergamos com clareza esse padrão em escolher uma profissão, encontrar um emprego e se desenvolver no mesmo. Passar anos numa mesma empresa, foi por muito tempo sinônimo de sucesso profissional.
E hoje? Porque essa ideia faz cada vez menos sentido tanto para profissionais, como para a própria dinâmica do mercado de trabalho? Você já ouviu falar em multipotencialidade?
Vamos então entender melhor esse conceito, suas implicações no mercado, além dos diferenciais e desafios de pessoas multipotenciais.
O termo multipotencialidade já diz muito sobre o seu significado, estamos falando da nossa capacidade como indivíduo, em possuir diferentes interesses e desenvolver diversas competências ao longo da vida.
O multipotencialista ou multipotencial é aquele cuja lista de afinidades (como profissões, hobbies e projetos) não se resume em uma única coisa. Ou seja, estamos falando de pessoas que tendem a mudar várias vezes de carreira, atuar em diferentes áreas ao mesmo tempo, ou combiná-las, criando algo novo.
Quantas vezes mudamos de opinião quanto ao que queríamos ser no futuro? Quantas pessoas já não mudaram drasticamente o rumo de suas carreiras no meio do caminho? Quantos ainda estão presos em rotinas que não fazem sentido para si, por não entenderem que existem outras possibilidades?
Ainda na adolescência, precisamos escolher o que cursar na universidade. A pressão dessa decisão, vem da ideia de que temos uma vocação verdadeira, que será o nosso destino, nos fará felizes e bem-sucedidos para sempre. Mas não seria para sempre tempo demais?
O mercado de trabalho mudou e continua mudando, com isso, a ideia de carreira como uma linha reta se tornou obsoleta. Isso significa que existe algo errado naqueles que possuem uma paixão e desejam segui-la durante a vida? Não! Isso significa que a multipotencialidade também passa a ganhar mais espaço e relevância neste cenário.
Um mundo pautado em constantes mudanças, é um mundo de oportunidade para aqueles profissionais com múltiplos interesses, ou que gostam de atuar em várias áreas ao invés de ser focados apenas num segmento.
Então se você é um profissional multipotencial, uma pessoa habilidosa intelectualmente, que cultiva diversos interesses, tem o desejo de aprimorar diferentes habilidades, não tenha dúvidas que o mercado de trabalho está propício para essa sua vontade em trabalhar em áreas diferentes.
Como tudo na vida, existe o ônus e o bônus em ser uma pessoa/profissional multipotencial. Tudo dependerá mesmo de como cada um lida e se desenvolve nesse sentido, e isso é algo que pode ser trabalhado. Existem dois caminhos, ou a multipotencialidade vai te abrir para novas possibilidades ou ela pode atrapalhar o seu desempenho. Visualize melhor:
Comece respondendo e refletindo acerca dessas 5 perguntas:
O que então, podemos aprender com o conceito de multipotencialidade? A lição que o texto de hoje deixa, é que não existe uma regra que diz que devemos ser uma coisa só, e que isso pode sim, ser uma coisa boa.
Podemos amar várias coisas ao mesmo tempo, sim! Assim como podemos ser tudo se quisermos (e dermos conta).
Você se identificou como uma pessoa multipotencial? Então talvez seja hora de desbravar este potencial e ir em busca de todas as possibilidades de aprendizados e experiências.