Ninguém é 100% criativo o tempo todo, o que é completamente normal e necessário. No entanto, quando se trata do setor de marketing de uma empresa, a criatividade é um pré requisito para gerar conteúdo atrativo. Justamente por esse motivo, ter um planejamento de conteúdo é essencial para nortear todas as ações do setor.
Na internet encontramos várias “regras” e “fórmulas mágicas” para criar conteúdo (o que eu, pessoalmente, não acredito nem um pouco que dê certo), mas nada funciona melhor do que simplesmente fazer e estar comprometido com o seu objetivo, e claro, ter o mínimo de planejamento possível em mente.
Para ter um bom planejamento de conteúdo encontramos algumas dicas valiosas e, consequentemente, contribuindo para a fluência da criatividade e economizando tempo que poderiam ser alocados para outras tarefas. Algumas delas são:
O primeiro passo para ter um bom planejamento de conteúdo é definir um objetivo. Seja o anúncio de um novo produto, reforço de marca ou a venda de algum produto ou serviço, é preciso ter isso definido desde o momento em que pensamos em produzir um novo material.
Definir esse objetivo é ter clareza de onde se quer chegar, e isso te auxilia a definir o melhor caminho e ordenar todas as etapas para alcançar esse objetivo.
Outro passo indispensável para ter um bom planejamento é conhecer muito bem os hábitos do seu público: qual tipo de conteúdo são mais consumidos? Em quais horários eles estão mais ativos? Seu perfil tem boas interações?
Essas informações variam de empresa para empresa. Uma organização pode ter diferentes personas concentradas em um único canal, e o conteúdo que atinge e engaja uma, pode não atingir a outra.
Em contraponto, outras empresas podem ter apenas um tipo de cliente ideal, e por isso é importante analisar bem a empresa, os produtos e os clientes, para produzir conteúdo coerente e que gere resultados.
Sabe aquele famoso bloqueio criativo? É justamente aqui que ter referências é uma etapa muito importante.
Conhecer pessoas que produzem conteúdo interessante, mesmo que de uma área diferente da sua, ajuda na hora de ter inspiração para criar. O mais interessante é que você pode, e deve, buscar referências em diversos canais: em livros, séries, filmes, Pinterest, Behance e Instagram, por exemplo.
É hora de juntar todas as informações acima em um único lugar. O objetivo, os insights sobre o seu público e suas referências, juntos, são capazes de gerar um calendário de conteúdo.
Nele você vai distribuir todas as ideias que teve em um calendário mensal, quinzenal ou semanal, você quem decide!. Dessa forma você vai conseguir se organizar muito melhor com o conteúdo, produção e agendamento de todos eles.
Muitas empresas optam por um planejamento mensal, porque, dessa forma, costumam aprofundar os temas ao longo do mês. Por exemplo: iniciam com um conteúdo mais amplo, que contextualize apenas o tema que será tratado futuramente. Em sequência, nas outras semanas do mês, o conteúdo vai, aos poucos, se tornando mais denso e se conectando com aqueles iniciais.
Além de criar o planejamento, também é importante pensar no formato de cada um deles. Será um post único? Um carrossel? Reels? Uma réplica do tiktok? Um blog post? Conteúdo exclusivo para determinados clientes? Todas essas são questões importantes a serem entendidas e respondidas, mas o que não pode faltar é um texto e/ou uma legenda bem criativos, e um call to action atrativo.
Aqui está o segredo para encontrar pontos de melhoria e manter os resultados positivos. Analise o número de acessos, curtidas, comentários, salvamentos, compartilhamentos, respostas, e tudo que gere ainda mais insights para continuar planejando e produzindo conteúdos cada vez melhores.
Produzir conteúdo para a internet demanda tempo e energia, mas como você pôde perceber, não é algo impossível.