Já é de conhecimento geral que os jovens de hoje serão os profissionais do amanhã, mas eles estão preparados para esse futuro?
Os modelos educacionais tradicionais já não condizem mais com a nossa realidade, principalmente depois dessas últimas mudanças, consequências do momento que vivemos.
Tivemos que repensar alguns conceitos. A tecnologia, que muitas vezes era vista como a vilã do adolescente, passou a ser aliada, sem que nós pudéssemos nos preparar para isso. Questões emocionais ficaram latentes em muitos jovens e a interação através das telas trouxeram questões difíceis e que deixarão marcas.
De acordo com um estudo realizado pelo Conselho Nacional da Juventude, desde o início da pandemia, em 2020, o número de jovens que pensaram em parar de estudar cresceu de 28% para 49% em 2021, na faixa etária de 18 a 24 anos.
Esse índice alarmante reforça a ideia de que precisamos repensar nosso formato educacional. Além de não ter capacidade de suprir as necessidades do mercado de trabalho em constante desenvolvimento e cada vez mais exigente quando falamos de comportamento.
Assim, desenvolver características comportamentais se tornou hoje fundamental para esses jovens que iniciam sua trajetória, consigam se adaptar à qualquer realidade, independente do momento.
Segundo a Universidade de Oxford, 47% dos empregos atuais vão desaparecer em 20 anos. Isso nos dá certeza de que estamos no caminho certo, orientar os jovens à construção de um repertório mais amplo, com conhecimentos vastos, que vão além da técnica.
Estimular o desenvolvimento de habilidades comportamentais se torna um diferencial para enfrentar a vida e o mercado de trabalho. Essas são algumas das habilidades que entendemos serem fundamentais na formação de cada indivíduo.
Essa capacidade se refere à necessidade e habilidade de estabelecer conexões e vínculos com outras pessoas dentro de um determinado contexto. Em qualquer área de atuação é natural que o ser humano se relacione com outras pessoas, saiba lidar com diferenças e seja capaz de trabalhar em equipe.
Ser proativo significa ter capacidade de agir antecipadamente, de resolver situações e problemas futuros sem que seja obrigatoriamente solicitado. É a busca por mudanças de maneira espontânea.
Pessoas que desenvolvem essa habilidade geralmente, têm uma boa visão de futuro, identificam necessidades e prevêem problemas. Em geral, essas pessoas são mais eficientes no dia a dia, são ágeis na identificação de necessidades e na busca por soluções.
Essa habilidade indica a capacidade de um indivíduo de organizar e expor suas ideias com clareza e de maneira bem definida. No dia a dia, pessoas organizadas conseguem planejar suas tarefas e dedicar um tempo melhor para cada atividade, sem desperdícios.
Relacionado às ações a curto, médio e longo prazo, o planejamento se aplica desde a definição de uma to do list diária, até a definição de OKR’s e KPI’s da organização, além de outros processos e atividades.
Na nossa rotina, o planejamento é importante em todas as áreas da vida, nos dando uma perspectiva clara sobre o que precisa ser feito. Ou seja, quais objetivos devem ser alcançados. Além disso, estima quanto tempo será gasto para completá-los.
Muito tem se falado em empatia nos últimos anos. Essa habilidade consiste em compreender o sentimento e reação de outras pessoas, incentivando o altruísmo e a capacidade de ajudar.
Dessa forma, ativamos a escuta ativa e assim conseguimos nos conectar de fato a outras pessoas, estimulando a reciprocidade e a interconectividade.
Desse incômodo constante e do genuíno interesse na construção de seres humanos melhores, o Grupo Larch desenvolveu o Geração Larch: um programa voltado justamente para o desenvolvimento dessas Habilidades e Competências Comportamentais para que eles busquem se posicionar de forma diferente e construam seu futuro com segurança e autonomia.
Durante 10 meses, através do autoconhecimento, do reconhecimentos de talentos e de um planejamento com construção de objetivos e metas, geraremos estímulos para que esses jovens aprendam a se posicionar na vida e no mercado de trabalho.
Contando com encontros presenciais e remotos e com profissionais das mais diversas áreas de atuação, além de conteúdos aplicados à prática que reforçarão o aprendizado individual e coletivo.
Essa é a nossa missão, garantir que cada integrante do programa Geração Larch assuma o protagonismo da própria vida!