Os hábitos de compra mudaram, e com a globalização o consumidor está cada vez mais exigente e informado, e já não tolera a venda a qualquer preço.
Nesse cenário os profissionais de vendas tiveram que se reposicionar, atuando muito mais como consultores do que apenas vendedores, passando a identificar e entender as reais dores e necessidades dos clientes, para que, a partir disso, pudessem apresentar-lhes uma solução que, de fato, resolveria essa necessidade.
Um estudo descrito no livro SPIN Selling – Construindo Relacionamentos de Alto Valor para Seus Clientes, de Neil Rackham demonstra que:
Isso significa que, nem sempre, utilizar técnicas tradicionais de venda, como a persuasão, te trará os melhores resultados, pois quanto maior o grau de complexidade da venda mais consultiva ela deve ser.
Essa metodologia surgiu da junção de duas habilidades: vender produtos ou serviços e dar consultorias. Como disse antes, ela consiste na preocupação genuína do vendedor em entender como suprir as necessidades da empresa/cliente.
Ele se posiciona como um especialista, demonstrando conhecimento do produto e de todas as soluções possíveis.
Diferente de um processo de venda tradicional, na venda consultiva o vendedor precisa investigar se o que ele tem a oferecer faz sentido para aquele consumidor que o procura. Para isso é preciso identificar algumas questões fundamentais:
Nesse momento o consultor pode chegar a diferentes conclusões e, em alguns casos, pode até dizer ao prospect que o que ele tem a oferecer não é a melhor solução. Isso é agir com transparência e ética, e não querer vender a todo custo.
Na venda consultiva, o vendedor precisa se preparar para atender o cliente, e vale a pena ressaltar alguns pontos importantes:
Se aplicada corretamente, a venda consultiva pode trazer muitas vantagens para a sua empresa. Ao se posicionar como um especialista o vendedor está GERANDO AUTORIDADE e isso deixa os clientes mais seguros na tomada de decisão de compra. O cliente passa ter mais confiança em fazer negócio com a sua empresa e quando precisar de um outro produto ou serviço ele irá te procurar, gerando RECOMPRA.
E naturalmente, quando você realiza um bom trabalho, seus clientes se tornam promotores, INDICANDO seus produtos, serviços e a própria empresa para outros contatos.
Por isso nossa dica é: invista na venda consultiva!
Conte conosco do Grupo Larch para desenvolver esse processo e percepção na equipe de vendas da sua empresa!