Há pouco mais de um ano, quando a pandemia de Covid-19 teve início em todo mundo, as empresas precisaram adaptar seus negócios para continuar vendendo mesmo com as portas fechadas. A internet e os marketplaces foram os meios encontrados por elas para manter o relacionamento com os seus clientes e realizar novas vendas.
Com a flexibilização das medidas restritivas em muitos municípios brasileiros, as empresas puderam retomar suas atividades, mas sem deixar de concentrar esforços para a sua evolução dentro da rede, fazendo valer aquela máxima que diz: se você não está na internet, você não existe. Assim, estar presente na internet deixou de ser um diferencial e tornou-se uma obrigação.
Mas qual caminho seguir para continuar operando no digital e conquistar ainda mais clientes e vendas? Micro e pequenas empresas que possuem uma loja online, por exemplo, encontraram em sites de marketplace uma oportunidade para ampliar sua gama de clientes e ter custos mais acessíveis se comparados aos investimentos necessários para se construir uma plataforma de e-commerce própria.
Quando investir no marketplace?
Em primeiro lugar é preciso entender o que é e como funciona um marketplace. Em tradução livre, marketplace é uma junção entre as palavras inglesas “Market”, que significa mercado, e “place”, que significa lugar. Assim, o termo nada mais é do que um local onde se concentram comércio de bens e serviços. E este espaço tanto pode ser físico quanto virtual.
Para quem já vende online e deseja expandir seus negócios, ou quer migrar para a internet, o marketplace pode ser uma boa oportunidade para alcançar clientes de maneira mais rápida e eficaz e, de início, sem precisar fazer grandes investimentos em publicidade. Veja algumas vantagens:
Mas, nem tudo são flores no universo dos negócios. Por isso, o empreendedor precisa avaliar algumas desvantagens que estas plataformas de venda online proporcionam aos empreendedores. As principais são:
Por fim, é preciso ressaltar que decidir operar via marketplace não impede o empresário de criar o seu próprio e-commerce. Neste quesito, tudo dependerá do capital que a empresa possui para realizar este tipo de investimento para construir a sua própria loja online, sua reputação e sua presença na internet de forma sólida, segura e confiável.
Ainda se sente incerto sobre inserir ou não sua empresa em marketplaces? Conte conosco do Grupo Larch!