Nós fomos ensinados que existe uma receita pronta para a felicidade e satisfação pessoal: relacionamentos que prezamos, um trabalho que gostamos de fazer, o cargo dos nossos sonhos, bens que conquistamos e tudo mais.
E sim, quando nos sentimos realizados de tal forma, estamos felizes, mas a verdadeira questão aqui, é que tudo isso é o resultado de uma jornada que começa no autoconhecimento. Neste sentido, tudo o que fazemos, aonde chegamos, como chegamos e, principalmente, porquê chegamos, passa pela consciência sobre os nossos valores e o nosso propósito.
Ambos são pilares da nossa construção como pessoa e servem como um verdadeiro mapa de nós mesmos.
Vamos começar então entendendo o que são valores e propósito?
Podemos definir valores como o conjunto de princípios que orientam, guiam e moldam o nosso comportamento e influenciam as nossas condutas e ações, gerando impactos internos e externos, que podem ser positivos ou negativos conforme o contexto ou a escolha no momento.
Os nossos valores são uma construção, algo que vamos moldando ao longo da vida, e que descobrimos a partir do momento em que olhamos para dentro e fazemos questionamentos como:
Outro ponto importante é que nossos valores também sofrem influência do ambiente em que vivemos e daqueles com quem convivemos, por isso, muitas vezes é até comum que tenhamos valores semelhantes aos dos nossos pais ou dos grupos sociais que frequentamos.
Por que, porque, por quê, porquê, não importa a sua aplicação gramatical, o propósito é a resposta para todos eles e o que impulsiona e motiva os nossos objetivos.
Na verdade, quando falamos em propósito vamos além, é algo muito maior e para começarmos a entender de fato, gostaria de te fazer uma pergunta: qual a razão pela qual você acorda todas as manhãs? Se você tem clara a resposta para essa pergunta então tem o seu propósito.
Ou seja, o propósito está diretamente ligado à sua missão, é aquilo que te dá sentido de viver e te gera o desejo de levantar para realizar e conquistar objetivos diariamente.
Viver com propósito é conhecer os seus porquês, para não se deixar vencer nas adversidades, ser resiliente e alcançar objetivos de forma mais concreta e segura.
Quando falamos de valores e propósitos pessoais, estamos falando de uma jornada que pauta nossa existência, gostos e preferências, atitudes e ações.
Podemos dizer que é como se fosse uma impressão digital, pois por mais que as pessoas possam compartilhar valores e propósitos, esse conjunto em cada um é único e quando potencializados, se tornam grandes diferenciais.
“Se você seguir seu PORQUÊ, os outros seguirão você.”
Esse é um ensinamento valioso do livro “Comece Pelo Porquê”, escrito por Simon Sinek. Por sinal, fica aqui essa indicação para você que deseja entender melhor o tema e aproveitar insights pertinentes.
Para as empresas, o conceito de propósito não foge da ideia de que essa é a sua razão de existir, sua impressão digital, como já mencionamos. Uma empresa com propósito é aquela em que todo o seu ecossistema, produtos/serviços, gestão e objetivos giram em torno dessa missão, bem como, o seu posicionamento e ações.
Em seu livro, Sinek traz o argumento de que empresas bem sucedidas não começam seu planejamento pensando no retorno financeiro, pelo contrário, começam pensando na realização de um propósito e os retornos financeiros serão resultados dessas ações.
Na prática, isso pode ser mais desafiador do que parece, pois, apesar de todas as organizações começarem pelo PORQUÊ, nem todas conseguem sustentar isso e manter claro ao longo do tempo.
Se não souber por onde começar quando o assunto são valores e propósito, você pode começar com um simples questionamento: se a sua empresa fosse uma pessoa, por quais atitudes ela deveria ser conhecida, lembrada e admirada?
O verdadeiro propósito está naquilo que amamos fazer, até pelo fato de que não há motivação maior que essa para fazermos um trabalho bem feito. Em geral, isso está associado a uma atividade/produto que gera impacto positivo para as pessoas e a nossa sociedade como um todo.
Um propósito não é um objetivo simples de ser alcançado, por isso, sua construção demanda tempo, trabalho contínuo e foco.
A atração de talentos que se identificam com o propósito da organização significa, na prática, a capacidade em engajar colaboradores através do sentimento de pertencimento, de que estão investindo seu tempo em algo produtivo e contribuindo para algo maior, em que acreditam. Isto, além de favorecer a retenção de talentos, fortalece a relação das pessoas e do time.
A competitividade do mercado atual tornou a experiência do cliente um fator indispensável para qualquer negócio. Logo, essas empresas estão sempre atentas ao sentimento dos clientes e buscam encantá-los.
Tudo isso é construído por meio do posicionamento. A forma como uma empresa se posiciona mostra como ela transmite seus valores através de ações, e o seu propósito através de cada uma das suas entregas.
Depois de tudo que discutimos até aqui, podemos compreender que tanto para pessoas, como para as empresas, os valores e o propósito são elementos estruturais básicos, verdadeiros pilares.
Antes de finalizarmos, não posso deixar de falar também sobre o valor da convergência entre o propósito e os valores de pessoas e empresas, afinal, a autorrealização e a realização profissional devem estar sempre bem alinhadas.