Autogestão X Autorresponsabilidade
30 de junho de 2023
Como identificar que você precisa fazer uma autodescoberta?
7 de julho de 2023
Exibir tudo

Planejamento Financeiro: O que é, seus benefícios e quais erros devem ser evitados

Hands of female entrepreneur working with bills and documents

Planejamento Financeiro é um cronograma financeiro voltado para um determinado período a longo prazo, algo anual. Serve também como uma estratégia para tomadas de decisão, o que facilita a realizações de objetivos, levando em consideração o perfil e a característica de cada empresa.

O processo começa com uma análise sólida da situação, a intenção não é apenas analisar números e definir orçamentos é preciso agir de forma estratégica e fazer levantamento e inclusão de dados como: levantamento de dívidas, levantamento patrimonial, dados financeiros da empresa (receitas, gastos, custos), ou seja, informações relevantes para o setor financeiro da sua empresa.

O planejamento financeiro nada mais é do que lidar com metas e direcionamentos para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados, se preparando para o futuro e identificando possíveis riscos ou oportunidades.

Quais os benefícios do Planejamento Financeiro?

Inúmeros são os benefícios em fazer um planejamento financeiro, o controle das finanças é uma delas, onde permite acompanhar gastos, evitar desperdícios, e controlar despesas evitando inadimplências.

Planejar financeiramente é o primeiro passo para ter acesso a informações valiosas que vão contribuir nas importantes tomadas de decisões no negócio. Fazer esse planejamento envolve projeções financeiras para o futuro, isso inclui prever as receitas esperadas, estimar os custos e as despesas, e analisar a necessidade de capital.

Outros benefícios para o planejamento financeiro são:

• Parâmetro dos gastos mensais;

• Ter demonstração dos resultados;

• Controle do fluxo de caixa;

• Análises das finanças para redução de custos;

• Realizar investimentos para o dinheiro render;

• Preparação para lidar com imprevistos financeiros.

Quais erros devem ser evitados?

 Para garantir uma gestão financeira eficaz existem alguns erros que devem ser evitados. Subestimar os gastos é uma delas, as empresas tendem a subestimar as despesas associadas às suas operações, o que pode levar a problemas de fluxo de caixa e dificuldades financeiras. O que pode resultar em estimativas imprecisas da situação financeira atual, gerando um orçamento irrealista e com grandes dificuldades para cumprir as obrigações financeiras.

Se os gastos não forem acompanhados regularmente, é provável que a empresa exceda o orçamento estabelecido, consequentemente problemas com o fluxo de caixa e necessidades de tomar medidas corretivas drásticas.

Esquecer de fazer uma reserva financeira, também é um erro que pode gerar grandes dificuldades quando ocorrerem situações inesperadas, podendo impactar diretamente nas vendas dependendo do segmento.

O maior desafio para um planejamento financeiro eficiente é a incerteza, onde afeta diretamente a gestão equilibrada de entradas e saídas. Até porque o ambiente empresarial está sujeito a mudanças constantes, como flutuações de mercado e variações de taxas de juros. Então, para que haja um sólido trabalho de execução, o gestor precisa se atentar se o planejamento está de acordo com as diretrizes da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *