Manter as finanças pessoais e empresariais separadas é essencial, essa prática possibilita uma visão clara e organizadas de toda as suas finanças. Sabemos que fazer uma gestão financeira é um desafio bem comum para os empreendedores, que enfrentam no seu dia a dia as dificuldades em ter que separar as suas finanças pessoais das finanças empresariais.
As finanças pessoais estão relacionadas as atividades do dinheiro de uma pessoa ou da família, envolvendo o orçamento doméstico, investimentos, uso de crédito, planejamento da aposentadoria. Já as finanças empresariais por sua vez estão ligadas ao dinheiro da empresa, como pagamento de folha e impostos, que precisam de uma gestão e direcionamento específicos, valorizando o negócio.
Pode parecer simples, mas tomar esse primeiro passo na organização das nossas finanças pode ser o pontapé inicial para o tão sonhado equilíbrio financeiro. Mas para colocar isso em prática é necessário olharmos com mais atenção alguns processos diários, e não perder o controle do todo.
Quando não temos uma separação bem clara das duas necessidades financeiras, pessoal e empresarial, falta de previsibilidade de gastos, é muito comum ocorrer perda do controle financeiro, ausência da visibilidade dos gastos e falta de planejamento financeiro. Pode parecer estranho, mas mais importante do que ganhar dinheiro é entender de onde ele vem e para onde ele vai, quais são suas prioridades e necessidades no momento para que você possa analisar e gastar estrategicamente dependendo da sua situação.
Após conhecer a importância de manter as finanças pessoais separadas das finanças empresariais, realize um controle principalmente das empresariais. Dentro da nossa Terceirização Financeira um dos primeiros passos que alinhamos com cliente é justamente essa separação, para que todo o processo estruturado e implementado posteriormente tenha maior assertividade, tomadas de decisões mais conscientes e assim podemos traçar estratégias de crescimento alinhadas com o objetivo da empresa.