Seja no âmbito político, ambiental ou social, o mundo tem passado, muito rapidamente, por várias transformações. Essas mudanças afetam as pessoas, tanto na vida pessoal quanto na profissional e, por conta do mercado cada vez mais competitivo, surge a necessidade das empresas monitorarem a performance de seus colaboradores. Diante disso, se você, como profissional de RH, ainda não sabe o que é avaliação de desempenho, entenda que ela pode ser uma peça-chave nesse momento.
Isso porque, nos negócios, é fundamental avaliar para crescer. Logo, se as pessoas que fazem parte da sua equipe são o bem mais valioso da sua organização, entender o comportamento de cada colaborador, além das suas forças e fraquezas, torna-se essencial para que elas sejam colocadas em primeiro lugar — formando assim, um time de alta performance.
Se você ficou interessado pelo assunto, quer entender melhor o que é a avaliação de desempenho e como ela pode ser sua aliada na gestão de pessoas, acompanhe a leitura!
Resumidamente, trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas que tem como objetivo entender e monitorar a performance individual ou de um grupo de colaboradores de uma empresa.
Durante o processo de avaliação de desempenho, que é realizado por meio de um questionário, são analisadas particularidades, como postura profissional, hard e soft skills, relacionamento com os demais colegas de equipe, dentre outros pontos fundamentais — de acordo com as exigências do cargo e com a cultura da organização como um todo.
Assim, com esses dados em mãos, o setor de RH, juntamente com gestores e líderes, pode tomar decisões mais efetivas com base na gestão de pessoas, além de fornecer feedbacks construtivos.
Considerado o pai do RH, o autor Idalberto Chiavenato conceitua esse elemento como: “um poderoso meio de resolver problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e de vida dentro das empresas”.
Veja agora com mais detalhes alguns dos benefícios da avaliação de desempenho.
A avaliação de desempenho permite a análise e a identificação de pontos de melhoria, necessidades de treinamento e, até mesmo, auxilia na realocação do colaborador para outras funções e cargos de acordo com seu perfil comportamental.
Assim, suas características e competências profissionais serão potencializadas, deixando o colaborador mais motivado e engajado e, como consequência, a rotatividade e o absenteísmo diminuirão e os resultados da empresa serão os melhores.
Por meio da avaliação de desempenho, o colaborador tem a oportunidade de ter um autoconhecimento sobre suas competências técnicas e comportamentais. Logo, em posse do mapeamento dos seus pontos fortes e fracos, torna-se mais fácil desenvolvê-los e aprimorá-los.
Inclusive, com o auxílio do gestor, o colaborador pode elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), facilitando o alinhamento dos interesses organizacionais com seus objetivos pessoais. Assim, o profissional se sentirá desafiado a crescer juntamente com a organização, mesmo seguindo um plano de carreira próprio.
Agora que você entendeu melhor o que é avaliação de desempenho e o quanto ela tem a agregar para que a gestão da sua empresa seja mais humanizada, não deixe de colocar essa ferramenta em prática. Assim, é possível ter insights valiosos para a obtenção de um time de alta performance, trazendo crescimento para a organização e agregando maior valor à marca!