Upskilling e reskilling são termos cada vez mais comuns no mundo corporativo, e com razão!
Eles representam duas estratégias cruciais para que profissionais e empresas se adaptem às rápidas mudanças do mercado de trabalho, impulsionadas pela globalização, pela inteligência artificial (IA) e outros avanços tecnológicos. Por isso, é importante investir em upskilling e reskilling para garantir a relevância da atuação dos seus funcionários no futuro.
São conceitos que se referem ao desenvolvimento de habilidades e competências para atender às demandas do mercado de trabalho. Neste contexto, o upskilling e o reskilling são fundamentais para garantir que a força de trabalho esteja sempre preparada para enfrentar os desafios que são cada vez maiores no universo corporativo.
Upskilling significa “qualificação” e trata de um processo de aprendizado contínuo, em que a pessoa aprimora seus conhecimentos e amplia suas habilidades em algo que já conhece.
Objetivo: Aumentar a performance e a produtividade do colaborador em seu cargo atual.
Exemplo: Um programador aprendendo uma nova linguagem de programação ou um designer gráfico se especializando em design de interfaces.
Reskilling significa “requalificação” e refere-se a um processo de reeducação em que a pessoa desenvolve novas habilidades, competências e conhecimentos para desempenhar uma nova função que permitam ao profissional mudar a área de atuação ou desempenhar funções diferentes dentro da mesma empresa.
Objetivo: Adaptar-se a novas demandas do mercado e garantir a empregabilidade a longo prazo.
Exemplo: Um profissional de marketing se tornando um especialista em dados ou um engenheiro civil migrando para a área de gestão de projetos.
O RH, por sua vez, desempenha um papel central nesse processo, e com o passar do tempo evoluiu de um setor administrativo para uma área estratégica nas empresas. Atualmente, o RH atua como um parceiro de negócios, alinhando as iniciativas de desenvolvimento de pessoas aos objetivos da organização, o que faz com que ele identifique as lacunas de habilidades, desenhando programas de treinamentos personalizados e promovendo uma cultura de aprendizado forte. Para atuar de forma estratégica, os profissionais de RH precisam estar constantemente atualizados sobre as últimas tendências e tecnologias. Isso exige um investimento contínuo em seu próprio desenvolvimento, garantindo que estejam aptos a liderar as iniciativas de upskilling e reskilling na empresa.
Apesar da importância do upskilling e reskilling, o RH enfrenta desafios como a resistência à mudança e a alocação de recursos.
Um dos papéis de um RH estratégico é atuar frente a capacitação profissional dos colaboradores, identificando as necessidades de desenvolvimento de habilidades e criar programas de treinamento personalizados para atender a essas demandas específicas. Isso envolve não apenas fornecer treinamentos técnicos, mas também promover o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, que são cada vez mais valorizadas no ambiente de trabalho. O RH deve se atentar ao planejamento e implementação de estratégias de treinamento das competências essenciais que estejam alinhadas com as metas organizacionais de curto e longo prazo.
Para isso, deve contar com o apoio de tecnologias para a gestão de pessoas, como plataformas de e-learning e ferramentas de análise de dados que oferecem oportunidades para otimizar os processos e tornar o aprendizado mais personalizado e eficaz a fim de incentivar e facilitar o desenvolvimento contínuo entre os colaboradores, seja por meio de cursos formais, online, mentorias ou outras iniciativas de desenvolvimento profissional.
Embora cada organização tenha seu próprio método, os passos para implementar um plano de reskilling e upskilling podem ser resumidos em algumas diretrizes gerais.
Primeiro, é necessário desenvolver um planejamento estratégico que envolva tanto o RH quanto os gestores e a diretoria. Assim, o profissional de RH, em colaboração com os gestores, é responsável por identificar essas lacunas, levantando as necessidades de recrutar novos talentos, fornecer treinamentos corporativos e criar oportunidades internas de desenvolvimento, entre outras ações.
Primeiro, faça o mapeamento das habilidades necessárias para que a empresa alcance seus objetivos futuros. Isso facilitará a visualização do que já existe internamente e do que precisa ser criado e desenvolvido.
Em seguida, crie um programa de treinamento e desenvolvimento que poderá contar com capacitações internas ou externas que permitam que os colaboradores melhorem seu desempenho em suas áreas e adquiram novas habilidades e competências.
Por fim, utilize a tecnologia como aliada. Hoje em dia, já existem diversos softwares no mercado que facilitam o dia a dia do RH. Grupos de estudos online ou fóruns de especialização que podem complementar os aprendizados dos colaboradores.
Identificação das Necessidades:
Design de Programas de Treinamento:
Implementação e Gestão:
Cultura de Aprendizado:
Mensuração de Resultados:
Com a ajuda do RH as organizações precisam adotar mais abordagens de upskilling e reskilling para lidar com os desafios de um mundo corporativo repleto de oportunidades em automação, análise de dados, inteligência artificial (IA) e outras tecnologias emergentes. No entanto, para garantir a produtividade nesse cenário, é fundamental fomentar o processo de upskilling e reskilling nas empresas para aumentar a força de trabalho e qualificar as pessoas com as soft skills do futuro. E para isso será necessário que o RH e a Empresa trabalhem em parceria para criar a combinação ideal de pessoas qualificadas e adaptáveis, alinhadas à cultura certa, com a mentalidade e os comportamentos adequados para impulsionar os negócios.