A motivação, seja no âmbito profissional quanto no pessoal, é um tema muito discutido atualmente. O que leva uma pessoa a agir como ela age no ambiente de trabalho? Qual é o motivo por trás de determinadas ações que tomamos? Por que algumas pessoas recebem estímulos semelhantes, mas entregam resultados completamente diferentes?
As respostas para essas perguntas são muito pessoais e, muitas vezes, respondê-las pode ser um desafio! Porém, existe uma ferramenta que pode nos ajudar a entender um pouco melhor a como lidar com as pessoas ao nosso redor e, de maneira surpreendente, como lidar melhor com nós mesmos: os Moving Motivators!
Essa ferramenta, também conhecida como “Motivadores Intrínsecos”, foi desenvolvida por Daniel H. Pink, autor do livro “Motivação 3.0”. Ela surgiu com o intuito de ser uma alternativa para ajudar equipes a entenderem melhor o que motiva os colaboradores!
Quando aplicada em uma organização, é possível enxergar com mais clareza como lidar com nossos colegas de trabalho, tendo a oportunidade de descobrir como podemos nos automotivar e refletir sobre que tipo de ambiente profissional faz mais sentido para nós, considerando o momento em que estamos na nossa vida.
Essa ferramenta se tornou muito importante para as empresas porque, a partir dela, podemos entender como cada colaborador se motiva e, dessa forma, sendo mais produtivos para a organização. Além disso, é possível gerar estímulos relacionados aos principais motivadores de cada pessoa, fazendo com que a equipe seja mais feliz e realizada no ambiente de trabalho.
Segundo a metodologia desenvolvida por Daniel Pink, existem 10 motivadores intrínsecos em todas as pessoas. Porém, esses motivadores se apresentam com intensidades diferentes para cada uma delas.
É importante ressaltar que essa intensidade pode aumentar ou diminuir conforme o nível de autoconhecimento e momento de vida dessa pessoa
Assim, os 10 motivadores apontados por Daniel Pink são:
Agora que você já conhece os Moving Motivators e sabe a sua importância, resta saber como aplicá-la na sua organização. Então vamos lá:
1º Passo: Separe a sua equipe, individualmente, para que cada colaborador possa refletir sobre os seus 10 motivadores.
A pessoa deverá colocar os seus motivadores em ordem. Os motivadores mais intensos e importantes para aquele colaboradores devem ser colocados do lado direito, e os menos intensos e importantes colocados do lado esquerdo esquerda, seguindo uma ordem de intensidade como mostra o exemplo abaixo:
O que pode ajudar muito nesse primeiro passo é pensar em possíveis respostas para as perguntas: O que me motiva no trabalho? O que me motiva na minha vida pessoal? Que tipo de características e comportamentos de pessoas ao meu redor, me motivam e quais me desmotivam?
2º Passo: Você deverá juntar as equipes de trabalho ou a empresa toda
Agora é a hora em que cada colaborador terá a oportunidade de explicar porque colocou seus motivadores nessa ordem, explicando questões profissionais e pessoais que levaram ele a decidir a ordem!
3º Passo: é preciso entender as motivações de cada um e os motivadores da equipe
Além de entender cada colaborador individualmente, é importante entender os principais motivadores da equipe como um todo. E é nessa hora que a dinâmica vira quase um jogo!
Para relacionar os moving motivators individuais é preciso fazer uma soma de cada motivador. Mas como fazer isso?
O motivador que está na extrema direita, ou seja, o motivador mais intenso e importante para cada colaborador valerá 10 pontos! O segundo mais intenso terá o valor de 9 pontos e assim por diante até chegar no motivador da extrema esquerda, que valerá apenas 1 ponto (motivador com menos intensidade).
Depois que cada equipe somar cada motivador, será possível identificar quais são os motivadores mais importantes para aquele conjunto de pessoas!
4º Passo: A relação entre pessoal e equipe
Agora só resta refletir como nossos motivadores individuais se relacionam com os motivadores da nossa equipe. É importante dizer que existe uma possibilidade muito grande dos nossos motivadores serem diferentes dos da equipe e não existe problema algum se isso de fato acontecer.
Uma equipe de alta performance é aquela que é composta por pessoas diferentes, com vivências diferentes! Ter uma equipe que se motiva de formas diferentes pode contribuir muito para a produtividade da empresa, tendo em vista que diferentes visões se complementam e deixam nossa equipe de trabalho mais equilibrada!