Você sabe como medir a saúde financeira da sua empresa? Atualmente existem muitos mecanismos, fórmulas e técnicas que ajudam a trazer dados e informações aos gestores de uma forma mais clara, no entanto, há um recurso básico que torna este processo algo muito mais simples e igualmente eficaz. Ele se chama fluxo de caixa.
Sabe aquela expressão “fechar o caixa”? Pois então, ela representa toda a ação que o fluxo de caixa propõe. Esta ferramenta é fundamental para que o empresário possa ter mais controle financeiro do seu negócio e entender como estão as finanças da sua empresa, controlar gastos e investimentos para tomar as melhores decisões. A seguir, vamos te mostrar como ela funciona e os motivos para você jamais deixar esse recurso de lado.
Como dissemos anteriormente, o termo fluxo de caixa nada mais é do que o controle e a previsão de todas as movimentações financeiras de uma empresa. Ou seja, é o registro das receitas que entram e saem ao longo dos meses.
Quando o gestor acompanha esse fluxo com atenção, ele consegue identificar as atividades que vão demandar mais recursos, podendo realizar um melhor planejamento financeiro para viabilizar novos investimentos de forma segura e prudente. Por meio deste controle, ele ainda consegue enxergar onde devem ser feitos cortes e planos de ação para o desenvolvimento da sua organização.
O sucesso de uma empresa está intimamente ligado à maneira como a gestão financeira acontece dentro dela. Assim, para que uma organização possa crescer e se manter saudável, ela precisa que seus dados financeiros sejam acompanhados diariamente.
Por isso, o fluxo de caixa é tão essencial, principalmente para o empresário que deseja ter clareza sobre as seguintes informações:
Quando o fluxo de caixa é organizado e atualizado, o empresário consegue ter conhecimento sobre tudo o que está acontecendo no seu negócio. Essa transparência ajuda o gestor a mensurar riscos, projetar novas metas e saber qual o melhor caminho seguir para continuar se desenvolvendo.
Em outras palavras, conhecer a fundo o fluxo de caixa dá ao empresário mais segurança para as suas tomadas de decisões, sejam elas para curto, médio ou longo prazo.
Vale destacar, ainda, que empresas com boa saúde financeira e que progridem no mercado são aquelas que conseguem manter o controle do seu dinheiro, das suas vendas, dos seus pagamentos, dos seus tributos, das entradas e das saídas de recursos.
Para que o fluxo de caixa aconteça de forma efetiva, o gestor precisa mensurar os seguintes itens:
O fluxo de caixa é uma ferramenta simples, porém, pode ser aplicado em diferentes modalidades. Cada uma delas possui objetivos e características únicos, que são fundamentais para que a empresa consiga utilizá-los de maneira correta, veja:
Ao longo desta leitura você deve ter percebido a importância que o fluxo de caixa tem para a saúde de uma empresa. Por mais que seja uma conta simples, é preciso ter ao lado ferramentas e conhecimentos sobre o tema.
Aqui no Grupo Larch oferecemos o serviço: Larch Terceirização Financeira: do operacional ao estratégico. Neste trabalho, oferecemos às empresas não só uma otimização nos processos, garantindo mais eficiência, qualidade e flexibilização das etapas de acordo com cada tipo de negócio.
Nossa equipe é preparada e qualificada para cuidar do operacional ao estratégico, incluindo a gestão do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, faturamento e gestão orçamentária da sua empresa. Mas além disso, priorizamos uma visão estratégica sobre o setor financeiro e comercial, estruturando processos para a fidelização, recompra e experiência do cliente, considerando que em decorrência das mudanças de consumo, um negócio que visa apenas vender e ter lucro, sem fidelizar e gerar uma boa experiência ao cliente, não se mantém competitiva no mercado. Clique aqui e veja mais sobre os nossos serviços.