Desafios da gestão familiar
26 de julho de 2018
Mentoria de carreira: entenda como funciona
31 de outubro de 2018
Exibir tudo

Gestão de Processos: o segredo da produtividade e lucratividade na crise econômica

Aumentar a lucratividade da sua empresa no atual contexto econômico é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Essa instabilidade financeira influencia na produção e nos investimentos e, consequentemente, na sua gestão e na relação com os consumidores. Para mudar essa realidade e progredir nesse momento difícil, a chave é a gestão de processos. Este mecanismo significa traçar uma estratégia da organização e alinhar as atividades para que tudo ocorra da forma mais eficiente. Quer saber como? Listamos abaixo 3 diferenciais da Gestão de Processos que influenciam na lucratividade da empresa!

1 – Padronização

Uma gestão eficiente de processo consiste na padronização da empresa como um todo, para garantir que a conduta adotada seja transparente. E dependendo do tamanho da empresa, garante a governança corporativa necessária, ou seja, os sócios têm garantia de que estão seguros com aquele processo, evitando desvios e desperdício de recurso, por exemplo. Esta estruturação torna integrada e sintonizada a maneira com que os funcionários atuam, aperfeiçoando a capacidade de antecipar, gerenciar e responder às alterações do mercado. Esta padronização faz com que sua empresa cresça e consiga se sobressair cada vez mais.

2 – Melhoria contínua

A gestão de processos está relacionada à eficiência da operação. Muitas vezes, o que resume a gestão comum de processos é: “aqui sempre foi assim”, “aqui a gente sempre fez assim”. A quebra dessa cultura influencia no envolvimento de todos da empresa na busca constante e sistemática do aperfeiçoamento dos produtos e processos empresariais. Não é fácil mudar nossos hábitos, sabemos, mas no contexto atual de mercado, com uma economia extremamente comprometida, quem não é eficiente não consegue prosperar. A empresa, hoje, que quiser destacar-se e, principalmente, “sobreviver”, terá que ser receptiva a mudanças.

3 – Redução de Custos

Com a padronização você consegue estruturar e legitimar uma forma operante em cada setor da sua empresa, assim você começa a suprir diversas carências e buracos que poderão aparecer. A Gestão de Processos evidencia os gargalos e pontos de desperdício, influenciando nos gastos dos recursos de maneira estratégica e, acima de tudo, no aumento da produtividade. Isso mesmo: sua empresa produz mais e gasta menos.

A implementação desta metodologia é complexa, mas temos uma dica muito importante para você: ter uma consultoria competente para avaliar as necessidades da organização e propor melhorias que vão ajudar a maximizar a lucratividade do negócio é um dos segredos para minimizar os riscos de falhas nos processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *