Por muito anos, a política do “lucro a qualquer custo” era o que movia o mundo dos negócios. Mas com o tempo, este pensamento começou a não apresentar mais os mesmos resultados e estava longe de ser um fator motivador para as equipes.
Hoje a dinâmica parte de outro princípio: o propósito. O lucro ainda é um fator muito importante nas organizações, mas chega como consequência de um trabalho baseado em fatores como posicionamento de marca, qualidade dos serviços e relacionamento com o cliente.
O escritor americano Seth Godin, autor de vários livros sobre marketing e negócios, defende que “as pessoas não compram bens e serviços. Elas compram relacionamentos, histórias e encanto”. É por isso que, cada vez mais, empresas que apresentam uma razão para existir provam que esse detalhe importantíssimo é o que faz a diferença.
Conhecidas como purpose-driven organizations, as empresas com propósito são aquelas que criam uma conexão com a sociedade que vai muito além de resultados financeiros. Ela envolve crenças, motivações e histórias que explicam o que move toda a equipe. Ser uma empresa com propósito é ter algo que impacte, que permaneça, que gere influência e deixe um legado na vida das pessoas.
Outro fator que define empresas com propósito é a autenticidade. E o que isto significa? Que tudo que as estratégias comerciais e de marketing pregam precisam ir além do discurso, gerando ações reais e contínuas.
Além dessas características, empresas com propósito tendem a seguir alguns princípios que as ajudam a se posicionar no mercado e ainda obter melhores resultados. São eles:
Um propósito não é um objetivo simples de ser alcançado. Sua construção demanda tempo, trabalho contínuo e foco. Por isso, esses fatores criam um norte para estabelecer um pensamento estratégico.
Assim como a Missão, Visão e Valores de uma empresa, o propósito guia as ações e comportamentos em uma organização e, ao criar trajetórias mais consistentes, é possível alcançar melhores resultados.
Além de uma cultura organizacional forte e estruturada, uma empresa com propósito atrai talentos que se identificam com esses fatores e se tornam dispostos a contribuir para a sua construção. Além disso, esta mentalidade ainda ajuda na motivação e no reconhecimento de colaboradores que já fazem parte da equipe.
Um estudo elaborado pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos EUA, comprova que 71% das pessoas ativas, com idades entre 35 a 49 anos, dizem não se sentirem engajadas no local de trabalho. E em contrapartida, segundo a Harvard Business Review, pessoas empregadas em organizações com propósito relatam quase o dobro de satisfação no trabalho e estão três vezes mais propensas a permanecer naquela empresa.
Ações com o intuito de motivar colaboradores são, muitas vezes, momentâneas e específicas. Contudo, podem perdem o efeito motivador com o tempo. No entanto, é comprovado que o business purpose proporciona um equilíbrio para que a motivação possa ser contínua.
Empresas com propósito têm capacidade de engajar colaboradores por saberem que estão investindo seu tempo em algo produtivo e contribuindo para algo maior. Isto, além de gerar autoridade em torno dos objetivos, fortalece a relação das pessoas dentro da organização.
A competitividade do mercado atual tornou a experiência do cliente um fator indispensável para aumentar a receita do seu negócio. Logo, empresas com propósito estão sempre atentas ao sentimento dos clientes e buscam encantá-los, fazendo investimentos eficientes no crescimento da sua empresa.
Isto, além de proporcionar uma maior fidelização, cria um bom relacionamento com o seu consumidor. Tudo isso é construído por meio do posicionamento. A forma como essa empresa se posiciona mostra como ela transmite seus valores por meio de ações, entregas aos clientes e no seu dia a dia da empresa.
Empresas bem organizadas sabem o que fazem e quais produtos ou serviços oferecem. Algumas, como fazem, possuem processos estruturados, conhecem seus diferenciais e o que eles causam no dia a dia da empresa, e a razão pela qual merecem ter destaque no mercado. Mas poucas empresas sabem o porquê fazem.
É aí que está a grande virada de chave: entender este porquê é exatamente o diferencial das empresas que têm consciência do seu propósito. Ou seja, elas sabem o porquê de desempenharem as ações que são propostas.
Quer um exemplo prático? Pense na Apple, na Microsoft e outras gigantes que podem ser consideradas como purpose-driven organizations. Elas tornaram-se empresas bem-sucedidas porque começam pelo “porquê”.
Aqui no Grupo Larch, a partir do momento que definimos um propósito e fomentamos ele internamente, todas as relações entre colaboradores e equipes se tornaram mais coerentes. Os colaboradores passam a se sentir mais motivados, mais interativos entre si e entre as equipes, o que é fundamental para a construção de autoridade individual e de grupo, para a obtenção de bons resultados.