Dez mil reais. Esse é o preço médio do smartphone mais bem equipado da Apple vendido no Brasil. Sim, você não leu errado. O smartphone custa R$ 10.000. Como esses caras conseguem isso, muita gente se pergunta. A resposta é simples: oferecendo valor. Esse é um pré-requisito para quem deseja estruturar um modelo comercial eficiente em sua empresa.
Não é novidade que os avanços tecnológicos vem commoditizando produtos e serviços em uma escala cada vez mais acelerada. Tudo vai ganhando um mesmo padrão. A diferenciação, então, passa a se dar pelo valor atribuído por cada empresa a seu bem comercializável. Ou melhor, ao valor percebido pelo potencial cliente em cada produto ou serviço.
O nome disso é posicionamento de mercado. E a Apple tem um posicionamento bem claro de ser uma fornecedora de produtos com design moderno, clean e diferenciado, com ótima usabilidade, que com o tempo virou objeto de desejo das pessoas em todo mundo. E que pode ser um smartphone, um tablet, um notebook, tanto faz. É Apple.
Defina com clareza seu posicionamento no mercado
Esse é um passo indispensável na construção de um modelo comercial eficiente. Afinal, o valor que sua empresa transmite vai influenciar diretamente – e decisivamente – o consumidor na hora da decisão de compra.
Beleza. Mas como eu faço meu potencial cliente perceber valor na minha empresa?
Você precisa convencê-lo disso. E isso passa por um cuidado especial em todos os pontos de contato que esse potencial cliente pode ter com sua empresa. Site, sede, perfil nas redes sociais, linguagem e comportamento do seu time e dos seus executivos, etc.
Esse processo deve ser iniciado ainda no primeiro contato do funil de vendas. E é sobre ele que vamos falar adiante.
Você precisa entender o funil de vendas da sua empresa
Aliás, você conhece o conceito do funil de vendas?
De acordo com o Pipedrive, uma das principais ferramentas de gestão de vendas, o funil é um “processo que ajuda vendedores a transformarem clientes potenciais em leads é o funil de vendas. Na verdade, aumentar a eficiência do funil de vendas está entre as principais prioridades nas vendas. Faz sentido: um bom funil de vendas pode proporcionar aos vendedores informações sobre o processo de pensamento, desafios e decisões de clientes potenciais”.
Um funil de vendas é uma representação visual da jornada desde o primeiro contato com o seu cliente potencial até o relacionamento com o, agora cliente, no pós-venda e na revenda.
Apresentações feitas, o funil de vendas dá suporte ao modelo de vendas e envolve, normalmente, uma divisão dos potenciais clientes entre visitantes, leads, oportunidades e clientes. Ele acompanha esse potencial cliente na sua jornada com a empresa, desde o primeiro contato, passando pela efetivação da venda até o relacionamento no pós-venda.
Desta forma, você consegue identificar, apontar e corrigir em qual etapa do funil está o gargalo no seu modelo comercial. O marketing não está gerando leads suficientes? Ou leads desqualificados? Minha equipe de vendas não está conseguindo transmitir para esses leads o valor da minha empresa?
O funil de vendas bem estruturado ajuda você a responder essas e muitas outras perguntas que envolvem seu processo comercial. Conhecendo a jornada de compra do seu cliente, fica mais fácil prever e planejar estratégias para aumentar suas vendas.
Em tempo: quase 68% das empresas não identificaram ou não tentaram avaliar um funil de vendas. A mesma pesquisa mostrou que 79% dos leads de marketing nunca são convertidos a clientes pagantes.
Tá cheio de oportunidade por aí 😉
Automatize, otimize seu tempo e do seu time de vendas
Entender como se dará o contato com seus potenciais clientes. Quais os canais de comunicação em que eles podem ser encontrados. Relacionar-se com eles e atraí-los para suas páginas de conversão. Acompanhar as etapas deste potencial cliente no funil de vendas e, depois, analisar tudo isso.
Haja tempo e paciência para analisar relatórios complexos e que não conversam entre si.
As empresas que hoje conquistam os melhores resultados em vendas possuem técnicas e ferramentas que otimizam o tempo e o trabalho do time de vendas. Elas atuam de forma integrada e geram relatórios que ajudam a entender melhor o comportamento do seu consumidor.
O tempo que sobra pode ser investido em melhorias no atendimento ao cliente, um requisito também essencial para que uma boa venda se concretize.
Se você chegou até aqui, parabéns. E muito obrigado por compartilhar seu tempo com a gente. Espero que essas dicas possam ajudar você a estruturar um modelo comercial mais eficiente na sua empresa.
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Teremos o maior prazer em conversar mais sobre o assunto!