Aprenda a gestão na prática: conheça o Larch 360!
20 de julho de 2018
Gestão de Processos: o segredo da produtividade e lucratividade na crise econômica
2 de agosto de 2018
Exibir tudo

Desafios da gestão familiar

Quando trabalho e família entrelaçam-se, alguns desafios instauram-se. Isso acontece porque a empresa familiar tem a peculiaridade de misturar emoção com profissionalismo. Atuar na gestão familiar é quebrar esses paradigmas, que são culturais. E esta mudança gera uma transformação que é necessária para qualquer empresa. Destacamos os principais dilemas de empresas familiares. Vamos lá?

1- Sucessão: tradição x inovação

O momento de transição é complexo e, muitas vezes, torna-se um conflito familiar. Quando chegamos neste momento de sucessão nas empresas familiares há o confronto entre a tradição – que trouxe onde a empresa está – e a inovação, que geralmente a nova geração quer implantar. Estes conflitos entre as gerações estão presentes também na delegação de tarefas, na preparação dos sucessores, na negociação e aprovação de processos e nas políticas que devem ser seguidas por todos. Saber harmonizá-las respeitando a essência e, ao mesmo tempo, buscando uma metodologia mais adequada para o contexto empresarial atual é um grande desafio e, também, o segredo para o sucesso. Para isso, uma comunicação e um fluxo de trabalho estruturados são cruciais para o êxito numa sucessão familiar.

2 – Cultura empresarial

As pessoas tendem a olhar para este tipo de empresa como um negócio que não precisa de controle, porque é familiar. E o planejamento não é dispensado nos casos de empresas familiares. Muito pelo contrário. É essencial quebrar esse paradigma e fazer com que cada vez mais essas empresas se tornem eficientes. E o grande diferencial está no comportamento do dono, o dono que pensa grande, que quer prosperar, é a pessoa que reconhece que precisa de ajuda para gerir. E, assim, escolhe e prepara com sabedoria a sua equipe de trabalho por meio de criação de estruturação de captação de talentos. A profissionalização da gestão influencia no enfrentamento dos desafios corporativos e do mercado. 

3 – Adaptação ao novo

Uma gestão familiar não tem uma visão orientada às estratégias de mercado, e isso acaba resultando em um desempenho muito aquém das empresas profissionalizadas. Um erro comum está na adequação dos processos comerciais, por exemplo, quanto à precificação. Este deslize é provocado pela cultura do “aqui sempre foi assim e deu certo, será que é preciso mudar?”. Em um mercado competitivo como o atual, é necessário sair do “eu acho” e começar a ter embasamento, por meio de estudos e números. Em uma empresa, seja ela familiar ou não, são essenciais ferramentas de estratégias de gestão. Esse investimento em novas tecnologias é capaz de trazer inovação e maior produtividade aos processos existentes. A gestão de empresas familiares não pode ser menos estruturada e moderna por ser familiar. Não se esqueça disso!

Dilemas difíceis de solucionar, né? Calma… são difíceis, mas não impossíveis de resolver. O processo é complexo e pode ser facilitado por sistemas de controles de gestão. Para contornar conflitos e mesmo ajudar na sucessão, uma consultoria empresarial é recomendada, já que neutraliza e minimiza os confrontos entre as gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *