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Clínicas Médicas: Do Consultório a Empresas Independentes

Young handsome physician in a medical robe with stethoscope

Durante muito tempo, a imagem de uma clínica médica estava associada a um espaço modesto onde um único médico atendia seus pacientes, com o apoio de uma secretária que cuidava de tudo, desde a organização do consultório até o gerenciamento de questões pessoais do profissional, agendamentos e controles financeiros. No entanto, o mercado  passou por uma transformação significativa e hoje, clínicas médicas estão cada vez mais profissionais e estruturadas como empresas independentes, adotando modelos de gestão profissionais e ampliando a equipe para acompanhar as tendências e crescimento do setor. Essa evolução não apenas aprimora a organização interna da clínica, mas também contribui para um melhor atendimento e relacionamento com os pacientes, garantindo qualidade e continuidade no cuidado.

De Profissional médico a Empreendedor 

Se antes a prática médica era vista como um ofício individual, hoje muitos profissionais optam pelo caminho do empreendedorismo. O modelo tradicional de consultório único vem sendo substituído por clínicas com múltiplos especialistas, sistemas tecnológicos de gestão e estratégias bem definidas para atração e retenção de pacientes.

O que tem feito com que profissionais médicos estejam cada vez mais presentes em mentorias, consultorias e treinamentos de gestão. Fator que ilustra bem a necessidade desse profissional desenvolver habilidades para além da prática clínica é a crescente necessidade de que estes expandam sua autoridade para além do consultório, principalmente por meio das redes sociais, consolidando sua reputação tanto individualmente quanto para sua empresa, algo que exige responsabilidade e conformidade com as diretrizes estabelecidas por órgãos reguladores; mas a habilidade de interagir digitalmente tornou-se uma ferramenta poderosa não só para atrair pacientes e fortalecer a marca da clínica, mas também para disseminar informações importantes sobre saúde à população.

Com tudo isso, podemos observar como é essencial para esse profissional contar com uma empresa bem estruturada e uma equipe robusta, permitindo que ele concilie seu tempo entre a busca constante por conhecimento, a gestão do negócio e o atendimento aos pacientes

A Nova Estrutura das Clínicas Médicas

Com o crescimento das clínicas médicas como negócios independentes, surge a necessidade de profissionais especializados em diferentes áreas para garantir o bom funcionamento e autonomia do negócio. Hoje observamos a tendência das clínicas terem uma estruturação mais segmentada, com funções melhor definidas, reflexo da busca por uma melhor performance. O que antes era responsabilidade de um único profissional, muitas vezes acumulando diversas tarefas, agora é distribuído entre diferentes especialistas, permitindo um atendimento mais eficiente e organizado. Essa evolução cria novas oportunidades de trabalho em áreas especializadas dentro das clínicas como:

  • Comercial: Com SDRs e closers acompanhando o paciente desde o reconhecimento dos interesses e necessidades até o acompanhamento das indicações de tratamento.
  • Marketing: Seja com uma equipe terceirizada ou interna, os profissionais especialistas em tráfego, designers, editores de vídeos, social media e outros são cada vez mais procurados.
  • Jornada do Paciente: Com Customer Experience (Experiência do cliente/paciente) e Customer Success (Sucesso do cliente/paciente) que atuam criando estratégias e processos que visem garantir os resultados esperados pelo paciente, sua satisfação com o serviço prestado e a superação de suas expectativas.
  • Relacionamento com o Paciente: Além dos profissionais da jornada do paciente, aqui temos os profissionais que realizam o atendimento direto ao paciente no dia a dia, assistentes de relacionamento, concierges, recepcionistas e – cada vez menos com essa nomenclatura de cargo –  as secretárias.
  • Assistencial: Enfermeiras, fisioterapeutas e acompanhantes são alguns exemplos de profissionais cada vez mais presentes em clínicas médicas, complementando todo o atendimento médico realizado.
  • Equipe de Suporte Operacional: Copeiras, garçons, profissionais de manutenção, limpeza, motoristas e outros, a depender do porte, posicionamento e especialidade da clínica.
  • Backoffice: Aqui vou resumir alguns dos profissionais que podem compor o time  “por trás das cortinas”, assistentes e analistas financeiros, contadores, técnicos de TI, entre outros.

A presença desses profissionais demonstra como a estrutura de uma clínica tem deixado de ser algo simples e se tornado um organismo complexo e multifuncional.

Tecnologias e Dados

A transformação nas clínicas médicas também está intimamente ligada ao avanço da tecnologia. O uso de ferramentas digitais têm impactado diretamente a experiência do paciente, otimizando funções, apoiando na gestão e permitindo que as clínicas cresçam de forma escalável e organizada.

Se antes a interação com o paciente se limitava a ligações telefônicas e anotações em agendas físicas, hoje a tecnologia oferece soluções que vão muito além do agendamento de consultas. Sistemas de atendimento multicanal permitem que o paciente escolha a forma de interação com a clínica, seja por telefone, WhatsApp, chatbots ou aplicativos próprios, colaborando não apenas com a experiência do paciente, que tem mais autonomia e praticidade, mas também facilitando o atendimento nesses canais.

A personalização da jornada do paciente é um diferencial cada vez mais exigido e é aí que surgem os sistemas de CRMs (sigla para o gerenciamento do relacionamento com o cliente em inglês) voltados para a área da saúde possibilitam o registro e gerenciamento de todas as interações com o paciente, desde o primeiro contato até o pós-consulta. Com essas ferramentas, a clínica cadencia lembretes de contato com aquele paciente, seja para o seguimento ou orientação do plano de tratamento indicado ou para lembrar de uma data especial, dessa forma incentivando a fidelização, baseando-se em um relacionamento estruturado e contínuo. Esse tipo de ferramenta também é muito importante para um melhor acompanhamento de informações comerciais e de marketing, como taxas de conversão e volume de leads.

Outro ponto crucial no uso da tecnologia é a gestão de dados e informações. Clínicas que utilizam sistemas que vão além de um prontuário e agenda eletrônica, adotando plataformas completas de gestão, conseguem acompanhar indicadores estratégicos como ocupação de agendas, giro de estoque, ponto de equilíbrio financeiro, entre outros. Informações e dados que permitem decisões mais assertivas, baseadas em dados concretos, garantindo não apenas a sustentabilidade do negócio, mas também uma melhor organização para oferecer um serviço de qualidade ao paciente

Conclusão

A evolução das clínicas médicas reflete uma tendência de profissionalização e inovação no setor da saúde. O modelo tradicional de consultório está ficando para trás, dando lugar a negócios estruturados, independentes e competitivos fazendo com que os pacientes também saiam ganhando com consultórios cada vez mais organizados, eficientes e profissionais cada vez mais qualificados a prestar um excelente atendimento.

Para os médicos que desejam empreender, torna-se essencial desenvolver conhecimentos que vão além da prática clínica, incluindo gestão e empreendedorismo. Hoje, temos visto mais clínicas se tornando franquias, expandindo suas unidades pelo país e consolidando-se como grandes empresas reconhecidas nacionalmente no setor da saúde.

E um dos primeiros passos para essa transformação é a construção de uma equipe capacitada, com papéis bem definidos e o uso das tecnologias certas. Dessa forma, os médicos podem atuar de forma estratégica na gestão da empresa e seguir no exercício de sua profissão com a tranquilidade de estar oferecendo o melhor aos seus pacientes.

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