Sem dúvidas, uma das datas mais importantes e desafiadoras para o comércio é a Black Friday. Por isso, um questionamento que surge é: como devo preparar a minha empresa?
O grande diferencial é saber se posicionar no mercado, para não ser somente mais uma marca com uma variedade de promoções. Mas, sim, uma marca notada pelas boas ofertas e vantagens de compra.
Deu para entender essa diferença?
Pode parecer difícil, mas irei te explicar melhor ao longo deste artigo. O fato é que, muitas vezes, o empresário pensa com a mentalidade do consumidor. Ou seja, foca no consumo em si, enquanto deveria antecipar suas ações para a data.
Neste ano, em que as tendências apontam crescimento das vendas pelas redes sociais, a Black Friday exige um planejamento minucioso das ações para ter as melhores ofertas. Isso é válido tanto para e-commerces – devido à grande concorrência – quanto para lojas físicas – para se manterem no mercado.
Confira algumas dicas para estar preparado e colocar isso em prática no dia 26 de novembro, data da Black Friday 2021.
Essa parte é a mais importante. Existem várias formas de oferecer vantagens nas compras para o seu cliente. Pense, elabore metas e vantagens para o consumidor se sentir atraído. Lembre-se que ele precisa enxergar benefícios na compra.
Confira se há possibilidades de oferecer facilidade no pagamento por boleto bancário ou frete grátis nas compras acima de um determinado valor.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) orienta que as ações de planejamento devem envolver desde a divulgação da sua marca, passando pela gestão do estoque e até parcerias.
Para se obter sucesso nas vendas, é preciso ter um processo bem estruturado. Não basta somente pegar produtos encalhados e diminuir preços. Estude o seu público-alvo, os seus produtos e o mercado como um todo.
Não tente “ludibriar” o seu cliente ou possíveis clientes. Evite oferecer descontos altos em pouca quantidade de produtos. E descontos baixos em uma grande variedade e quantidade de itens. O consumidor pode se sentir lesado.
Evite deixar que o consumidor fique com alguma dúvida em relação à vantagem oferecida na promoção. Durante a Black Friday, o consumidor vai pesquisar em diferentes lugares, sites e marcas.
E não se esqueça: faça promoções verdadeiras. Você jamais deve aumentar o preço de seu produto para criar um desconto fictício.
Primeiramente, vale lembrar que toda empresa no setor de comércio precisa de um sistema de ERP online – Enterprise Resource Planning (Planeamento de Recursos Empresariais). Ele é uma ferramenta utilizada para gerenciar as atividades e automatizar os processos.
O ERP serve como uma ferramenta importante para cadastro e controle dos produtos que já estão no estoque. Dessa forma, é possível conectar os múltiplos canais de venda ao estoque, o que garante uma melhor gestão dos produtos disponíveis.
Em seguida, planeje a quantidade de peças que você precisa ter em seu estoque para a data. Não ofereça itens que você tem pouca quantidade só para “desovar” o produto. Isso pode ser um tiro no pé. A procura pode ser alta e você pode acabar de mãos atadas por não ter mais itens para oferecer ao cliente.
Embora a Black Friday já esteja bem perto, é extremamente necessário fazer compras para sua loja ou e-commerce com antecedência.
Para se ter uma ideia, na edição de 2019, o faturamento do varejo virtual chegou aos R$3,2 bilhões nas vendas para a Black Friday. E no ano passado, mesmo com o isolamento social, os dois dias de Black Friday fecharam com vendas totais de R$ 5,01 bilhões no e-commerce.
Se você tiver uma abertura maior com o seu fornecedor, negocie a possibilidade de conseguir descontos devido a alta demanda de produtos. Os fornecedores também precisam vender que nem você.
Isso significa que é possível deixar o preço mais atrativo. E o cliente ver que é vantajoso comprar na sua loja ou e-commerce.
Veja se eles podem oferecer cupons de descontos para sortear com seus seguidores nas redes sociais, por exemplo.
Acredite, invista e aposte, porque, dessa forma, você e seus fornecedores vão sair ganhando!
As ofertas da Black Friday no Brasil são bastante esperadas pelos consumidores. Aproveite o momento para fidelizar seus clientes e fortalecer sua marca no mercado.
Divulgue que a sua marca vai oferecer descontos e vantagens durante a data, comunique em diferentes canais, redes sociais, site, mensagens via Whatsapp e SMS, por exemplo.
Destaque seus diferenciais e as suas melhores ofertas tanto para os clientes que vão comprar pela internet, quanto em sua loja física. Invista em um layout criativo e que seja atrativo para o consumidor que estiver passando em frente à sua loja.
Para as vendas online, não deixe de expor a sua política de privacidade no site para que todo o processo de venda seja transparente.
O consumidor vai ficar de olho nas oportunidades de compra. Seja você o primeiro a oferecer algo que o encante logo de cara!