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9 passos para realizar uma Pesquisa Organizacional de forma assertiva

Está buscando tomar decisões de forma concreta na sua organização? A Pesquisa Organizacional poderá te ajudar a ter clareza sobre dados e informações úteis para uma tomada de decisão assertiva, descubra o passo a passo para a realização d

Quando tomamos algum tipo de decisão dentro de qualquer empresa é importante termos em mente que essa decisão precisa ser embasada em análises prévias e em informações reais sobre a empresa, para que a tomada de decisão não deixe de atingir o seu objetivo.

Mas, como seria possível tomar decisões de forma assertiva se baseando em informações concretas? Existem várias maneiras de conseguir essas informações e uma das maneiras mais conhecidas é através de uma Pesquisa Organizacional

O que é uma Pesquisa Organizacional?

Podemos definir o conceito de Pesquisa Organizacional como a realização de um estudo, interno ou externo a empresa, com um objetivo claro e uma metodologia replicável! Um exemplo claro seria a famosa Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) que tem o objetivo de coletar de forma quantitativa e qualitativa os pontos fortes e fracos de uma empresa no cenário interno atual, através de alguma metodologia, como a metodologia GPTW (Great Place To Work), por exemplo.

9 passos para aplicar uma Pesquisa Organizacional

1 – Defina o objetivo

O passo mais importante é o primeiro: tenha clareza do objetivo da pesquisa e qual(is) resultado(s) são esperados dela. Se esse primeiro passo não for claro, a pesquisa perde o propósito e todos os outros passos não terão significado. O objetivo de pesquisa, inclusive, deve ser escrito e enunciado para que não ocorra nenhum ruído na comunicação durante a aplicação da pesquisa. “Identificar os principais fatores que fazem os funcionários permanecerem na nossa empresa” é um bom exemplo de objetivo de pesquisa para o combate ao alto índice de turn-over de uma empresa.

2 – Escolha a metodologia mais adequada para a coleta de dados

A metodologia é o conjunto de métodos, ferramentas, base acadêmicas e referências que irão fazer com que o objetivo da pesquisa possa ser atingido. Na prática, é fundamental definir como a pesquisa deve ser respondida  (de forma online ou presencialmente, por exemplo), se os resultados serão coletados de forma quantitativa, qualitativa ou ambas, que tipo de informação é importante ser coletada (setor do colaborador, tempo de casa, etc), se a pesquisa será preenchida apenas no dia da aplicação ou se ela poderá ser respondida em alguns dias, qual canal de comunicação a pesquisa irá ser divulgada e como será divulgada, entre outros aspectos importantes.

O principal ponto em destaque é: não existe “formula de bolo” quando o assunto é metodologia de pesquisa! Ela será definida de acordo com o objetivo. Por exemplo, se para identificarmos os principais fatores que fazem as pessoas permanecerem em determinada empresa, seguindo mesmo exemplo do item anterior, talvez seja importante elaborar uma pesquisa qualitativa, apenas com perguntas abertas, para não tendenciarmos as respostas dos colaboradores com opções fechadas. Não seria possível tomar essa decisão sem termos o objetivo de pesquisa bem definido.

Já existem vários tipos de pesquisa que já apresentam uma metodologia pronta e validada, como é o caso exemplificado da Pesquisa de Clima Organizacional aplicada segundo a metodologia GPTW, portanto, nessa etapa, é importante a realização de uma pesquisa breve sobre metodologias já existentes no mercado, para uma possível facilidade na tomada de decisão em relação a metodologia que será aplicada na pesquisa.

3- Defina o Espaço Amostral

Com o objetivo e a metodologia definidos, podemos seguir para a próxima etapa: definir a amostra que irá responder a pesquisa. Dependendo da pesquisa que será aplicada, apenas uma amostra de uma população da empresa já pode gerar um resultado relevante e satisfatório. Portanto é importante definir se o tipo de pesquisa precisa ser aplicado em toda a empresa ou se apenas uma amostra já é relevante. Por exemplo, se o objetivo de pesquisa está relacionado apenas com um setor organizacional, não existe a necessidade da aplicação em todos os funcionários.

4- Preparação para a aplicação

Já estamos entrando na etapa de preparação para a aplicação da pesquisa. Nessa etapa, é necessário a construção do formulário que será aplicado nos funcionários da empresa e também de uma apresentação para a realização da sensibilização da pesquisa. É uma etapa operacional, onde tudo o que for necessário para as próximas etapas será elaborado com antecedência.

5- Sensibilização e Aplicação

Essa é a etapa que muitos gestores que vão aplicar uma Pesquisa Organizacional deixam de fazer e assim erram. A sensibilização é a etapa onde os envolvidos com a aplicação da pesquisa mostram para os que irão responder o objetivo e a importância daquele momento, de forma transparente e direta. Essa é uma forma de garantir que todos que vão responder a pesquisa possam responder entendendo o “porquê” da pesquisa e isso facilita a adesão do momento da aplicação.

Uma alternativa interessante para esse momento de sensibilização seria montar uma apresentação visual e intuitiva deixando claro os principais pontos de destaque, como o objetivo daquele momento, a importância dele, a metodologia que foi utilizada, a forma como os resultados serão expostos posteriormente, etc. Isso facilita a absorção daqueles que irão responder a pesquisa.

      

Em relação ao momento de aplicação da pesquisa, é fundamental que, previamente, os responsáveis pela aplicação da pesquisa organizem questões de logística de aplicação (separação por turmas, por exemplo), organizem o local da aplicação, verifiquem questões de conexão com a internet (se for necessário), questões relacionadas a apresentação de slides, etc. Além disso, se existir um prazo limite para a resposta da pesquisa, ele deve ser passado de forma clara e enfática, para evitar a perda de respondentes.

6- Tabulação

Essa é uma das etapas mais importantes de todo o processo. É nela que os dados irão ser transformados em resultados. Após a aplicação da pesquisa, os dados precisam ser externalizados e interpretados, essa é a fase conhecida como tabulação.

A metodologia usada na tabulação dos resultados depende da forma como os resultados irão ser expostos. Por exemplo, se a análise da pesquisa será quantitativa, a tabulação irá precisar transcrever os dados obtidos nas respostas para um formato onde seja possível observar a quantidade, em porcentagem ou absoluta, de determinada resposta na pesquisa.

 Voltando no exemplo da pesquisa cujo o objetivo seja coletar os aspectos que fazem as pessoas permanecerem na empresa, poderíamos apresentar os resultados de forma quantitativa por porcentagem de menções de cada aspecto, por exemplo: “85% das pessoas citaram o salário e os benefícios”; “77% citaram os valores da empresa”; etc. O cálculo dessa porcentagem seria feito durante a etapa de tabulação.

De forma prática, ferramentas como Excel e o Power BI são excelentes para a realização da tabulação de qualquer tipo de Pesquisa Operacional.

7- Análise de resultados

                Com a etapa de tabulação finalizada é fundamental que os principais tomadores de decisão da empresa consigam analisar os resultados de forma cautelosa e com base em vivências da própria rotina de trabalho da empresa. É nessa etapa que vamos conseguir identificar se o objetivo de pesquisa foi atingido ou não.

                O intuito dessa etapa é conectar cada um dos resultados da tabulação com conclusões que, futuramente, possam se transformar em planos de ação concretos. Essa análise deve ser apresentada para as pessoas que estiveram envolvidas com a resposta da pesquisa, para elas entenderem que de fato elas contribuíram para o atingimento do objetivo da pesquisa.

8- Defina planos de ação

            Essa é a etapa onde iremos transformar os pontos de construção abordados na pesquisa em planos de ação concretos com prazo, responsável, objetivo e ações definidas. A Pesquisa Organizacional, após a sua conclusão, irá entregar uma série de informações úteis sobre aspectos relacionados ao objetivo de pesquisa definido, portanto os gestores precisam usar essas informações da forma mais assertiva possível, tendo em vista que a Pesquisa Organizacional é um resultado que representa um “recorte” da empresa naquele momento, fazendo com os planos de ação precisem ser implementados de maneira ágil, para que ainda façam sentido no contexto de uma empresa que muda rapidamente.

9- Registre todos os processos da pesquisa realizada em algum lugar seguro

            Essa é uma etapa fundamental, que muitas empresas negligenciam. É fundamental que todo o processo feito na realização da pesquisa e todo material usado seja armazenado em alguma pasta segura e reservada, para que as informações sejam mantidas com a empresa da forma correta. Em um futuro próximo, quando a mesma empresa buscar aplicar alguma pesquisa semelhante, os responsáveis pela aplicação já irão ter um caminho claro e validado da execução da pesquisa, evitando falta de processo e padrão na empresa. Também é fundamental que os erros que foram observados durante a execução da pesquisa possam ser registrados de alguma forma também, tendo em vista que possíveis soluções para eles possam ser traçadas em uma futura aplicação da mesma pesquisa.

                Em nota, podemos destacar que toda decisão organizacional deve ser tomada com base em informações concretas e com base na realidade da empresa e uma forma muito segura e validade de conseguir essas informações é através de uma Pesquisa Organizacional bem executada.

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