Você investe em capital humano? Se sim, esse artigo pode te ajudar a entender melhor como melhorar a satisfação da sua equipe e influenciar também o sucesso do seu negócio.
Se ainda não, você pode ler aqui a importância de uma gestão de pessoas eficiente.
Uma das principais preocupações de empreendedores e empresas é sobre como avaliar a qualidade de rendimento do seu capital humano.
Vale contratar a pessoa já preparada para os desafios e as funções ou investir em tempo e treinamentos para ter melhores resultados?
A pesquisa Tendências Globais de Capital Humano 2019 revelou quais são os principais caminhos para os negócios focarem no capital humano quando estiverem pensando em ser uma empresa social. O termo, muitas vezes, é associado às ações de responsabilidade social que podem influenciar nos resultados da empresa. Mas não é apenas isso.
A empresa social se preocupa, além dos lucros, da comunidade e do meio em que está inserida, em reconhecer o valor e considerar a satisfação de seus funcionários da mesma forma que a dos seus clientes. Ela deve ser uma empresa cidadã dentro e fora do escritório.
A pesquisa apontou quais são as escolhas que mais de 10 mil líderes ao redor do mundo estão fazendo para garantir que o foco humano esteja combinado às questões econômicas e sociais na hora de elaborar suas estratégias de negócio.
Confira!
Essa tendência fala sobre a importância de dar às organizações e aos funcionários um senso de propósito no trabalho. Pensando além do lucro e focando em fazer ações positivas para garantir a satisfação das pessoas da equipe, dos clientes e da sociedade.
Uma das boas práticas indicadas na pesquisa é o uso de dados, tecnologia e processos de forma ética, justa e confiável. A gestão de processos é importante para elaborar funções e condutas que vão monitorar se as decisões estão sendo tomadas imparcialmente.
Pensar nas funções, tarefas e missões do funcionário dentro da empresa para estabelecer um senso de pertencimento e de crescimento pessoal, ouvindo suas sugestões e permitindo que ele se desenvolva dentro do ambiente de trabalho com treinamentos para novas funções ou com sugestões de solução para um problema. Permitir que a pessoa tenha oportunidade de ser criativa e que traga seu toque pessoal para um projeto pode ser surpreendente.
Apesar de a gente se apoiar muito em ferramentas digitais para otimizar a comunicação interna dentro de uma empresa, a criação de equipes cria conexões humanas no ambiente de trabalho, fortalece o sentimento de pertencimento e propósito e pode melhorar a produtividade desses funcionários.
A sua equipe deve se sentir confortável para compartilhar informações, assim como ter abertura para discutir os desafios e erros. Uma comunicação sincera facilita o desenvolvimento pessoal e profissional do funcionário e contribui para o crescimento da empresa.
Você concorda com essas tendências? Já usa alguma delas?
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