Há alguns pontos muito importantes e desafiadores na gestão comercial para que haja uma mudança de comportamento do empresário, já que em muitas vezes ele a vê apenas como números, como se fosse um processo simples. Ao priorizar o fim do processo, ele acaba não conseguindo gerir a venda, pois o seu termômetro baseia-se na conversão, apenas na meta seca. Um erro comum, porém fatal para o mundo das vendas. Mas por quê? Caro leitor, uma gestão comercial ampla exige conceitos mais complexos, que vão desde a atratividade à fidelização do seu público-alvo. E durante este processo, surgem muitos desafios de conversão até que a venda ocorra de fato. Quer superá-los? Reunimos 3 ótimas dicas para você garantir mais eficiência na gestão comercial:
O conceito envolve etapas e gatilhos que têm como objetivo dar suporte ao processo de venda, e, geralmente envolve uma divisão entre visitantes, leads, oportunidades e clientes. O desejo da maioria das empresas é vender, não é mesmo? Mas muitas não sabem apontar onde está o gargalo do seus processos de venda e como melhorá-lo. O problema está no marketing que não está conseguindo leads suficientes? Ou o time de vendas que não está conseguindo concretizar? É justamente essas respostas que um funil de vendas bem estruturado responde. Por isso é importante tê-lo, pois conhecendo a jornada de compra do seu cliente, você consegue prever e auxiliar suas tomadas de decisões, além de planejar estratégias e otimizar suas vendas.
A análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da sua empresa. Os valores que seu negócio transmite são derradeiros na escolha pelo seu produto, portanto, é importante e eficaz o desenvolvimento de uma proposta adequada, com foco no mercado específico e de forma convincente e vendável ao consumidor potencial. “Mas como eu mensuro minha qualidade para o cliente perceber e pagar o preço por ela?” Essa percepção tem que ser instigada desde o primeiro contato no funil de vendas, como citamos na dica acima. A gestão comercial eficiente é um processo complexo e deve ser construído por meio de plano estratégico.
Sem dúvida alguma, a internet exerce um grande controle da informação e, consequentemente, influencia na escolha do seu cliente. Por isso, é fundamental que você saiba quais são seus canais de comunicação e como se dará o contato com o consumidor. Uma queixa constante é como conciliar este atendimento com os complexos relatórios organizacionais, a resposta é simples: invista em técnicas e ferramentas que otimizem o tempo e o trabalho da sua equipe de vendas. Com esta etapa estruturada, seu profissional fica “livre” para oferecer o melhor atendimento ao cliente e concretizar, finalmente, a venda.
Separamos lições valiosas para você ampliar suas estratégias de gestão comercial: inspire-se!
E aí? Você trabalha com gestão comercial? Compartilhe com a gente nos comentários!
2 Comentários
Olá mais uma vez passando por aqui… resolvi parar para dizer que seu conteudo esta sendo muito aproveitado… tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo só vem a agregar… forte abraço!
Olá, Rodrigo. Que ótimo que nosso conteúdo tem ajudado você e a sua empresa. Agradecemos o feedback.