O nosso papo hoje é sobre porque o CRM, o sistema que adotamos para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é muito mais que um software. E a escolha do CRM mais apropriado para a sua empresa faz toda a diferença nos resultados que você tem e espera do seu time comercial.
Já conversamos por aqui no nosso blog sobre a importância de implementar um sistema que torne a sua gestão comercial mais efetiva através de um CRM e quero te ajudar a entender melhor como isso é essencial para o crescimento do seu negócio.
CRM é uma ferramenta muito importante para todas as empresas, sejam elas pequenos negócios, negócios locais que pensam de forma estratégica, franquias, indústrias, grandes corporações ou multinacionais.
Com a escolha adequada de um sistema de CRM para a sua empresa, você consegue otimizar a rentabilidade, analisar as interações com os clientes e programar os próximos passos, antecipar crises e planejar a captação de novas oportunidades de negócio.
Entre alguns benefícios que o CRM pode trazer para a sua empresa, listamos alguns que são notáveis no dia a dia da gestão empresarial.
Manter seus clientes, leads classificados como oportunidades, parceiros, fornecedores… Muitas vezes podemos pensar que uma planilha ou qualquer controle manual daria conta do recado. Dependendo do volume de vendas ou de interações com o cliente, pode até ser que dê certo, mas com a utilização de um CRM, o próprio sistema mantém um registro de todas as interações feitas com cada contato e te auxilia no relacionamento contínuo com ele. Pra quê isso? Para que cada oportunidade de negócio seja tratada como única.
Com a utilização de um sistema de CRM é possível qualificar quais clientes atendem melhor as características estrategicamente determinadas por você e pelo seu time de vendas (e de marketing) anteriormente. Ele integra todos os dados desse cliente e, então, otimiza qual deles é interessante para o seu negócio e te ajudar a identificar melhor qual solução oferecida pela sua empresa é mais interessante para cada um desses prospects.
Com um sistema bem implementado, você consegue delegar tarefas a diferentes colaboradores e saber o progresso de cada uma dessas atividades dentro da empresa. Além disso, também é possível acompanhar as ações realizadas e o avanço de um determinado lead enquanto ele está em sua jornada de compra, por exemplo.
Entre as muitas vantagens de se obter um CRM para a sua empresa, não podemos deixar de destacar a centralização de informações de todos os contatos e pessoas que já tiveram contato com a sua empresa. Além de ter um custo financeiro menor do que conquistar novos clientes, você também economiza bastante tempo automatizando tarefas que influenciam na fidelização do seu cliente.
Isso não necessariamente significa que você deve fazer um investimento cego em uma ferramenta sem nem ao menos entendê-la. Bons gestores entendem suas necessidades, mas também devem prezar para que a implantação e utilização caminhem próximo de suas possibilidades, certo?
Como temos algumas opções no mercado de CRM, nacionais e internacionais, uma pesquisa rápida na internet já nos oferece um leque extenso de possibilidades para contratar. E algumas dessas, até gratuitas.
No entanto, como escolher a que melhor atende a sua necessidade?
Antes de decidir, observe seus números atuais e pense quais são as suas reais demandas. Depois, alinhe as suas expectativas à qual plataforma você está pensando em contratar para confirmar a compatibilidade. Ela vai realmente atender às suas necessidades?
Nesse tópico, é preciso considerar a acessibilidade do software, a integração com ferramentas de marketing, o armazenamento de dados e a análise do processo comercial, por exemplo. Também é de extrema importância que você leve em consideração a personalização da plataforma e se ela permite que você tenha acesso a relatórios na frequência desejada. Quais são os dados que você pode precisar para analisar seus resultados de maneira estratégica?
A grande maioria dos softwares mais confiáveis no mercado oferecem versões de teste. Eles entendem que a responsabilidade de gerenciar o seu negócio é muito significativa para ser feita sem ter a experiência com o produto, então, aproveite a oportunidade para fazer quantos testes de quantas plataformas julgar necessário. Você também pode contratar o serviço por alguns dias antes de tomar uma decisão definitiva.
É notável que a utilização de plataformas de CRM em empresas é um divisor de águas. Muitas vezes, quando temos um controle manual ou simples demais, algumas ações com clientes potenciais podem ser esquecidas, e é justamente nesse sentido que o sistema se torna fundamental.
Espero que essas dicas sejam valiosas para a sua gestão comercial!