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Accountability aplicada à gestão e à cultura das empresas

Accountability e gestão

Accountability aumenta a confiança entre a equipe, não apenas uns nos outros, mas no trabalho sendo feito e no seu propósito. Com isso, o engajamento e a retenção de funcionários também é otimizada. Que gestor não quer garantir um ambiente mais produtivo mas, ao mesmo tempo, menos oneroso em relação a tempo e dinheiro, diminuindo custo com processo seletivo e treinamento?

A alta rotatividade de funcionários em uma empresa, que também pode ser conhecida como turnover, pode sinalizar problemas de incompatibilidade entre profissionais e empresas como remuneração e benefícios abaixo da expectativa do colaborador, ambiente hostil, liderança ruim, ausência de plano de carreira. Mas, na maior parte dos casos, a falta de Accountability pode ser determinante  para o fim de uma relação profissional que tinha tudo para ser bem sucedida.

Vamos a um exemplo:

Se as pessoas envolvidas no mesmo projeto, tenham elas os cargos de chefia ou não, não se responsabilizarem por suas tarefas e as possíveis consequências dessas tarefas, ninguém chega a lugar nenhum.

Como já expliquei aqui no blog, as empresas já começaram a buscar profissionais que tragam a cultura de Accountability com eles.

Sim, isso mesmo. Cultura.

De acordo com Greg Bustin, consultor, palestrante e autor do livro Accountability: The Key to Driving a High-Performance Culture, os setes pilares do conceito de Accountability são:

  • Character
  • Unity
  • Leaning
  • Tracking
  • Urgency
  • Reputation
  • Evolution

Traduzindo o acrônimo:

Caráter

O caráter de uma organização é moldado por seus valores, e esse valores são definidos e comunicados de forma clara. O negócio deve fazer o que é o apropriado para seus consumidores, funcionários, fornecedores e investidores, mesmo quando for o caminho mais trabalhoso.

União

Todos os funcionários entendem e apoiam a missão, a visão, os valores e a estratégia da empresa. Além disso, sabem a importância do seu papel e estão dispostos a ajudá-los a alcançá-los.

Aprendizagem

A empresa é comprometida com investimentos e incentivos em treinamentos e desenvolvimento contínuos no aprendizado de seus funcionários e colaboradores.

Rastreamento

A empresa estabelece sistemas confiáveis que façam as medidas das prioridades da equipe.

Senso de urgência

A empresa toma as decisões e age de acordo com o propósito e a missão, priorizando o comprometimento e o imediatismo.

Evolução contínua

A empresa se adapta e muda suas práticas continuamente para manter sua posição competitiva no mercado.

Fonte: Greg Bustin

Segundo ele, essas práticas garantem resultados em qualquer negócio, em qualquer segmento. Ele chegou a esses pontos depois de mais de 3.200  questionários e entrevistas com clientes como McDonalds e Disney. Marcas como essas são baseadas no entendimento do motivo de resultados serem esperados, e não apenas na crença cega nesses resultados.

Há sim uma crença, mas no propósito e na marca, entende? Ela começa com você, como que importa para você, com o que você valoriza e prioriza no trabalho.

Accountability funciona como um sistema de suporte, onde os fornecedores, os colaboradores e até os clientes refletem a empresa que você é.

Como aplicar Accountability ao meu negócio?

Como já pontuamos, Accountability é um conceito cultural. Não é uma técnica a ser aplicada a ser aplicada à gestão. Mas você pode sim mostrar à sua equipe como a participação mais propositiva e baseada em confiança tende a beneficiar todo mundo.

Aqui no Grupo Larch, nossos colaboradores não chegaram treinados, como em todas as empresas. Nós mostramos a eles, através de treinamentos internos e apresentação de ferramentas de CRM, nosso time entendeu o valor de, principalmente, usar a comunicação a favor do nosso trabalho.

Quanto mais informações e esclarecimentos temos, mais confiança vamos ter no que é esperado da gente. Sempre reforçamos com nossos clientes a importância de valorizar as pessoas com quem trabalhamos e a comunicação com elas assim como damos à comunicação com quem vai consumir nossos serviços.

Comunicando com a sua equipe, vai ser possível que você mapeie onde precisa dedicar mais esforços e onde realmente está falhando. Identificar deficiências não serve como punição, mas oferece fortalecimento. Conversas sempre devem começar com perguntas, se você não sabe o que fazer, não vai descobrir com exclamações. Por isso, acho importante liderar com perguntas.

Ouvir os seus faz parte da cultura das empresas que querem crescer não apenas em números, mas crescer em relevância. Accountability traz, além dos benefícios para a sua empresa, uma equipe mais realizada.

Um trabalho baseado em propósito e confiança e, consequentemente, satisfação. Eu tenho muito orgulho de todos do Grupo Larch!

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