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Marketing e Storytelling: Cative o Seu Público

João havia acordado inspirado, arrumou sua cama, caminhou até a cozinha e pegou o café que havia deixado programado na cafeteira. Abriu as janelas, sentou-se à frente de seu computador e, em um ímpeto de inspiração e fome de conhecimento, optou por pesquisar novas formas de se fazer marketing ao invés de comer ovos e torradas a fim de saciar a fome que havia se instaurado, afinal, estava ansioso por novas formas de fazer seu trabalho. Ao fazer uma rápida pesquisa sobre o tema, João caiu em um site que falava sobre marketing de storytelling, foi então que João entrou nesse mesmo endereço que você, leitor, está agora. E aí, entendeu o que é storytelling? Ainda não? Então vamos lá. 


Storytelling, em uma simples definição, é a arte de contar histórias e de criar narrativas. Mas, ao contrário do que possa parecer, diferentemente das histórias criadas para puro entretenimento, o storytelling exige uma técnica pois, além de ter que ser envolvente, precisa possuir elementos específicos, coerência e um objetivo claro a fim de atrair leads. Histórias existem desde os primórdios da humanidade, você mesmo deve se lembrar das que ouvia quando criança, dos filmes da Disney, das histórias em quadrinhos da Mônica ou, quem sabe, dos livros de fábula que lia quando criança? Histórias são, de fato, muito importantes e instigantes para nós seres humanos. 

Histórias nos levam para uma jornada

O Storytelling tem como um de seus objetivos, assim como qualquer história, envolver o leitor em uma jornada para acompanhar o desenrolar de uma trama. É diferente de, simplesmente, transmitir um conteúdo ou uma mensagem de forma mecânica e impessoal, o storytelling busca satisfazer um desejo intrínseco do leitor: ser envolvido em um universo diferente do seu, mesmo que por apenas alguns minutos. 

Gerar identificação 

A opção de transmitir conteúdos e mensagens através do storytelling traz personalidade à marca, concedendo uma diferenciação de grande parte do mercado, gerando identificação ao se aproximar e gerar emoção ao leitor e trazendo maior engajamento ao conteúdo, o que é um grande facilitador na prospecção de clientes. 

Elementos
Um bom storytelling necessita de 4 principais elementos:

  • Personagens: Aqui sempre existirá um personagem principal mas, existe também a possibilidade de existência de um antagonista, que será a representação dos obstáculos e dificuldades que o protagonista enfrenta, este podendo ser humano ou não.
  • Ambiente: A ambientação é de extrema importância para transportar o leitor para dentro da história que está sendo contada. Ajuda com que o receptor do texto possa se situar. O ambiente pode ser fictício, ou não.
  • Conflito: É o que dá corpo para o texto, sem conflito não existe história. O conflito pode ser imposto ao personagem principal pelo antagonista ou pelo ambiente em que ele está inserido. 
  • Mensagem Central: É importante que, ao se escrever uma história, se tenha sempre em mente qual a mensagem a ser passada, o que contar e como contar. 

Na maioria das vezes não percebemos a estrutura de storytelling por trás das campanhas publicitárias que consumimos, mas um exemplo simples de identificar são as propagandas de final de ano de grandes marcas, como Coca-Cola e Boticário. Onde vemos como personagens os atores que são consumidores dessa marca, e elas representam uma trama de amizade e família, e o produto fica em segundo plano, compondo a cena para transmitir aos consumidores que aquele produto é muito mais do que um simples produto, e transmite sentimento e valores.

Como usar o Storytelling no Marketing e Branding da sua empresa? 

Agora que você já entendeu o que é e do que é composto um bom storytelling, que tal entender como ele pode ser utilizado dentro do contexto da sua empresa? Então confere essas dicas:

  • Defina a persona que quer atingir com esse conteúdo;
  • Defina a mensagem que quer passar antes de produzir seu storytelling;
  • Consuma histórias: para produzi-las é necessário, também, consumi-las;
  • Pratique sua criatividade: pense fora da caixa;
  • Crie personagens que representam sua audiência;
  • Use diferentes canais para contar uma história, uma mesma história pode ser contada na íntegra em um ou mais canais ou, então, ter sua linha narrativa dividida para que cada trecho seja contado em um canal diferente, independente da escolha é sempre importante se atentar na adequação da linguagem a ser utilizada para contar a história, adequando-a para cada canal;
  • Conheça várias técnicas e formas de storytelling, como: Jornada do Herói, Plot Twist e Gancho são as principais, mas não se prenda só a elas;
  • Não vá direto ao ponto, mas também não enrole;
  • Avalie o contexto em que sua empresa está.

Agora que você já sabe o que é Storytelling e como ele pode ser utilizado na comunicação da sua empresa; se atentando também às dicas acima, o seu storytelling estará pronto para ganhar seu público e gerar ainda mais leads para o seu negócio.

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