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Com o atual cenário, o desenvolvimento de novos canais de venda se tornou uma necessidade para os empresários. Uma vez que muitos estabelecimentos estavam de portas fechadas, transformar a operação foi uma questão de sobrevivência.

Delivery, e-commerce… Foi um desafio desenvolver novas formas de venda sem prejudicar a experiência do consumidor. E ainda é, considerando que esses canais não deixarão de existir quando tudo se normalizar. Ainda percebemos que diversas empresas encontram dificuldades para estruturar novos canais de venda, e este é um desafio que vamos te ajudar a resolver.

Para começar, é preciso pensar nas suas estratégias de venda: quem é o seu público e quais suas preferências? Quais canais de venda se adaptam melhor ao seu tipo de negócio?

Analisar essas questões é essencial para que você possa estruturar ferramentas integradas e não gerar conflito entre elas.

Delivery

O delivery tem sido a principal forma pela qual as empresas chegam até seus clientes. Mas engana-se quem pensa que é simples implementar esse sistema. Na verdade, desenvolver um método eficiente de entrega e que preserve a experiência do cliente é bastante desafiador.

Sendo assim, é preciso pensar em alguns pontos na hora de estruturar o delivery em seu negócio:

1) Comunicação com os clientes: uma comunicação bem feita elimina qualquer possibilidade de problemas na sua relação com o consumidor. Por isso, é muito importante utilizar ferramentas que permitam manter o diálogo constante com o cliente.

Além disso, também é necessário definir um método de monitoramento da demanda. Afinal, saber a ordem dos pedidos evita problemas em relação ao prazo e tempo de entrega.

2) Operação e logística: esse fator é um grande desafio para negócios que desenvolvem o delivery. Isso porque é necessário analisar diversos cenários e definir os custos que mais se adequam à realidade de cada empresa.

No que diz respeito à estruturação, você precisa definir quantas pessoas são necessárias para a produção e finalização do produto. Também deve escolher a melhor forma de entrega (através de um entregador contratado ou de terceiros). Refletir sobre essas variáveis é muito importante para desenvolver um bom sistema de delivery.

3) Custo de operação: criar uma estrutura de entrega adiciona novos custos à sua operação. Sendo assim, é preciso conhecer bem cada um desses gastos para entender se os valores cabem no seu faturamento. Taxa de entrega, custos específicos de aplicativos… Você consegue incluir esses valores no faturamento sem sofrer perdas?

Talvez essa análise de custo mostre a necessidade de uma alteração no preço de seu produto. Por isso, é muito importante estar sempre atento.

E-commerce

O desenvolvimento do comércio eletrônico é uma outra alternativa de manter seu negócio em evidência e continuar a vender. Um e-commerce pode ser estruturado de diversas formas: através de um site, de marketplaces ou mesmo de plataformas customizáveis de vendas. Assim como no delivery, desenvolver um e-commerce também requer uma importante análise estratégica.

1) Integração com sistemas de controle: é um fator primordial para o bom funcionamento de suas operações. Se a empresa não possui um sistema de integração, provavelmente terá dificuldade no controle e manutenção de seu estoque.

Sendo assim, desenvolver uma forma de unir todas as atividades do negócio (desde o cadastramento de produtos até o envio da mercadoria) é fundamental.

2) Custo e logística: são a base de um bom negócio digital.

Quando se trata de e-commerce, realizar esse planejamento de custos e logística é uma questão muito séria. Possíveis problemas nessas definições podem gerar consequências negativas na relação de sua empresa com os clientes. Por isso, antes de colocar os produtos em uma plataforma online, é preciso fazer um dimensionamento da equipe e analisar todos os custos operacionais.

Também é importante pensar na entrega: é mais rentável ter uma logística própria ou terceirizada? É importante lembrar que existem alguns custos para manter um e-commerce ativo. Por isso, você deve conhecer seus gastos e analisar se o preço que está cobrando é adequado para essa nova plataforma.

Qualidade do produto

Independente do canal de vendas escolhido, a qualidade daquilo que você vende sempre deve ser preservada. Utilizar embalagens atrativas e de qualidade e se preocupar com a apresentação do produto devem ser prioridades. Mesmo que de forma remota, a experiência do cliente deve ser a melhor possível. Afinal, as pessoas não compram apenas um produto, elas também adquirem o serviço que você pode oferecê-la.

Informar às pessoas sobre o avanço das entregas, contar para elas em qual estágio o pedido está e sempre deixá-la ciente de todo o processo de produção e entrega também fazem parte de uma boa experiência.

Lembre-se: clientes satisfeitos são promotores de sua marca e de seus novos canais de venda.

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