Nos dias de hoje, fala-se muito em marca pessoal, mas o que é isso? Este é um tema que vai além do conceito técnico e iremos falar disso por aqui.
É um conceito que vai além de marketing, venda e redes sociais. Tem a ver com indivíduo, personalidade e escolhas. Podemos definir como a materialização da nossa identidade, personalidade, ou seja, o que vem na cabeça do outro quando pensa em você. Marca pessoal é a imagem que uma pessoa projeta de si mesma no mundo profissional e pessoal. É a forma como se posiciona, e a forma como é percebido. As marcas em geral têm suas características e valores, marcas pessoas destacam as características únicas, habilidades, experiências e valores de um indivíduo.
A maior verdade de todas, é que precisamos “nos vender” o tempo todo, seja para conquistar um emprego, estabelecer conexões profissionais ou pessoais, iniciar um relacionamento. A melhor maneira de conquistar a diferença em relação aos demais é através dos detalhes. Estes detalhes, muitas vezes, se expressam através das entrelinhas, ou seja, no modo em que nos vestimos, em como nos posicionamos, em como nos portamos e principalmente, em como nos comunicamos.
É importante entender que a comunicação vai além apenas do que falamos, mas como falamos, o tom de voz usado, a postura, o ambiente e a situação. Saber interpretar todas estas variáveis e se comunicar de maneira adequada, está entre as maiores virtudes do ser humano na atualidade.
Nossa marca pessoal é construída diariamente, não só em ambientes corporativos, mas também em momentos de lazer. Estes momentos recarregam nossas energias e consequentemente nos permitem ser mais produtivos nos demais.
Algumas dicas importantes para construir a sua marca pessoal, com o melhor escopo do mundo: o seu.
Assim os pontos de contato consigo mesmo, são fortalecidos, tornando sua rotina mais gratificante, menos cansativa e penosa. Com hábitos que te deixam diariamente realizado, ter constância se torna ainda mais fácil e evita o escapismo de sofrer durante a semana para viver somente aos fins de semana.
A criação de uma marca pessoal pode ser um grande diferencial, e para isso são necessários alguns fatores, identificar seus valores, paixões, habilidades e pontos fortes. Entender sua personalidade e o que o torna único. Definir sua proposta de valor, determinar o que você tem a oferecer e como isso se diferencia dos outros. Networking estratégico, estabelecer conexões com pessoas influentes e relevantes em sua área de atuação.
Compartilhe suas ideias e conhecimentos, e esteja aberto a aprender.
A construção de uma marca pessoal, exige tempo e esforço contínuo. Usufrua de suas características individuais para obter destaque no meio, e mantenha-se fiel a si mesmo e a sua essência ao longo do processo.
Lembre-se: você é uma pessoa única no mundo e o seu momento é agora!