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Todo empresário sabe que deve ter um olhar atento à sua concorrência,  sempre tem aquele concorrente que incomoda, que parece estar em todos os lugares. É importante olharmos para os concorrentes com calma e atenção, pois sabemos que para a saúde e oxigenação de toda empresa é necessário acompanhar as tendências de mercado, assim como as melhores práticas, para que com um toque de criatividade possa trazer inovações e novas estratégias ao negócio. Analisar a concorrência também pode ajudar a conhecermos mais sobre nossa própria empresa.

Dessa forma, conhecer o mercado e os concorrentes é o ponto de partida para a criação de uma estratégia. Mesmo já tendo experiência de mercado é sempre válido listar aqueles concorrentes com os quais você mais se depara e realizar uma pesquisa com o intuito de identificar os seguintes pontos:  

  • Quais são as estratégias de divulgação que eles utilizam?
  • Quais os canais de comunicação que eles utilizam e como é realizado o atendimento?
  • Quais os diferenciais e vantagens do serviço ou produto que eles oferecem?
  • Como ele reforça sua autoridade?
  • O que os clientes falam sobre ele?
  • Eles são mesmo meus concorrentes? O serviço ou produto ofertado por eles é o mesmo que eu proponho?

O segundo passo é olhar para dentro da sua empresa. Um excelente exercício é realizar uma análise SWOT (levantamento dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).  Leve em consideração na sua análise os seguintes questionamentos:

  • Quais os diferenciais do seu produto ou serviço? O que oferecem que não se encontra com facilidade no mercado? O que fazem de diferente?
  • Quais aspectos da história, produto ou serviço reforçam a autoridade da sua empresa?
  • Como quer se comunicar com o seu cliente ou como seu cliente gosta de ser atendido? 
  • Quais são as suas personas? Do que elas gostam? Onde elas estão? O que agrega valor para elas?
  • Como está seu preço em comparação ao que pode gerar de valor ao seu cliente? 

Com todas as informações dos seus concorrentes em mãos e feita essa reflexão interna, com certeza já terão surgido alguns insights e então é a hora de criar a sua estratégia. Algumas dicas básicas para auxiliar nesse momento são:

1 – Aposte na experiência do seu cliente

O seu diferencial pode estar no como e não no o quê você faz. Entenda quais aspectos do seu serviço são inegociáveis para o seu cliente, esteja o mais próximo possível deles, invista no pós-venda, colha feedbacks, se adapte e fidelize.

2 – Comunique seus diferenciais

Estejam seus diferenciais ligados diretamente ao seu produto, ao seu serviço ou à sua autoridade, comunique-os. Faça questão de ressaltá-los em seu discurso de venda, em suas redes sociais, site … Faça com que eles estejam presentes na sua estratégia.

3 – Conheça seu cliente ideal

Se o seu negócio ainda não tem, faça o exercício de desenhar detalhadamente as personas e caso já tenha, revisite-as. Reflita sobre seus hábitos, o meio em que vivem, as pessoas que convivem, do que elas gostam… Ao montar a estratégia sempre se pergunte como suas personas reagiriam à ela.

4- Se posicione 

Confie no potencial da sua empresa, não dispute preços. Se baseie nos preços praticados no mercado, mas não abra mão da saúde do seu negócio para ter mais clientes. Se preocupe em ter bons clientes, clientes que irão ficar satisfeitos com seu serviço ou produto, que saberão reconhecer o valor do que foi entregue e que se fidelizarão e promoverão sua marca. Sempre venda o valor do seu produto ou serviço e não o preço.

6 – Se mantenha em constante evolução

Se mantenha sempre informado das tendências e boas práticas do mercado, realize estudos de concorrência periódicamente, invista em treinamentos e capacitações. Não há estratégia que não precise ser revisitada, esteja sempre aprimorando, trazendo inovações e recalculando a rota se necessário.

Tenho certeza que reservando um tempo para realizar os exercícios propostos você irá identificar ações simples, fáceis de serem colocadas em prática, mas que já irão ajudar a  dar um passo adiante no posicionamento da sua empresa. 

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