O CRM é um dos assuntos mais discutidos no contexto da gestão dentro do histórico atual.
Gestores estão preocupados e empenhados na busca pela melhor ferramenta, aquela que será a mais efetiva na implementação do CRM na empresa.
Contudo, preciso te dizer que se você entende o CRM única e exclusivamente como uma ferramenta de trabalho, então dificilmente terá êxito na sua estratégia. É preciso que empresas e seus gestores comerciais enxerguem e revejam o entendimento do CRM como uma metodologia.
Em outras palavras, vamos entender como tornar a gestão comercial de um negócio mais eficiente, utilizando o CRM como uma forma de trabalho onde os negócios e o relacionamento com o cliente será controlado e monitorado de maneira estratégica, independente de qual seja o sistema utilizado.
Antes de tudo, é importante que você saiba o que é um CRM e qual a sua importância.
A sigla significa Customer Relationship Management, que em português podemos traduzir para Gestão do Relacionamento do Cliente.
Chegamos então no ponto principal para qualquer empresa que deseje ser bem sucedida, o cliente e o foco em conhecê-lo, entender suas necessidades e desejos, resolver seus problemas e gerar valor através das soluções entregues, sejam elas produtos e/ou serviços.
Durante muito tempo empresas direcionaram esforços e recursos com foco na sua produção e gestão do negócio sem olhar para dores do seus clientes, e a grande virada de chave ao adotar um CRM está justamente em olhar para isso, e a partir de então oferecer as soluções certas.
Sua importância e papel estratégico é tornar a gestão comercial de uma empresa mais eficiente, afinando objetivos de vendas e marketing, tornando os vendedores mais eficientes e produtivos e consequentemente vender mais, por mais vezes e alcançando cada vez mais clientes.
É muito comum que o CRM seja associado apenas à ideia de ferramenta, mas é importante passarmos a compreendê-lo como uma metodologia de trabalho capaz de gerir e controlar aquilo que conhecemos como funil de venda, ou seja, a jornada do consumidor em todas as suas etapas.
Como mencionamos, o CRM é essencial para uma gestão comercial eficiente e estratégica, mas isso só vai acontecer quando a ideia de ferramenta seja ampliada a forma de trabalhar da organização, permeando cada ação, principalmente através da qualidade dos dados.
Quais são os pontos de contato com cliente? Como eles podem ser convertidos em novas oportunidades?
A partir dessa trajetória, desde o primeiro contato ao fechamento de uma venda, e também no pós-venda, a ideia é ser cada vez mais analítico, avaliando interações para definir os próximos passos, antecipar problemas e crises, e identificar novas oportunidades de negócio ao longo do tempo.
Você deve estar se perguntando como isso se aplica na prática, correto?
Um CRM estratégico consiste na construção de uma estratégia eficiente, e funcionalidades táticas que garantam:
Isso significa gerar resultados através da eficiência do processo que permitirá realizar melhores previsões de vendas, mostrando quais são os processos que podem ser melhorados, segmentando e direcionando de maneira assertiva as ações de marketing e iniciativas comerciais.
E então, tudo o que falamos ficou claro para você? O que eu quero te mostrar com tudo isso, é que se você possui um CRM, mas ainda acha que tem em mãos uma simples ferramenta as chances de estar fazendo isso errado ou de não estar aproveitando todo o seu potencial são grandes.
E que se ainda não possui, mas acredita que esse seja o momento de levar essa metodologia para sua empresa é preciso vê-la, de fato, dessa maneira. E entender este como um grande passo para uma gestão comercial eficiente, onde o desafio não é escolher a ferramenta ideal, perfeita e sim fazer ela funcionar, entendendo e otimizando a relação do seu negócio com processo da jornada do consumidor.